Casherização de Utensílios
Rabino Isaac Dichi

Maneiras Específicas de Casherizar Utensílios e Eletrodomésticos Para Pêssach
Formas e assadeiras de bolos, pães e massas
É preciso comprar novas para Pêssach, pois só é possível casherizá-las através de libun chamur - queimar o utensílio a ponto de tornar-se incandescente (cor de brasa) - o que é praticamente impossível de fazer com utensílios comuns.

Chapa elétrica
Deve ser meticulosamente limpa e permanecer ligada por algum tempo. Depois disso, deve-se cobri-la com papel alumínio.

Chapa metálica ao redor das bocas do fogão e pias de mármore ou metal
É preciso limpar a chapa metálica muito bem e depois casherizá-la com eruy mikeli rishon - verter água fervente direto sobre o utensílio. O mesmo processo é utilizado na casherização de pias de mármore ou metal.
Conforme o costume sefaradi, o eruy mikeli rishon pode ser realizado vertendo-se água fervente de uma chaleira direto sobre toda a superfície do utensílio. No entanto, não é suficiente pegar uma concha com água fervendo de uma panela sobre o fogo e verter sobre o utensílio a ser casherizado. Em termos de halachá, a concha ou outro intermediário entre a água fervendo sobre o fogo e o utensílio não serve para a casherização.
A pia de mármore ou metal a ser casherizada através de eruy mikeli rishon pode ser usada normalmente nas 24 horas que antecedem a casherização, contanto que tenhamos o cuidado de não verter nada que contenha chamets fervendo durante este período. Há opiniões, entretanto, que exigem que fique 24 horas sem uso.
Quando realizar este tipo de casherização, deve-se tomar os seguintes cuidados:
a) Verter a água continuamente, sem interrupção - o fluxo deve estar ligado com o recipiente do qual despejamos a água.
b) Não derramar a água sobre uma parte, visando casherizar uma parte maior, pois isto só seria suficiente para casherizar a parte cuja água entrou em contato direto primeiramente.
c) Verter logo que retirou a água do fogo, para não dar tempo de esfriar. A água não precisa estar borbulhando, basta estar bem quente (yad solêdet bô).

Conforme o costume ashkenazi, além da água fervente, usa-se também uma pedra em brasa ou um ferro incandescente, sobre o qual vertemos a água antes que ela entre em contato com o utensílio, para manter a água em ebulição. Por isso, seca-se antes a superfície para que a água fria da limpeza não esfrie a água fervente. Neste caso, não é preciso que o fluxo da água seja ininterrupto. Mesmo que a água esfrie um pouco, a pedra ou ferro incandescente volta a fervê-la. Da mesmo forma, podemos, neste caso, utilizar uma concha ou outro intermediário. Entretanto, há autoridades rabínicas que aconselham não interromper o fluxo da água nem utilizar intermediários, mesmo se estiver usando a pedra ou o ferro incandescente.
Os ashkenazim costumam ainda cobrir a chapa metálica com alumínio grosso e o mármore adjacente à pia com tábuas de madeira ou chapas de metal.

Mesa de fórmica
Se durante o ano foi usada para fazer massas, é preciso limpá-la muito bem e depois cobri-la com uma toalha durante todo o Pêssach. Para colocar algo quente (panela, travessa) sobre a mesa, no entanto, é necessário colocar um repouso ou outro utensílio qualquer entre a mesa e o objeto quente.

Ralador
Se o ralador foi usado para ralar chamets é necessário comprar um novo para Pêssach, caso contrário basta limpá-lo bem.

Moedor de carne
Se durante o ano só foi usado para carne ou alimentos que não são chamets, basta limpá-lo meticulosamente e casherizá-lo através de hagalá: mergulhar em um caldeirão com água fervente (borbulhando) por alguns instantes, permitindo que a água atinja toda a superfície, para que os resíduos de alimentos absorvidos sejam expelidos, contudo, não por muito tempo, para não voltar a absorvê-los.
Conforme o costume ashkenazi, se foi usado para pão, carnes com farinha e, especialmente, se também se usou alimentos picantes como cebola, etc., é necessário desmontá-lo e casherizar através de libun cal na chama do fogão - esquentar a ponto de que, se colocássemos uma palha do lado de fora da parede, ela se queimaria.
Isto deve ser feito principalmente na parte onde se encontram os orifícios do moedor, pois lá sempre fica algum resto de chamets.
O costume sefaradi é que o moedor pode ser casherizado através da hagalá. Porém, na parte onde se encontram os orifícios do moedor é correto fazer libun cal.

Garrafa térmica
Segundo o costume sefaradi, basta verter água quente (eruy mikeli rishon) sobre toda a sua superfície - exterior, interior e tampa.
Para os ashkenazim, se com certeza não foi utilizada para chamets quente e houver necessidade de usá-la em Pêssach (se não possui outra) então deve-se casherizá-la pelo mesmo processo que casherizam os utensílios de vidro (encher de água e trocá-la a cada 24 horas por três dias). Depois é preciso verter água fervendo (eruy mikeli rishon) sobre todo o seu exterior.

