Introdução
Havdalá (que significa separação, diferenciação) é a oração que anuncia o final do Shabat, sendo uma obrigação que recai sobre homens e mulheres.
As berachot da Havdalá
1. A Havdalá é recitada no término do Shabat, preferivelmente sobre vinho, ou como segunda opção sobre suco de uva. Quando não houver vinho ou suco de uva, pode-se recitar a Havdalá sobre cerveja, não esquecendo neste caso que a bênção é Shehacol e não Borê Peri Haguêfen.
2. A Havdalá é constituída de quatro bênçãos:
1ª - Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen).
No caso de não possuir vinho ou suco de uva e realizar a Havdalá com cerveja, recitar Shehacol Nihyá Bidvarô (ashkenazim: Shehacol Nihyê Bidvarô) em vez de Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen).
2ª - Borê Minê Vessamim.
Os ashkenazim sempre pronunciam esta berachá (Borê Minê Vessamim) na Havdalá, para qualquer espécie - tanto para especiarias quanto para folhas aromáticas. Quando cheiram espécies aromáticas fora da Havdalá, fazem a berachá correspondente a cada espécie, ou seja: se for planta rasteira, recitam Borê Isbê Vessamim; se for espécie proveniente de arbustos ou árvores, recitam Borê Atsê Vessamim.
Os sefaradim pronunciam - também na Havdalá - Borê Atsê Vessamim para espécies provenientes de árvores ou arbustos (como hadás). Quando a espécie for rasteira (como a hortelã, mas quando comprada para esta finalidade e não para o consumo), os sefaradim recitam Borê Isbê Vessamim.
3ª - Borê Meorê Haesh (vide ítens 6 e 7).
4ª - Hamavdil Ben Côdesh Lechol.
3. É apropriado que cada chefe de família faça Havdalá em sua casa para eximir os demais familiares do lar.
4. É correto que o Shaliach Tsibur faça Havdalá na sinagoga para aqueles que eventualmente não possuam vinho para fazer a Havdalá em casa.
5. No Shabat recebemos “tossêfet hanêfesh” (um anexo, um complemento espiritual) que nos abandona na saída do Shabat. É por isso que na Havdalá aspiramos alguma especiaria ou erva aromática (bessamim), para recuperarmos nossos sentidos do vazio que nos invade.
6. A terceira bênção, Borê Meorê Haesh, é recitada sobre uma chama proveniente de uma vela que tenha, de preferência, mais de um pavio. Pode-se usar para esse fim também duas velas, aproximando suas mechas de forma que a chama se torne mais intensa, como uma tocha de muitas torcidas onde várias chamas se unem numa só. Isso foi instituído para o motsaê Shabat pois, no término do primeiro Shabat da Criação, o Criador deu conhecimento para Adam Harishon produzir o fogo.
7. Todos devem ficar suficientemente próximos à chama a ponto de poderem aproveitar de sua luminosidade.
8. Na quarta bênção louvamos o Criador que estabeleceu a diferença (separou) entre o sagrado e o profano, entre a luz e a escuridão, entre o povo de Israel e os demais, e entre o Shabat e os outros dias da semana.
9. Caso não tenha em seu poder espécies aromáticas e/ou uma vela, poderá realizar a Havdalá normalmente, não recitando a segunda e/ou a terceira bênção, respectivamente. Se ainda no motsaê Shabat conseguir vela ou bessamim, deverá então fazer as berachot respectivas.
O copo de Havdalá
10. O copo da Havdalá precisa preencher os mesmos requisitos do copo do Kidush:
a) Deve possuir a capacidade mínima de 86ml. Segundo a opinião do Chazon Ish, o copo deve conter ao menos 150ml.
b) Deve estar cheio até a borda.
c) Deve ser perfeito, sem nenhuma rachadura ou lasca.
d) Deve ser lavado e enxaguado por dentro e por fora se não estiver previamente limpo.
Quantidade de vinho ou suco de uva
(ou cerveja) a ser ingerida
11. Quem recitar a Havdalá (de preferência) ou qualquer um dos presentes que esteja participando da mitsvá deverá beber ao menos 86ml para poder recitar a berachá acharoná e no mínimo 45ml para cumprir a mitsvá e desobrigar os demais da Havdalá.
12. Para que o indivíduo não entre no safec (não tenha dúvida) se deve ou não recitar a bênção posterior, os líqüidos devem ser consumidos em quantidade menor que 27ml ou maior que 86ml. Caso tenha bebido mais do que 27ml, somente recitará a bênção posterior se beber 86ml. Vide próximo parágrafo (13) em relação à Havdalá.
Havdalá e copo do Bircat Hamazon
13. Pelo motivo citado acima, quando bebermos o vinho da Havdalá, ou o vinho depois do Bircat Hamazon - cuja quantidade mínima é de 45ml para cumprir a mitsvá - devemos ingerir no mínimo 86ml para não entrar no safec (dúvida) mencionado no parágrafo anterior.
