Amidot de Assêret Yemê Teshuvá
1) Nos dez dias (de Rosh Hashaná até Yom Kipur) denominados Assêret Yemê Teshuvá, acrescentamos ou trocamos alguns trechos nas três Amidot diárias, no Mussaf de Rosh Hashaná, no Mussaf de Shabat e no Mussaf de Yom Kipur:
a) Acrescentamos zochrênu lechayim Mêlech chafets bachayim..., antes de Mêlech Ozer Umoshia umaguen. Ao dizer zochrênu lechayim deve-se ter em mente atrair vida para a neshamá. Ao dizer cotvênu bessêfer chayim deve-se ter em mente atrair vida para o corpo.
b)Acrescentamos mi Chamocha Av Harachaman (ou Harachamim)...,antes de veneeman Atá lehachayot metim.
c) Na berachá de Atá Cadosh, em vez de concluir com Hael Hacadosh, trocamos para Hamêlech Hacadosh.
d) Na berachá de Hashíva Shofetênu, em vez de concluir com Mêlech ohev tsedacá umishpat, trocamos para Hamêlech hamishpat.
e)Acrescentamos uchtov lechayim tovim..., antes de vihalelu vivarechu (ashkenazim: antes de vechol hachayim).
f) Acrescentamos uvsêfer (ashkenazim: bessêfer) chayim berachá veshalom..., na berachá de Sim Shalom, antes de Baruch... Hamevarech et amô...
g) No final da Amidá e no final do Cadish (para os sefaradim somente do Cadish Titcabal em Shacharit e Minchá, após a Chazará, e no Cadish Titcabal de Arvit de sexta feira) fala-se Ossê Hashalom em vez de Ossê Shalom.
2) As alíneas a, b, e, f e g do item anterior seguem a mesma regra no caso de esquecimento total: não é preciso repetir a Amidá. Mas se o indivíduo perceber antes de proferir Hashem da bênção posterior, voltará para falar a frase.
Por exemplo, se disse: Mêlech ozer umoshia umaguen, baruch Atá e nesse momento lembrou que não disse zochrênu lechayim, voltará para
zochrênu lechayim e continuará com Mêlech ozer...
3) Se não disser zochrênu lechayim no lugar correto, poderá dizê-lo em “Shemá Colênu” antes de ki atá shomea tefilat col pê, ou antes de dar os três passos para trás no término da Amidá. No Shabat e em Rosh Hashaná poderá dizê-lo antes de dar os três passos do término da Amidá.
Mas se não disser “Mi Chamocha Av Harachaman” no devido lugar não o inserirá em nenhuma parte da tefilá.
No caso de “uchtov lechayim tovim” e “uvsêfer (askenazim: bessêfer) chayim” se não recitar no lugar certo, dirá antes de dar os três passos para trás.
4) Com relação à alínea c do item 1, caso tenha esquecido de dizer Hamêlech Hacadosh e lembrou-se imediatamente (toch kedê dibur - o intervalo de tempo que leva para se dizer três palavras) após ter dito Hael Hacadosh, corrigirá dizendo Hamêlech Hacadosh. Se já disse atá (de Atá Chonen) ou se demorou um pouco (mais do que toch kedê dibur) para perceber ou se lembrar em qualquer lugar daqui para frente, voltará ao início da Amidá.
Esta regra se aplica também para alguém que esteja em dúvida se disse ou não Hamêlech Hacadosh. Porém, veja no item 9 que a halachá é diferente para os dias de Rosh Hashaná e Yom Kipur.
5) Se no início da Amidá tinha intenção clara de dizer Hamêlech Hacadosh, porém depois ficar na dúvida, não será necessário repetir a Amidá.
Se no início da Amidá não tinha intenção clara de dizer Hamêlech Hacadosh:
a) Se a dúvida surgir quando ainda estiver recitando a Amidá, deverá repetir a Amidá.
b) Caso a dúvida sobrevenha após a tefilá, não será necessário repetir a Amidá.
6) Com relação à alínea d do item 1, caso tenha esquecido de dizer Hamêlech Hamishpat e percebeu logo, deverá corrigir imediatamente (toch kedê dibur - o intervalo de tempo que leva para se pronunciar três palavras) dizendo Hamêlech Hamishpat.
Se lembrar após ter começado a bênção seguinte:
Ashkenazim - Seguem em frente.
Sefaradim (há opiniões divergentes):
Há os que procedem como os ashkenazim e não voltam.
