Matérias >> Edição 190 >> Criança Segura

Crianças no Carro

Acidentes acontecem durante um lapso de supervisão ou porque um mecanismo de segurança não foi utilizado. Simples precauções podem reduzir em 90% o número de acidentes.
Leia a seguir algumas dicas importantes que podem salvar vidas.

Criança Segura

A maneira como seu filho é transportado no carro pode ser tão importante quanto fatores como velocidade do veículo e condições da estrada. Acidentes com veículos (pedestres e passageiros) são a causa líder de mortes entre crianças de 1 a 14 anos.

Como transportar seu filho com segurança em um automóvel

A melhor proteção para as crianças no carro é o uso de cadeirinhas e assentos de segurança. O cinto de segurança é projetado para adultos com no mínimo 1,45m de altura e por isso não protege as crianças dos traumas de um acidente.

Nunca saia de carro com crianças sem estes sistemas de retenção, mesmo que seja para ir até a esquina. Muitas colisões acontecem perto de casa. A maioria também ocorre em ruas com baixos limites de velocidade. Quase 60% dos acidentes graves e/ou fatais ocorrem em menos de 30 minutos de passeio. Outros 20%, entre 30 minutos e 1 hora (CET, 1992). Por isso, é importante usar a cadeirinha mesmo em pequenas distâncias.

Estudos americanos mostram que cadeiras de segurança para crianças, quando instaladas e usadas corretamente, diminuem os riscos de morte em até 71% em caso de acidente.

Criança Segura

Entretanto, não basta apenas comprar um desses artigos para garantir a segurança do seu filho. É importante usar cadeiras certificadas que sejam apropriadas ao tamanho e ao peso da criança e que se adaptem devidamente ao seu veículo. A maioria das cadeiras e assentos de segurança é instalada de forma incorreta.

Dê preferência às cadeiras certificadas, pois esta é a garantia de que o produto está preparado para resistir a um acidente.

Todas as cadeiras americanas e européias são obrigatoriamente certificadas e vêm acompanhadas do selo de certificação. Quantos às brasileiras, certifique-se de que possuem o selo do Inmetro. Caso contrário, não compre.

Uma cadeirinha de segurança somente recebe o selo de certificação após passar pelos testes que garantem sua eficácia no caso de colisão:

* Teste estático: a cadeira é verificada quanto à resistência dos cintos, das fivelas, toxidez dos materiais usados, etc.

* Teste dinâmico: car crash - a cadeira é instalada dentro de um carro que colidirá contra um muro a 50Km/h.

Lesões dentro do carro

Se a temperatura exterior estiver alta, dentro do carro o calor quase dobra. Nessas condições, as crianças podem sofrer sérias lesões em poucos minutos, pois seu corpo não suporta altas temperaturas.

Outro alerta importante é em relação aos vidros elétricos. Muito cuidado, pois a criança pode sufocar-se caso ela feche a janela de forma acidental enquanto está com a cabecinha para fora.

Por estas razões:

* Nunca deixe uma criança sozinha no carro. Também não deixe o veículo aberto, pois ela pode entrar e não conseguir mais sair.

* Antes de trancar o carro, certifique-se de que as chaves estão com você e deixe-as longe do alcance das crianças.

* Ensine seu filho a não brincar dentro ou perto de carros.

* Mantenha os bancos de trás travados para impedir que seu filho entre no porta-malas por dentro do carro.

* Trave as portas traseiras enquanto você dirige.

* Em caso de vidro elétrico traseiro, trave a abertura das janelas.

Perguntas mais frequentes

O que eu posso dizer para o meu filho de 10 anos que pede para andar sem cinto de segurança porque é muito “desconfortável”?

Diga “não”. O cinto de segurança bem usado consegue administrar as forças de uma batida e, consequentemente, os ferimentos não são tão graves.

Mesmo uma batida relativamente leve pode ser um evento muito violento. Um passageiro que não estiver usando cinto de segurança pode ser jogado com uma força maior do que o peso do seu corpo. A força da batida pode também causar o deslocamento de órgãos internos, provocando ferimentos adicionais. Cintos de segurança corretamente usados podem ajudar a minimizar o movimento de um passageiro dentro do carro.

O cinto de segurança irá:

* Prevenir que seu corpo seja jogado de um lado para outro dentro e fora do carro.

* Distribuir a força da batida para as partes fortes e com osso do seu corpo.

* Distribuir a força da batida em uma área ampla de seu corpo.

* Permitir que seu corpo diminua a velocidade com o carro.

* Proteger sua cabeça, pescoço e medula espinhal.

Os cintos de segurança funcionam melhor se usados da forma como foram desenhados e testados:

* A criança deve estar sentada com as costas totalmente apoiadas no encosto e o apoio para a cabeça deve estar ajustado para suportar a parte de trás do pescoço e da cabeça.

* O cinto subabdominal deve estar confortável em cima dos ossos da coxa ou do quadril, e não no abdômen.

* O cinto deve ser posicionado de forma confortável no peito e na clavícula.

Cintos de segurança ajustados podem parecer um pouco desconfortáveis, mas a proteção que eles oferecem em um acidente vale a pena!

Por que as crianças menores devem usar cadeirinhas?

Considerando que os cintos de segurança dos carros não atendem às necessidades físicas e de desenvolvimento das crianças, as cadeiras de segurança (cadeirinhas) apropriadas são necessárias e imprescindíveis.

Qual a forma mais segura de transportar crianças em um carro?

