Matérias >> Edição 185 >> Leis e Costumes III

Esquentar Água e Transportar no Yom Tov

Rabino I. Dichi

Introdução

1) É proibido criar e apagar fogo no yom tov.

2) É permitido somente passar fogo a partir de uma chama acesa desde a véspera do yom tov.

Regras básicas

3) Leia com atenção as regras apresentadas a seguir, antes de ler os itens deste capítulo. Estes detalhes são de suma importância.

Fogões elétricos

3a) É proibido acender e apagar fogões elétricos.

Fogões a gás

3b) É proibido acender ou apagar fogões a gás cujo acendimento é automático ao girar o botão ou ao acionar um botão de ignição (disparador de faísca).

Aquecedores de passagem a gás com acendimento automático

3c) Não podem ser usados no yom tov, pois ao abrir a torneira, dispara uma faísca que acende o fogo (isto é considerado criar fogo no yom tov) e ao fechar a torneira o fogo se apaga.

Aquecedores de passagem a gás com chama piloto

3d) Não podem ser usados no yom tov. Pois ao abrir e fechar a torneira estará incorrendo em proibições (mesmo que a chama do piloto continue acesa).

Torneiras elétricas

3e) É proibido o uso de torneiras elétricas.

Lavar o rosto, as mãos e os pés

4) É permitido esquentar água no yom tov para lavar o rosto, as mãos e os pés, pois a limpeza destas partes é necessária a todas as pessoas diariamente. Porém, é proibido esquentar água para lavar todo o corpo, pois isso não é uma necessidade comum a todas as pessoas diariamente.

5) Também é permitido esquentar água no yom tov para lavar outras partes do corpo, contanto que não esquente água para lavar a maior parte do corpo.

Hefsek Tahará

6) Uma mulher que necessite fazer Hefsek Tahará (exame interno para o início da contagem dos sete dias limpos) pode esquentar água para lavar-se.

Bóiler

7) No yom tov é permitido abrir a torneira de água quente para lavar o rosto, as mãos e os pés, mesmo que dessa forma entre água fria no bóiler e ali se esquente, fato este proibido no Shabat.

É evidente, que em todos os casos citados, são situações em que ao fechar a torneira não se estaria apagando chamas do aquecimento a gás (o tipo que funciona com uma chama piloto que acende outras). Tampouco torneiras elétricas foram permitidas.

Banho com água fria

8) Com relação ao banho com água fria, aplicam-se as mesmas leis de banho no Shabat. Vide livro “Shomer Shabat”, capítulo 25 itens 2 a 4.

Água quente para lavar louça

9) É permitido abrir a torneira de água quente - mas não torneiras elétricas e tampouco a gás que ao fechar a torneira estaria apagando as chamas de aquecimento, como aquecedores que funcionam com uma chama piloto - para lavar a louça utilizada no yom tov e necessária para o mesmo dia.

No Shabat ou no yom tov é proibido usar palha de aço (Bom Bril), ou qualquer tipo de esponja ou material absorvente. Porém, um material sintético, cujas fibras estão separadas umas das outras, pode ser utilizado. Deve-se usar somente detergente líquido e não sabão em pedra.

10) Se sobraram panelas ou pratos que não foram lavados na véspera do yom tov e precisarmos deles durante o yom tov, podemos abrir a torneira de água quente com outra finalidade permitida, como, por exemplo, para cozinhar ou beber, e mantê-la aberta para lavar estes recipientes.

Atenção: Os próximos itens se referem unicamente e tão somente a yom tov (e não a Shabat).

Banho para bebês e crianças

11) Pode-se dar banho no yom tov em bebês e crianças - que estão habituados a tomar banho todos os dias - com água aquecida na véspera do yom tov.

Porém não é permitido esquentar água no yom tov exclusivamente para esta finalidade.

Se tiver necessidade, por exemplo, de esquentar água para lavar a louça no yom tov, antes de levá-la para aquecer no fogo, poderá encher um recipiente com muita água, e depois usar uma parte desta água para dar banho no bebê ou na criança.

Poderá também dar banho nos bebes e crianças seguindo as orientações do parágrafo 9.

Ainda com relação a bebês e crianças, é permitido usar as águas do bóiler que foram aquecidas na véspera ou aquecidas por meio de timer.

Banho para adultos com água aquecida na véspera do yom tov

12) De acordo com o Bêt Yossef (legislador dos sefaradim), um adulto pode tomar banho com água que foi aquecida na véspera de yom tov, contanto que use somente sabonete líquido (e não sabonete em pedra). Deve tomar cuidado para não espremer os cabelos e os pelos (não fazer sechitá), tanto ao lavá-los quanto ao secá-los. Deve-se enxugá-los apenas apalpando com a toalha delicadamente, sem fazer força.

Já de acordo com o Remá (legislador dos ashkenazim) é proibido lavar todo o corpo mesmo que a água tenha sido aquecida na véspera do yom tov. Isso, se lavar todo o corpo de uma só vez; porém lavando-o em partes é permitido, contanto que não lave a maioria do corpo.

13) Se o indivíduo usar o boiler elétrico de acordo com o esclarecido no item 7 e misturar esta água quente com água fria a ponto de a água ficar morna - mais para fria - e tiver extrema necessidade (como em dias que faz muito calor, ou se o indivíduo estiver incomodado com a transpiração excessiva) - poderá tomar banho. Deverá misturar a água quente com a água fria para que a água quente se torne morna, mais para fria.

Como escrito anteriormente, deverá usar somente sabonete líquido (e não sabonete em pedra) e tomar cuidado para não espremer os cabelos (não fazer sechitá), tanto ao lavar quanto ao secar. Deve-se enxugá-los apenas apalpando com a toalha delicadamente, sem fazer força. Este cuidado é necessário com todas as partes do corpo onde há pelos.

Esta mistura de águas foi permitida somente nas residências e não no box do chuveiro do micvê.

Não se pode usar esponja ou outro material absorvente.

Os ashkenazim devem tomar cuidado para não lavar a cabeça, para não entrar no problema de espremer os cabelos.

Há ainda quem sustente que para fazer esta mistura da água quente do bóiler com água fria - para que ela fique morna, mais para fria - a torneira de água quente deverá ser aberta somente por intermédio de um não yehudi.