Talheres
A melhor forma de casherizá-los é através de hagalá.
Há uma divergência entre as opiniões do "Shulchan Aruch" e do "Remá" a respeito da classificação de utensílios quanto ao seu uso, o que afeta os talheres.
O "Shulchan Aruch" classifica os utensílios de acordo com o seu uso normal, isto é, mesmo que às vezes seja usado de outro modo, isto não é levado em conta. No caso dos talheres, por exemplo, normalmente não são usados para mexer ou tirar a comida da panela que está sobre o fogo, mas sim, com a comida servida no prato. Por isso, não se requer necessariamente hagalá, mas sim eruy mikeli rishon.
De acordo com o Remá, deve-se levar em conta todo e qualquer uso do utensílio. Portanto, como às vezes utilizamos os talheres para mexer ou tirar comida diretamente da panela que está sobre o fogo, estes requerem o mesmo processo de casherização que a panela, ou seja, hagalá.

Forno
Primeiramente deve-se limpá-lo meticulosamente utilizando, de preferência, produtos químicos de limpeza, como removedores de gordura.
Antes da casherização do forno, ele deve permanecer 24 horas sem uso.
Depois deste período, devemos deixar o forno ligado por algum tempo em sua temperatura máxima.
Há pessoas que "machmirim" - agem com mais rigor - e não usam o forno durante os dias de Pêssach.
De qualquer forma, as grades do forno e eventualmente a chapa que fica na parte inferior, que entraram em contato direto com chamets, devem ser substituídas por outras novas para Pêssach.

Grelhas do fogão
É aconselhável acender o fogão e passar bem as grelhas pelo fogo (libun cal). Caso isto não tenha sido feito e cozinhou-se algo sobre estas grelhas em Pêssach, a panela e o alimento cozido continuam permitidos, contanto que não haja nenhum resíduo de chamets visível na grelha. Se houver gordura ou resíduos de chamets na grelha, será proibido usar esta panela em Pêssach, porém o que foi cozido nela é permitido.

Bocas do fogão
Devem ser limpas com produtos de limpeza e depois acesas no fogão até queimar todos os resíduos de alimentos visíveis, gorduras, etc.

Torradeira
Deve ser limpa de farelos de pão e devidamente guardada juntamente com o chamets a ser vendido para um não judeu.

Liquidificador
A base (motor) deve ser aberta e meticulosamente limpa para ser usada em Pêssach, pois é comum que se aglomere farinha em seu interior. Devido à facilidade de reposição, seria conveniente trocar o copo de plástico e as lâminas por outros novos. Não podendo trocar o copo e as lâminas, deve-se fazer hagalá.

Batedeira
Da mesma forma que o liquidificador, deve-se abri-la e limpar o motor meticulosamente. É conveniente trocar as pás da batedeira e o recipiente por outros exclusivos para Pêssach.

Armários da cozinha
Devem ser rigorosamente limpos, principalmente os cantos, para retirar qualquer vestígio de chamets visível. Há aqueles que tomam o cuidado de cobrir as prateleiras e gavetas com papel ou plástico.

Geladeira
É preciso descongelá-la e limpá-la muito bem. Há quem costume cobrir as prateleiras com papel alumínio ou plástico.

Cabos de panelas e de outros utensílios
Os cabos presos por meio de parafusos devem ser rigorosamente limpos. Caso haja orifícios, é necessário desmontá-los. Se não for possível desmontá-los, basta passá-los pelo fogo (libun cal) no ponto onde estão ligados com o utensílio.
Qualquer cabo feito de material que eventualmente derreta na hagalá não deve ser casherizado e sim guardado com o resto dos utensílios e chamets.

Toalhas de mesa
Devem ser bem lavadas com água quente. Procura-se verificar nas costuras se não sobrou algum chamets.

Tábua de madeira ou fórmica para cortar carnes, peixes, legumes, etc.
Se for de madeira, deve-se lixá-la, pois há pequenas fendas onde o chamets pode ter penetrado. Depois, deve ser bem lavada. Caso tenha deixado repousar massas sobre ela, requer hagalá.
Se for de fórmica, basta lavar bem com sabão ou outros produtos de limpeza. Caso tenha deixado repousar massas sobre ela, não poderá ser utilizada em Pêssach.

Luvas de plástico ou borracha (para limpeza de panelas, etc.)
Não devem ser casherizadas para Pêssach, pois verter água fervente sobre elas poderia estragá-las, o que impede uma casherização eficiente.

do livro "Pêssach e Suas Leis",
de autoria do Rabino Isaac Dichi. Mais detalhes sobre
o assunto e as leis gerais para cada tipo de
material podem ser encontradas nos
capítulos 10 a 13 desta obra.