Há os que procedem como o Bêt Yossef e retomam do início da berachá de Hashíva Shofetênu.
Tudo indica que o costume dos sefaradim é de não retomar, seguindo a regra de “safek berachot lehakel” - de que não se recita uma berachá em situações de incerteza.
Meên Sheva de Shabat Teshuvá
7) Na berachá de Meên Sheva do Arvit de Shabat (Te)shuvá, o chazan dirá Hamêlech Hacadosh em vez de Hael Hacadosh.
No caso de esquecimento, se lembrar antes de falar Hashem de baruch Atá Hashem mecadesh Hashabat, voltará para Hamêlech Hacadosh. Se esquecer totalmente de dizer, não será necessário repetir.
Amidot de Rosh Hashaná
e Yom Kipur
8) Em Rosh Hashaná e Yom Kipur, na terceira berachá da Amidá (Hamêlech Hacadosh), acrescentam-se os parágrafos que iniciam com “uvchen”. Caso tenha concluído baruch Atá Hashem Hamêlech Hacadosh sem acrescentar estes parágrafos, não deverá repetir e dará sequência de Atá Vechartánu em diante.
9) Se nas amidot de Rosh Hashaná e Yom Kipur disse Uvchen Ten... e está em dúvida se terminou Hael Hacadosh ou Hamêlech Hacadosh, não deverá repetir a Amidá, mas sim, continuá-la normalmente.
No caso de dúvida se recitou Hamêlech Hacadosh, a halachá é diferente nos sete dias entre Rosh Hashaná e Yom Kipur - pois repete-se a Amidá. Vide item 4.
Shir Hamaalot Mimaamakim
10) No nússach dos sefaradim - comunidades orientais - e no nússach sefarad (Europa Oriental: Polônia, Rússia, Romênia) acrescenta-se nos Assêret Yemê Teshuvá, depois de Yishtabach (antes do Cadish), o capítulo 130 do Tehilim “Shir Hamaalot Mimaamakim Keraticha Hashem”. No caso de esquecimento, poderá recitar este capítulo após “Alênu Leshabêach”.
No nússach ashkenaz - Europa Central (Alemanha e França), Lituânia e Hungria - há aqueles que não acrescentam este mizmor para não fazer hefsek (interrupção), há aqueles que o recitam depois de Yishtabach e há aqueles que o recitam depois da Amidá, antes de Avínu Malkênu (vide Mishná Berurá, capítulo 54 item 4).
Hashem Hu Haelokim
11) Durante os Assêret Yemê Teshuvá, antes de Hashem Mêlech, os sefaradim costumam recitar duas vezes o versículo Hashem Hu Haelokim, Hashem Hu Haelokim.
1) Durante os Assêret Yemê Teshuvá (depois da Amidá de Shacharit e Minchá) se diz Avínu Malkênu.
Sefaradim
2) Os sefaradim costumam dizer Avínu Malkênu todos os dias de Assêret Yemê Teshuvá.
Recitam-no inclusive no Shabat e nos seguintes dias: Rosh Hashaná, Minchá de Êrev Shabat Teshuvá, Shabat Teshuvá, Êrev Yom Kipur (Shacharit e Minchá) e Yom Kipur. Nestes dias, porém, não se recita os trechos de Avínu Malkênu que contêm termos alusivos a pecados, que são:
Avínu Malkênu chatánu lefanêcha.
Avínu Malkênu mechol uslach lechol avonotênu.
Avínu Malkênu mechok berachamêcha harabim col shitrê chovotênu.
Avínu Malkênu mechê vehaaver peshaênu minêgued enêcha.
No Yom Kipur, mesmo quando coincide com o Shabat, não se omitem os trechos alusivos a pecados.
Ashkenazim
Os ashkenazim não dirão Avínu Malkênu nos seguintes dias:
a) Em Rosh Hashaná se coincidir com o Shabat. Mas se cair durante a semana, os ashkenazim devem dizer o Avínu Malkênu na íntegra, mesmo os trechos que contêm termos alusivos a pecados. Contudo, não costumam bater com o punho sobre o coração mesmo no segundo dia de Rosh Hashaná.
b) Em Minchá da véspera de Shabat Teshuvá.
c) Em Shabat Teshuvá.
d) No Êrev Yom Kipur (Shacharit
e Minchá). No caso de Yom Kipur coincidir com o Shabat, entretanto, fala-se Avínu Malkênu na sexta-feira na oração de Shacharit, porém não em Minchá.