Introdução
  O Rabino Chayim Ozer zt”l traz no seu  livro “Sheelot Utshuvot Achiêzer” (volume III, capítulo 60),  que os possekim (legisladores judaicos) chegaram ao consenso,  de que o uso da eletricidade no Shabat é uma proibição  da Torá.
  A partir de então, todo lar judaico que respeita o Shabat acatou  esta deliberação e todos os shomerê Shabat não acionam (ligam  ou desligam) interruptores de eletricidade (como luzes, elevadores, campainhas,  gravadores, rádios, vídeos, máquinas de lavar, etc.) no Shabat.
Timer, minuteria
  O problema de iluminação foi resolvido usando-se um timer para  ligar e desligar a luz nos diversos aposentos. Este é um progresso que  atualmente está ao alcance de todos.
  O Rabino Moshê Feinstein zt”l foi um dos  grandes possekim (legisladores) de nossa geração, que viveu  nos Estados Unidos. Autor de muitas obras judaicas, ele traz na obra “Igrot  Moshê” (uma “Responsa” de oito volumes) que foi consultado (Ôrach  Chayim vol. IV cap. 60) sobre a possibilidade de programar aparelhos  elétricos ou eletrônicos para que funcionem no Shabat automaticamente.  Sua resposta foi negativa, pois o acionamento de aparelhos dessa natureza  no Shabat, mesmo que sem interferência humana, introduziria em  nossos lares uma atmosfera de dias comuns, comprometendo a kedushá (santidade)  do Shabat.
  Portanto, o uso do timer foi permitido  unicamente para iluminação.
Microfone
  O Rabino Ovadyá Yossef zt”l, autoridade  mundialmente reconhecida no campo da legislação judaica, autor de inúmeras  obras nesta área, escreveu já há 45 anos, no “Shut Yabia Ômer” (vol.  I cap. 13) - uma “Responsa” de dez volumes - o seu parecer sobre o uso do  microfone no Shabat. Depois de detalhar todo o funcionamento do  mesmo, sua conclusão é de que no Shabat é proibido seu uso.  Esta conclusão é compartilhada com outros legisladores anteriores e  posteriores.
  Portanto, sinagogas que observam fielmente as leis judaicas  não utilizam microfones e amplificadores no Shabat e nas  grandes festas, apesar de os locais serem grandes e a presença de fiéis ser  maciça. Justamente nos dias de Rosh Hashaná e Yom  Kipur, denominados de yamim noraim (dias temíveis),  nos quais refletimos sobre nossos atos e redimimo-nos daqueles que não se  enquadram nas leis da Torá, não é lógico nem coerente que se  use o microfone, proibido pelas leis milenares da Torá.
Boiler (caixa d’água, caldeira, dotada de mecanismo  termelétrico)
  O Rabino Yaacov Braich zt”l, ex-rabino da  comunidade judaica de Zurich, traz em seu livro “Sheelot Utshuvot Chelcat  Yaacov” (vol. I cap. 78) vários desenhos esquemáticos de diferentes  tipos de boiler. O ponto em comum entre eles é o fato de que,  quando abrimos a saída de água quente, automaticamente abre-se a entrada de  água fria para o interior do boiler, onde ela se aquecerá em  contato com a água quente lá existente. Isso é exatamente o mesmo que  colocarmos água fria dentro de uma chaleira que está sobre o fogo. Em ambos os  casos estamos incorrendo na proibição de aquecer (bishul) no Shabat.
Torneira de aquecimento elétrico ou a gás
  Evidentemente, é proibido o uso de torneira elétrica  no Shabat pois, ao abri-la, além de aquecermos a água,  fechamos um circuito elétrico. Da mesma forma, ao fechar a torneira, abrimos o  circuito. Água proveniente de aquecedor a gás também não pode ser usada pois,  ao abrirmos a torneira, as chamas se acendem e aquecem a água, e ao fecharmos a  torneira, as chamas se apagam.
Geladeira
  É conveniente abrir a geladeira quando seu motor estiver em  funcionamento.
  É necessário, antes do Shabat, retirar ou  desatarraxar a lâmpada interna da geladeira para poder abri-la e fechá-la  no Shabat. Caso tenha esquecido de desconectar a lâmpada, poderá  pedir a um não judeu que retire da geladeira os alimentos necessários para a  refeição.
Cobertor elétrico
  Pode-se usar cobertores elétricos no Shabat desde  que tenham sido ligados antes do início do Shabat. Além disso, é  necessário fazer um sinal (como colocar uma fita adesiva) no botão regulador da  temperatura ou outros controles e na tomada, de modo que a pessoa não venha a  mexer nestes comandos.
Ventilador, condicionar de ar
  Quando o calor for intenso, pode-se dizer a um não judeu que  acione o ventilador ou o condicionador de ar. É permitido dizer ao não judeu,  quando houver mudança de temperatura e o frio tornar-se prejudicial à saúde,  que desligue o condicionador de ar ou ventilador.
  Automóvel
  O acionamento do automóvel envolve várias manobras ligadas  com a eletricidade: acionamento do motor, setas, faróis, freagem, abrir e  fechar das portas, etc. Portanto, é estritamente proibido o seu uso no Shabat e  no Yom Tov.
Outras referências
  Os detalhes e pormenores da proibição do uso da eletricidade  no Shabat e Yom Tov são abordados em seus  mínimos detalhes nos seguintes livros:
  - “Côvets Maamarim Beinyanê Chashmal” do  Rabino Shelomô Zalman Auerbach zt”l.
  - “Hachashmal Bahalachá” vols. I e II, do  Instituto de Tecnologia Para Assuntos de Halachá de Jerusalém.
  - “Maassê Choshev” vols. I e II, do Rabino  Levi Yitschac Halperin Shelita, chefe da área de halachá do  Instituto de Tecnologia Para Assuntos de Halachá de Jerusalém.
  - “Otsar Hachashmal” no vol. XIX da  Enciclopédia Talmudit de Jerusalém.
Yom Tov
  As leis deste capítulo, com exceção do item três, vigoram  também nos dias de Yom Tov quando não coincidem com o Shabat.