Farinhas
Em paises de clima temperado e pouco úmido como, por exemplo, a Inglaterra e os Estados Unidos, e menos freqüente o surgimento de vermes e insetos nas farinhas. Este fato, aliado ao uso efetivo de pesticidas nas culturas dos cereais, torna o peneiramento apenas um chumro (precaução a mais) e não um dever.
Já em paises tropicais como o Brasil, o clima quente e úmido favorece a proliferação de vermes e insetos que, também, não são devidamente combatidos no campo. Como decorrência, e obrigatório peneirar as farinhas antes de sua utilização.
Peneiras Para que se proceda uma peneiração eficaz conforme a halacha, e necessário que a peneira tenha seus furos menores que os vermes e insetos existentes. As peneiras encontradas no mercado de nada servem para este intuito, pois suas malhas são muito abertas, o que deixa passar os vermes em questão.
E importante salientar que a peneira retém apenas os vermes e os insetos, deixando passar os seus ovos
* que, dentro de pouco tempo por incubação, se transformarão em novos vermes. Ate mesmo produtos já assados que contenham farinha, como confeitos, macarrão, bolos e pacificados guardados por tempo prolongado, correm esse risco (principalmente no verão). Por esta razão, a farinha deve ser utilizada imediatamente apos a peneiração.Se for estocada sob refrigeração, ou no freezer, não ha necessidade de peneirá-la novamente.
* Obs.: Os ovos em si, enquanto misturados com farinha não apresentam problema de Kashrus, pois são considerados anulados (batel) já que não e possível percebê-los a olho nu.
Farinha de Centeio, Fubá,Semolina, Farelo e Germe de TrigoSão freqüentemente infestadas com vermes e insetos, não sendo possível peneirá-las devido ao tamanho dos grânulos. Precisam ser examinados minuciosamente, da mesma forma como se examinam grãos, sementes e feijões. E aconselhável manter sob refrigeração para impedir a infestação por vermes.
Farinha de Mandioca, Feculas de Araruta e Batata, Amido de Milho, Polvilhos Azedo e Doce Até hoje não constatamos problemas de vermes e insetos nem qualquer outra restrição referente a Kashrus.
Farinha Chodosh Literalmente chodosh quer dizer novo. A Torah (Vayikra 23:14) nos proíbe de comer os cereais novos e produtos feitos a base deles, enquanto não passar o primeiro dia de Chol Hamoed Pessach (em Eretz Israel, 16 de Nissan e na diáspora 17 de Nissan). Recai sobre as cinco espécies de cereais: trigo, cevada, aveia, centeio, e espelta e seus derivados.
O termo Chodosh "novo" se refere ao cereal novo que enraizou depois do primeiro dia de chol hamoed do Pessach passado. Para enraizar até esta data, é necessário semeá-lo pelo menos 3 (três) dias antes das datas citadas acima. (segundo alguns poskim, 14 (quatorze) dias). Quando semeado depois, só podemos ingeri-lo após o primeiro dia de Chol Hamoed Pessach do ano seguinte. O cereal que enraizou antes dessa data é chamado de Yoshon (antigo) não se aplicando a proibição de chodosh.
Na opinião da maioria dos poskim, está em vigor também em nossos dias (Bizman hazê) e também na diáspora (chuts l´arets). Na opinião minoritária de alguns poskim, chodosh é permitido em países distantes de Eretz Israel. Outra opinião minoritária mantém que proibição de chodosh não se aplica em cereais cultivados em terras de propriedade de não judeus.
Há séculos foi adotada na diáspora uma postura leniente, permitindo o uso indiscriminado dos cereais e seus derivados, baseado nas opiniões dos minoritários dos poskim citados, principalmente devido ao fato de não ser possível, por motivos técnicos, estabelecer o status dos cereais disponíveis aos consumidores, se eles são ou não chodosh e pela falta de disponibilidade de cereais yoshon (shaas hadechak).
Entretanto, na opinião unânime dos últimos poskim, cada judeu yereshomaim (temente a D-us) deve se esforçar a respeitar essa proibição dentro de suas possibilidades.
Há alguns anos disponibilizamos para donas de casa e padarias farinha yoshon sob a supervisão do Rav, para possibilitar a observação desta mitzvá.