Verificação de Alguns Alimentos
Rabino Moshê Vaie
Nos últimos vinte e cinco anos, o Rabino Moshê Vaie desenvolveu pesquisas próprias sobre a contaminação de alimentos por vermes e insetos. Veja algumas recomendações específicas sobre a verificação de alimentos.
Os alimentos influenciam as pessoas espiritualmente e até mesmo fisicamente. Nossos sábios ensinam, baseados em um versículo da Torá, que a comida não casher "metamtêmet" - desnorteia - o coração.

Certa vez perguntaram para um dos maiores sábios da nossa geração, o Rav Shach zt"l, por onde deveria começar uma pessoa que estivesse fazendo teshuvá. Ele logo respondeu que deveria começar pela comida casher, pois somente cuidando-se com a ingestão dos alimentos pode-se ter o coração purificado para receber os conceitos sagrados da Torá.

Nos nossos dias devemos tomar mais cuidados com a cashrut do que antigamente. Antes, as comidas eram feitas em casa. Hoje, com as indústrias e os processos químicos, dezenas de produtos são colocados até mesmo nos alimentos mais simples. O corante artificial vermelho, por exemplo, pode ser feito de sangue, vinho ou até mesmo de insetos. Muitas vezes somos iludidos com lindos nomes de ingredientes que provêm de produtos essencialmente proibidos pela Torá. Entre tantos exemplos, os emulsificantes geralmente são feitos de produtos proibidos.

Todo aquele que realmente se preocupa em cuidar da cashrut recebe uma ajuda dos Céus para protegê-lo. Um dos cuidados básicos de todo lar judaico deve ser a verificação de frutas, verduras e legumes quanto à infestação de insetos e vermes. Veja a seguir o procedimento correto quanto à verificação de alguns alimentos específicos baseado no estudo da lei judaica aliado à pesquisa de infestações:

Arroz: Deve ser peneirado, ainda seco, sobre um utensílio branco. Deve-se procurar minhocas e bichinhos pretos entre os grãos, separando o arroz aos poucos e não em grandes quantidades. Manchas pretas nos grãos, manchas brancas e buracos não o inutilizam ao consumo. Deixar de molho em água com duas ou mais colheres de sal, misturar e retirar os grãos que subirem na água.

Lentilha marrom: Peneirar e verificar os grãos. Deixar de molho em cinco copos de água com um copo de sal. Misturar e retirar os grãos que subirem.

Folhas secas desidratadas (louro, orégano):Espalhar e verificar aos poucos dentro de um utensílio branco.

Alface (folhas verdes grandes): Separar as folhas e deixar de molho em água com detergente. Esfregar com uma bucha e lavar em água corrente. Verificar folha por folha contra a luz.

Acelga japonesa: Separar as folhas e deixar de moho em água com detergente. Não é necessário esfregar com bucha. Deve-se tirar a aresta enrugada e depois verificar contra a luz.

Pepino, abobrinha e vagem: Verificar se há furos.

Berinjela: Cortar o cabo e a coroa que fica grudada na ponta da berinjela com uma parte da berinjela. Depois cortá-la em fatias e verificar se não há bichos.

Frutas cítricas: O problemas das frutas cítricas está nos bichos que podem ser encontrados em cima da casca. Estes bichos têm a aparência de "ponto e vírgula". Se a mancha sair ao ser arranhada é sinal que era um bicho. Lavar a casca com escova ou bucha e detergente. Cuidar ao descascar.

Uvas: Os bichos se encontram normalmente entre as uvas. O pó branco entre as frutas e as manchas na casca não as inutilizam ao consumo. As manchas do lado de dentro da fruta são sinal de que estão bichadas. Deve-se lavar bem as uvas, deixar de molho em água com detergente e verificá-la na hora do consumo.

Alcachofra: É aconselhável comer somente o fundo cozido, sem as folhas. Para comer as folhas, deve-se separar uma a uma, lavar e depois esfregar cada uma delas utilizando uma bucha com detergente. A alcachofra comprada em lata não é limpa.

Batatas: Normalmente não há problemas, mas devem ser verificadas. Os pontinhos pretos podem ser ignorados.

Melancia: Normalmente não apresenta problemas. No caso de manchas, verificar o interior.

Pêra: As manchas pretas não são sinal de bichos.

Amoras: Não devem ser consumidas.

Farinha de trigo e semolina: Devem ser peneiradas em uma peneira especial, muito fina.

Trigo sarraceno (cashe): Deve ser peneirado e verificado. No caso de se encontrar bichos, jogar tudo fora.

Aveia: Em lata não precisa ser verificada. Em saco precisa ser peneirada e verificada. No caso de se encontrar bicho, deve-se desfazer de todo o conteúdo.