No dia 17 do mês de tamuz ocorreram 5 trágicos  acontecimentos ao povo judeu, e no dia 9 do mês de av, outros 5, entre os quais  a destruição dos dois Templos Sagrados. Por isso, estas duas datas são  recordadas com jejum e grande pesar.
  As três semanas compreendidas entre 17 de Tamuz e 9  de Av são denominadas de “Ben Hametsarim” - “entre os apertos”.  Relembrando estes acontecimentos, a cada ano nessas três semanas, observamos  algumas leis de luto, que resumimos a seguir.
Cabelo e barba
  Entre os ashkenazim, é costume não cortar o cabelo e  a barba a partir do dia 17 de tamuz (quinta-feira, 6 de julho), até chatsot (o meio do dia) de 10 de av (sexta-feira, 28 de julho). Para os sefaradim, é proibido cortar o cabelo e a barba somente na semana em que cai o dia 9  de Av (a partir de sábado à noite, 22 de julho). A proibição de cortar o cabelo  também se aplica às mulheres. Também é proibido cortar o cabelo das crianças.
  As senhoras casadas podem se depilar. Mulheres solteiras que  já estão em idade de se casar também podem se depilar nestes dias, mas não na  própria semana em que cai o dia 9 de av.
Shehecheyánu
  De acordo com o “Shulchan Aruch” e o Arizal, é recomendável  não fazer a berachá de Shehecheyánu durante as três semanas. Já o  “Mishná Berurá” permite que seja recitada somente nos shabatot.
  O “Mishná Berurá” traz que uma mulher grávida pode comer uma  fruta nova, pois se não comer poderá talvez causar um dano a ela e ao feto. De  qualquer forma, não deve recitar a berachá de Shehecheyánu. O  mesmo se aplica em relação a um doente - ao comer uma fruta nova, talvez sinta  vontade de alimentar-se.
Unhas
  O costume é de não cortar as unhas na semana em que cai o  dia 9 de Av (a partir de 22 de julho), mas pode-se cortar as unhas na  véspera de Shabat Chazon (o que antecede o dia 9 de Av). Mulheres que  precisam ir ao micvê nesse período podem cortar as unhas mesmo na semana  em que cai o dia 9 de Av.
Roupas novas
  Não se veste roupas novas durante estas três semanas.  Entretanto, as roupas sem importância, como roupas de baixo, meias e sapatos,  podem ser usadas novas até a véspera de Rosh Chôdesh Av (terça-feira, 18  de julho).
  A partir de Rosh Chôdesh Av é proibido comprar ou  fazer roupas novas, mesmo que sejam usadas só após o dia 9 de Av.
Lavar e passar roupas
  Na semana em que cai 9 de Av é proibido aos sefaradim lavar e passar roupas. Os ashkenazim costumam não fazê-lo a partir  do Rosh Chôdesh (quarta-feira, 19 de julho). Também é proibido pedir  para um não judeu fazer por nós.
  É permitido lavar roupas de crianças até 3 anos. Roupas de  crianças com mais de 3 anos só não podem ser lavadas na semana em que cai o dia  9 de Av.
  É proibido vestir roupas lavadas (ainda não usadas após a  lavagem). Também não se usam lençóis ou toalhas de mesa lavados no seguinte  período:
  • Ashkenazim: a partir de Rosh Chôdesh Av (quarta-feira,  19 de julho).
  • Sefaradim: na semana que cai 9 de Av (a  partir de domingo, 23 de julho).
Há uma concepção que, caso se use as roupas, mesmo que por  meia hora, antes do período proibido (ashkenazim: antes de rosh  chôdesh; sefaradim: antes da semana do dia 9 de Av), elas já não  serão consideradas, de acordo com a halachá, como “roupas lavadas”.
  Roupas com suor ou sujas, como meias e roupas íntimas, podem  ser trocadas mesmo que não tenham sido usadas antes do período proibido. Porém,  é recomendável proceder da mesma forma que com as demais roupas.
Carne e vinho
  Neste ano, o costume de não comer carne nem beber vinho é o  seguinte (com exceção dos shabatot):
  • Ashkenazim - A partir de Rosh Chôdesh Av (quarta-feira,  19 de julho), até 10 de av no meio do dia (sexta-feira, 28 de julho às  12h12m).
  • Sefaradim - De 2 de av (quinta-feira, 20 de julho)  até o dia 10 de av (sexta-feira, 28 de julho).
É permitido alimentar crianças entre 2 e 3 anos com carne.
  Crianças até 6 ou 7 anos que têm dificuldade em alimentar-se  com derivados de leite podem ser alimentadas com carne de frango; mas a partir  de 7 anos estão proibidas.
  Nos primeiros trinta dias após o parto, a mulher pode comer  carne, mas caso se sinta bem, é preferível não comer carne a partir do dia 7 de av. Mulheres que estejam amamentando podem se alimentar com carne se o  bebê estiver fraco (nos casos que se deixar de comer poderá afetar a saúde  dele).
  Doentes também podem comer carne.
Música
  É proibido ouvir música durante estas três semanas e também  não se costuma fazer casamentos neste período.