Procedimento
14. O procedimento da Havdalá é o seguinte:
a) Ergue-se o copo com ambas as mãos, segurando-o, em seguida, somente com a mão direita. Convém, segundo a Cabalá, segurá-lo na palma da mão direita (em forma de concha) envolvendo-o com os dedos.
b) Eleva-se o copo a pelo menos 8cm da mesa e fixa-se o olhar no copo para não desviar a atenção.
c) Segura-se os bessamim com a mão esquerda durante a recitação do início da Havdalá.
d) Antes de recitar a berachá de Borê Minê Vessamim deve-se passar o copo para a mão esquerda e os bessamim para a direita. Após aspirar seu aroma, abandona-se os bessamim na mesa. Todos os participantes devem cheirar os bessamim.
e) Ainda segurando o copo com a mão esquerda, recita-se a berachá de Borê Meorê Haesh e mira-se as unhas aproximando-as da vela, para ter proveito da chama simultaneamente com a recitação do final da berachá. Todos os participantes devem olhar as unhas próximo da vela para terem proveito da chama.
f) Passa-se o copo para a mão direita e conclui-se o texto da Havdalá.
Havdalá em Yom Tov
15. Coincidindo o motsaê Shabat com o início de um Yom Tov (tanto o primeiro quanto o segundo dia), fazemos a Havdalá dentro do Kidush de Yom Tov no local da refeição do Yom Tov (bimcom seudá) na seguinte ordem: ????? - que forma a sigla “yaknehaz” em hebraico, ou seja:
? - Yáyin (vinho): Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen).
? - Kidush: o texto do Kidush de Yom Tov.
? - Ner (vela): Borê Meorê Haesh, olhando para as velas de Yom Tov que estão acesas. Esta berachá pode ser recitada sobre as velas de Yom Tov, porque elas foram acendidas a partir de uma chama existente desde a véspera do Shabat. No Yom Tov, assim como no Shabat, é proibido criar fogo. Vide “Rosh Hashaná, Yom Kipur e Sucot” pág. 162.
? - Havdalá: o texto da Havdalá, que termina com “Hamavdil Bên Côdesh Lecôdesh”.
? - Zeman (época): Shehecheyánu, que comemora a chegada do Yom Tov.
16. Quando o fim do Shabat coincide com o fim do Yom Tov (e não é início de outro Yom Tov) recita-se a Havdalá normalmente, sem nenhuma alteração.
17. Quando o fim do Yom Tov não coincide com o término do Shabat, também recitamos a Havdalá, mas somente a primeira e a última bênçãos: Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen) e Hamavdil Bên Côdesh Lechol.
Atá Chonantánu e Baruch Hamavdil
18. Na Amidá de Arvit de motsaê Shabat inserimos na quarta bênção (Atá Chonen Leadam Dáat) um trecho que trata sobre a distinção (Havdalá) do Shabat, que inicia com as palavras “Atá Chonantánu”. O indivíduo que não se esquecer de recitá-lo pode, depois da oração de Arvit (se o Shabat já tiver terminado), fazer qualquer tipo de trabalho proibido no Shabat, mesmo que ainda não tenha recitado a Havdalá sobre um copo de vinho.
19. Caso tenha esquecido de recitar Atá Chonantánu, não deve repetir a Amidá. Porém, antes de realizar qualquer trabalho proibido no Shabat, se ainda não tiver recitado a Havdalá, deve pronunciar a frase “Baruch Hamavdil bên côdesh lechol” (sem mencionar o nome de D’us). (Não esquecer que para poder acender a vela de Havdalá, se não disse Atá Chonantanu, deverá dizer “Baruch hamavdil bên côdesh lechol”.)
20. Quando o Shabat já tiver terminado e a pessoa ainda não tiver rezado Arvit, se tiver necessidade de fazer algum trabalho, deverá dizer antes a frase “Baruch hamavdil bên côdesh lechol”
21. A mulher que não tiver rezado Arvit e, portanto, não recitou Atá Chonantánu, também deve dizer “Baruch Hamavdil bên côdesh lechol” no motsaê Shabat antes de executar qualquer trabalho que estava proibido enquanto ainda era Shabat.
Não comer antes da Havdalá
22. É proibido comer e beber vinho ou outros líqüidos, exceto água (e conforme o Ari Hacadosh inclusive beber água) antes de recitar a Havdalá (mesmo que já tenha recitado o texto de Atá Chonantánu na Amidá). Caso tenha iniciado a seudá shelishit antes do pôr do Sol e ela se prolongou até o anoitecer, pode-se concluí-la a qualquer hora, e logo depois do Bircat Hamazon não se pode mais comer ou beber antes de rezar Arvit e efetuar a Havdalá.
Seudá reviít
23. No motsaê Shabat é uma mitsvá preparar a mesa para a seudá reviít (quarta refeição). Da mesma forma que é uma mitsvá honrar o Shabat na entrada, assim é uma mitsvá honrá-lo na saída. Esta refeição deve ser realizada, a princípio, com ao menos um cazáyit de pão. Se não for possível, pode-se realizá-la com massas como bolo ou biscoito (mezonot) ou ainda com frutas. É correto que as mulheres também façam esta refeição.
24. Não há necessidade de realizar a Havdalá no local de uma refeição (bimcom seudá) como o Kidush.
25. O horário da seudá reviit, de preferência, é até o fim da quarta hora relativa da noite, ou então, ainda, até chatsot layla (o meio da noite).
Motsaê Yom Tov
26. No motsaê Yom Tov não há a mitsvá de preparar uma seudá para sua saída.
Do livro “Shômer Shabat”.