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Eletricidade no Shabat

Rabino I. Dichi

Introdução

O Rabino Chayim Ozer zt”l traz no seu livro “Sheelot Utshuvot Achiêzer” (volume III, capítulo 60), que os possekim (legisladores judaicos) chegaram ao consenso, de que o uso da eletricidade no Shabat é uma proibição da Torá.

A partir de então, todo lar judaico que respeita o Shabat acatou esta deliberação e todos os shomerê Shabat não acionam (ligam ou desligam) interruptores de eletricidade (como luzes, elevadores, campainhas, gravadores, rádios, vídeos, máquinas de lavar, etc.) no Shabat.

Timer, minuteria

O problema de iluminação foi resolvido usando-se um timer para ligar e desligar a luz nos diversos aposentos. Este é um progresso que atualmente está ao alcance de todos.

O Rabino Moshê Feinstein zt”l foi um dos grandes possekim (legisladores) de nossa geração, que viveu nos Estados Unidos. Autor de muitas obras judaicas, ele traz na obra “Igrot Moshê” (uma “Responsa” de oito volumes) que foi consultado (Ôrach Chayim vol. IV cap. 60) sobre a possibilidade de programar aparelhos elétricos ou eletrônicos para que funcionem no Shabat automaticamente. Sua resposta foi negativa, pois o acionamento de aparelhos dessa natureza no Shabat, mesmo que sem interferência humana, introduziria em nossos lares uma atmosfera de dias comuns, comprometendo a kedushá (santidade) do Shabat.

Portanto, o uso do timer foi permitido unicamente para iluminação.

Microfone

O Rabino Ovadyá Yossef zt”l, autoridade mundialmente reconhecida no campo da legislação judaica, autor de inúmeras obras nesta área, escreveu já há 45 anos, no “Shut Yabia Ômer” (vol. I cap. 13) - uma “Responsa” de dez volumes - o seu parecer sobre o uso do microfone no Shabat. Depois de detalhar todo o funcionamento do mesmo, sua conclusão é de que no Shabat é proibido seu uso. Esta conclusão é compartilhada com outros legisladores anteriores e posteriores.

Portanto, sinagogas que observam fielmente as leis judaicas não utilizam microfones e amplificadores no Shabat e nas grandes festas, apesar de os locais serem grandes e a presença de fiéis ser maciça. Justamente nos dias de Rosh Hashaná e Yom Kipur, denominados de yamim noraim (dias temíveis), nos quais refletimos sobre nossos atos e redimimo-nos daqueles que não se enquadram nas leis da Torá, não é lógico nem coerente que se use o microfone, proibido pelas leis milenares da Torá.

Boiler (caixa d’água, caldeira, dotada de mecanismo termelétrico)

O Rabino Yaacov Braich zt”l, ex-rabino da comunidade judaica de Zurich, traz em seu livro “Sheelot Utshuvot Chelcat Yaacov” (vol. I cap. 78) vários desenhos esquemáticos de diferentes tipos de boiler. O ponto em comum entre eles é o fato de que, quando abrimos a saída de água quente, automaticamente abre-se a entrada de água fria para o interior do boiler, onde ela se aquecerá em contato com a água quente lá existente. Isso é exatamente o mesmo que colocarmos água fria dentro de uma chaleira que está sobre o fogo. Em ambos os casos estamos incorrendo na proibição de aquecer (bishul) no Shabat.

Torneira de aquecimento elétrico ou a gás

Evidentemente, é proibido o uso de torneira elétrica no Shabat pois, ao abri-la, além de aquecermos a água, fechamos um circuito elétrico. Da mesma forma, ao fechar a torneira, abrimos o circuito. Água proveniente de aquecedor a gás também não pode ser usada pois, ao abrirmos a torneira, as chamas se acendem e aquecem a água, e ao fecharmos a torneira, as chamas se apagam.

Geladeira

É conveniente abrir a geladeira quando seu motor estiver em funcionamento.

É necessário, antes do Shabat, retirar ou desatarraxar a lâmpada interna da geladeira para poder abri-la e fechá-la no Shabat. Caso tenha esquecido de desconectar a lâmpada, poderá pedir a um não judeu que retire da geladeira os alimentos necessários para a refeição.

Cobertor elétrico

Pode-se usar cobertores elétricos no Shabat desde que tenham sido ligados antes do início do Shabat. Além disso, é necessário fazer um sinal (como colocar uma fita adesiva) no botão regulador da temperatura ou outros controles e na tomada, de modo que a pessoa não venha a mexer nestes comandos.

Ventilador, condicionar de ar

Quando o calor for intenso, pode-se dizer a um não judeu que acione o ventilador ou o condicionador de ar. É permitido dizer ao não judeu, quando houver mudança de temperatura e o frio tornar-se prejudicial à saúde, que desligue o condicionador de ar ou ventilador.

Automóvel

O acionamento do automóvel envolve várias manobras ligadas com a eletricidade: acionamento do motor, setas, faróis, freagem, abrir e fechar das portas, etc. Portanto, é estritamente proibido o seu uso no Shabat e no Yom Tov.

Outras referências

Os detalhes e pormenores da proibição do uso da eletricidade no Shabat e Yom Tov são abordados em seus mínimos detalhes nos seguintes livros:

“Côvets Maamarim Beinyanê Chashmal” do Rabino Shelomô Zalman Auerbach zt”l.

“Hachashmal Bahalachá” vols. I e II, do Instituto de Tecnologia Para Assuntos de Halachá de Jerusalém.

“Maassê Choshev” vols. I e II, do Rabino Levi Yitschac Halperin Shelita, chefe da área de halachá do Instituto de Tecnologia Para Assuntos de Halachá de Jerusalém.

“Otsar Hachashmal” no vol. XIX da Enciclopédia Talmudit de Jerusalém.

Yom Tov

As leis deste capítulo, com exceção do item três, vigoram também nos dias de Yom Tov quando não coincidem com o Shabat.