A Casherização Apropriada Para Cada Tipo de Material
Rabino Isaac Dichi

Pessach e Suas Leis

Vidro
De acordo com o Shulchan Aruch, um utensílio de vidro, por ser liso, não absorve nenhum alimento. Portanto, não requer nenhuma forma de casherização para Pêssach, além de ser lavado. Este é o costume sefaradi. De acordo com o Remá, o utensílio de vidro absorve resíduos e alimentos, porém não é possível expelí-los completamente. Portanto, não é possível casherizá-lo caso tenha sido usado com alimentos quentes ou para conservar alimentos. Se o utensílio de vidro só foi usado para alimentos frios (e não para conservá-los ou armazená-los), então basta casherizá-lo enchendo-o com água fria e trocando-a a cada 24 horas por três dias. Este é o costume ashkenazi. Há autoridades rabínicas ashkenazim que permitem este processo de casherização até mesmo para utensílios de vidro que foram usados com alimentos quentes. Isto somente quando houver necessidade, caso a pessoa não possui especiais para Pêssach.

Duralex e pirex
Os sefaradim aplicam nestes utensílios as mesmas leis de utensílios de vidro.
Entre as autoridades rabínicas ashkenazim contemporâneas, há as que sustentam que não há meio de casherizar utensílios duralex e pirex. Por outro lado, há quem sustente que são casherizáveis através de hagalá, pois absorvem e expelem os resíduos de alimentos neles contidos assim como os utensílios de metal. No entanto, por via das dúvidas, estes últimos aconselham a submetê-los três vezes à hagalá. Porém, quando foram usados para massas, bolo, etc., não há com casherizá-los, assim como não é possível casherizar formas de bolo de metal para Pêssach.

Barro, argila, cerâmica e porcelana

Consta na Torá que um utensílio de barro, argila ou cerâmica não expele totalmente os resíduos de alimentos absorvidos, por isso está escrito: "Um utensílio de barro no qual foi cozido (codashim) deve ser quebrado". Isto é, não é possível casherizá-lo.
O mesmo se aplica a utensílios de porcelana. Contudo, caso queira casherizar um utensílio de porcelana que não foi utilizado há muito tempo, deve consultar uma autoridade rabínica a respeito

Utensílios de metal e tefal
Para utensílios de metal, como panelas por exemplo, que são usados sobre o fogo com água, o modo de casherizá-los é através de hagalá.
O mesmo se aplica à panela de pressão.
Devido à facilidade para reposição da borracha é aconselhável troca-lá. Pode-se, entretanto, limpá-la bem e fazer nela hagalá.
Espetos e grelhas para assar carne, formas para bolos, pães e massas (chamets), onde os alimentos entram em contato direto com o utensílio (sem água ou outros líquidos), só podem ser casherizados através de libun chamur, isto é, expô-los ao fogo (maçarico) até que fiquem cor de brasa, soltando faíscas.
Isto é praticamente impossível. Assim sendo, é preciso trocá-los por outros utensílios exclusivos para Pêssach.
Uma frigideira onde se fritou chamets pode ser casherizada para Pêssach através de hagalá, pois os alimentos não entram em contato direto com a frigideira, mas sim através do óleo.
Quando a frigideira for utilizada no preparo de comidas que absorvem o óleo, deixando os alimentos em contato direto com a frigideira, convém consultar um rabino sobre o modo correto de casherizá-la.
No entanto, frigideiras e panelas de tefal, onde não se usa óleo e os alimentos entram em contato direto com o utensílio, só é possível casherizá-los através de libun chamur, como os espetos e formas para bolo (ou seja, na prática, devemos comprar novos)

Mármore e metal – superfície adjacente à pia
Antes de tudo, é preciso limpá-los meticulosamente e secá-los bem. De acordo com o Rav Yossef Caro é suficiente verter sobre a pia de mármore ou metal, água fervente diretamente do fogo, sobre toda a sua superfície (eruy mikeli rishon). Este é o costume sefaradi. De acordo com o costume ashkenazi, deve-se verter esta água fervente sobre uma pedra ou ferro incandescente à medida que se casheriza a superfície, para manter a água em ebulição. Por isso, seca-se antes a superfície para que a água fria da limpeza não esfrie a água fervente.Há autoridades rabínicas que sustentam que, quando se usa esta pedra ou ferro incandescente, pode-se usar também uma concha ou outro intermediário qualquer para levar a água que está sobre o fogo (chaleira) até a superfície a ser casherizada. Vide cap. 11 parág. 19.
É costume ashkenazi cobrir o mármore adjacente à pia com tábuas de madeira ou chapas de metal, para ser utilizado durante os dias de Pêssach.

Utensílios de plástico
Quando usados sempre através de eruy mikeli rishon, alimentos quentes vertidos diretamente de uma panela que está no fogo, ou como keli sheni, é possível casherizá-los através de hagalá. O mesmo se aplica à mamadeira, por exemplo. O utensílio deve ser forte e resistente à água fervente da hagalá. Caso contrário, ou quebrará devido à temperatura, ou não realizaremos uma hagalá adequada por receio de quebrá-lo. Se usados para conservar e armazenar alimentos, é suficiente enchê-los com água fria trocando-a a cada 24 horas por três dias consecutivos.
Para casherizar utensílios de plástico que não foram usados como keli rishon, mas que foram utilizados tanto para alimentos quentes como para conservar e armazenar alimentos, deve-se casherizá-los das duas maneiras acima descritas: primeiro através da hagalá e em seguida enchendo-os com água fria, trocando-a a cada 24 horas por três dias consecutivos.