Peixes
Rabino Meir Avraham Iliovits Shlita

A Torá nos descreveu as espécies de peixes kesherim, como sendo aquelas que possuem dois simanim (sinais): as nadadeiras e as escamas. O Talmud cita que todos os peixes que apresentam escamas possuem também nadadeiras. Entretanto o contrário não acontece: a presença de nadadeiras não indica que possuem escamas. Logo, os peixes que possuem nadadeiras, mas não possuem escamas são considerados temeim e, portanto, impróprios para o consumo.
Todos os crustáceos, moluscos e frutos do mar como lagostas, camarões, ostras, mariscos, mexilhões, carangueijos, vieiras, lulas, polvos e siris e os mamíferos cetáceos, como golfinhos, botos e baleias são proibidos.

Peixes Kesherim
As escamas não precisam revestir todo o corpo do peixe e podem ser de qualquer tamanho visível. Nem todos os tipos de escamas tornam um peixe casher, por isso, quando as escamas parecerem diferentes das comuns, deve-se consultar um rabino. As escamas só são assim consideradas se puderem ser raspadas com facilidade sem arrancar a pele da carne.

Ao lado, consta uma lista de peixes kesherim disponíveis no mercado.

Não há proibição de se ingerir o sangue dos peixes nem é exigido um abate especial neles. Os peixes são considerados parve (nem de leite nem de carne) podendo ser consumidos durante as refeições de leite ou nas de carne. Entretanto, não devem ser cozidos ou comidos junto com carne.

Peixes Enlatados
Mesmo quando o peixe se encontra com suas escamas, ainda necessita supervisão rabínica por causa dos óleos e outros aditivos frequentemente utilizados. Sobre patês de sardinha ou outros peixes, além de não ser possível reconhecer se são peixes com escamas, podem conter aditivos proibidos, de leite ou carne e, às vezes, ambos.

Peixes Frescos
É necessário ter cautela ao comprar peixes frescos em peixarias porque elas também vendem peixes não casher. Não se dever usar os utensílios das peixarias; cada pessoa deve levar a sua própria tábua e faca. Deve-se permanecer presente na hora da limpeza e do corte do peixe, não bastando deixar os apetrechos na peixaria.

Uma vez que a origem do peixe não pode ser determinada depois que a sua pele foi removida, é necessário que se tenha uma garantia disto. Por este motivo, não se deve comprar qualquer filé de peixe sem um selo de supervisão rabínica.

LISTA DE PEIXES
ÁGUA DOCE
CasherCom Problemas
CARÁMANJUBAPINTADO 
CARPAPIAU  
CORIMBATÁTILÁPIA  
DOURADOTRAÍRA  
ÁGUA SALGADA
CasherCom Problemas
ABROTEAMANDIANJO 
ANCHOVAMANJUBABAGRE 
ARENQUE (hering)MERLUZACAÇÃO 
ATUMMEROCAÇONETE 
BACALHAU fresco ou NAMORADOESPADA 
congelado inteiroOLHETEMORÉIA 
BADEJOPARGOMACHOTE 
BARBADOPORQUINHOPEIXE-PORCO 
BETARAPESCADAPEIXE-SERRA 
BONITOamarela, branca,ARRAIA 
CAMBUCUdo sul, inglesa,VIOLA 
CASTANHAmaria-mole, VÔNGOLE 
CAVALAtortinha   
CAVALINHA ROBALO   
CHERNESALMÃO  
CORVINASALMONETE  
GAROUPASERRA  
GORDINHOSOROROCA  
LINGUADOTAINHA  
Peixes em restaurantes
É proibido comer peixes em restaurantes sem hashgachá - supervisão rabínica - pelos seguintes motivos:
1. Não se reconhece o tipo de peixe por já não possuir os simanim (as escamas);
2. Os kelim (utensílios) utilizados nos restaurantes não são kesherim;
3. Talvez os temperos não sejam kesherim;
4. Bishul acum: cozimento efetuado por um não judeu.

Peixes Defumados e Salgados
Peixes defumados e salgados exigem supervisão rabínica, pois muitas indústrias utilizam os mesmos utensílios e estufas para temperar e defumar peixes keshrim e não keshrim. Além disso, muitas vezes aplicam corantes de origem não casher na superfície do peixe para melhorar a aparência.

Arenque
O "hering" (arenque) importado em salmoura é tradicionalmente considerado casher, quando adquirido diretamente no barril. Porém, existem variedades deste peixe preparadas com vinho não casher e, portanto, na hora da compra deve-se olhar a coloração da salmoura. Se esta apresentar uma tonalidade avermelhada, não deve ser consumida. Todos os tipos de hering, fatiados ou preparados, necessitam de supervisão para garantir que os ingredientes e utensílios usados são casher.

Vermes em Peixes
A infestação de peixes por vermes é comum. De que temos conhecimentos, existe esse problema no Brasil na corvina e na traíra. No exterior, a carpa também apresenta este problema porém ainda não foi constatado no Brasil. No caso de se encontrar um peixe infestado, consulte um rabino sobre como proceder.

Kehilas Hachareidim - 1996