Crianças com menos de 10 anos devem andar no banco de trás e em cadeira de segurança. Veja o quadro “Guia da Cadeirinha”.

O que eu devo saber sobre instalação de cadeirinha de segurança de criança?

Existem muitos tipos de cadeirinhas de segurança, com diversas configurações de cinto de segurança e bancos de carro. Consequentemente, existem várias combinações possíveis para uma instalação correta. Seguem abaixo algumas dicas básicas:

* A cadeira de segurança deve estar bem presa ao assento do carro com o cinto de segurança - ela não pode se mover mais de 2cm de um lado para o outro.

* Certifique-se de que os sistemas de segurança da cadeira com o carro e da cadeira com a criança estejam corretamente instalados.

* Em muitos casos, o cinto de segurança precisa do auxílio do clipe de segurança (locking clip) para prender corretamente a cadeirinha. Leia sobre isso no manual de sua cadeirinha. As cadeirinhas americanas e algumas brasileiras já vêm com o clipe de segurança anexo. As cadeirinhas européias dispensam o uso deste dispositivo.

* O banco da frente deve ser a última opção para instalar a cadeira de segurança, principalmente nos carros que possuem airbag de passageiro. O airbag do passageiro pode machucar seriamente uma criança que estiver sentada no banco da frente. Caso seja inevitável, afaste o banco dianteiro o máximo possível do painel do veículo e desative o airbag.

Quais os erros mais comuns ao usar cadeiras de segurança?

* Usar uma cadeira inapropriada para a idade e o tamanho da criança.

* Colocar uma criança menor de 1 ano de idade ou com menos de 9kg em uma cadeira de segurança de frente para o movimento.

* Não instalar a cadeirinha bem presa ao banco do carro e não colocar a criança corretamente na cadeira de segurança.

* Instalar a cadeirinha no banco da frente.

Pode-se utilizar cadeirinhas de segurança já usadas?

Para que uma cadeirinha de segunda mão possa ser reutilizada por outra criança, é necessário considerar o seguinte:

* O histórico completo deve ser conhecido. A cadeirinha pode ter sido danificada em um acidente ou debilitada por uso e armazenamento errados, entre outros.

* Todas as partes originais, instruções e rótulos devem estar em boas condições. Substituir partes por outros modelos não é apropriado. Outras modificações também podem comprometer a segurança da cadeirinha.

* Os fabricantes concordam que uma cadeirinha com mais de 6 anos não deve ser usada, porque os padrões de performance mudam com frequência, incorporando novas tecnologias para proteger melhor as crianças.

Por que a cadeirinha de segurança deve ser substituída após um acidente?

A força da batida pode enfraquecer ou danificar a cadeirinha de segurança, os cintos de segurança e outros dispositivos de proteção, tornando-os menos eficientes. Este tipo de dano pode também acontecer em acidentes menores, mesmo quando não é visível a olho nu, e pode tornar o sistema de proteção menos eficaz.

Qual cadeirinha de segurança é a mais segura para o meu filho?

Cheque as instruções do fabricante para garantir que seu filho está dentro do peso e altura da cadeirinha de segurança em questão e que esta também atende as necessidades de idade/desenvolvimento.

Nem todas as cadeirinhas de segurança podem ser instaladas corretamente em todas as posições nos veículos. Antes de comprar a cadeirinha, teste a instalação em seu carro para se certificar de que são compatíveis. Assegure-se de ler as instruções da cadeirinha e do veículo.

Quando posso colocar meu filho de frente para o movimento?

A Academia Americana de Pediatria recomenda que as crianças devem ter um mínimo de 12 meses e um peso mínimo de 9kg antes de ficar de frente para o movimento. Antes disso, seus ossos e ligamentos não estão desenvolvidos o suficiente para suportar as forças de uma colisão frontal.

A posição de costas para o movimento reduz o risco de danos na medula espinhal numa colisão frontal, já que a concha da cadeirinha de segurança segura o pescoço e divide as forças da batida nas costas. A maioria das cadeirinhas de segurança para bebês tem um limite de 9 a 10kg. As cadeirinhas mais modernas têm um limite de até 14kg. Essas cadeirinhas fornecem uma melhor proteção para as crianças, mesmo depois de completarem um ano.

Como saber se minha criança ficou muito grande para a cadeirinha de segurança que é instalada de frente para o movimento?

Você deve verificar as seguintes características:

* Os limites de peso da cadeirinha.

* As tiras de segurança da cadeirinha em relação aos ombros da criança. Para segurar as costas da criança na cadeira, as tiras devem estar nos ombros ou acima destes quando a criança estiver de frente para o movimento.

* A altura da concha da cadeirinha de segurança em relação à base do crânio da criança. Para proteger a cabeça e o pescoço, a base do crânio, localizada na metade das orelhas, não pode estar acima do topo da concha.

A maioria das cadeirinhas de segurança também tem um limite máximo de altura que deve estar descrito nas instruções de uso. É fornecida uma altura geral, mas a altura da criança sentada é ainda mais importante. Consulte e siga as instruções do fabricante de acordo com cada modelo.

Se seu filho excedeu alguma dessas características de peso e altura, é necessário um novo sistema de retenção, que se chama assento de segurança (booster). Sua função é elevar a criança na altura adequada para que o próprio cinto de segurança de três pontos do carro passe pelos locais corretos do corpo da criança: sobre os quadris e no centro do ombro.

No geral, recomenda-se o uso de cadeirinhas o maior tempo possível antes de mudar para o assento de segurança.

Por que recomenda-se suportes de segurança para crianças até 8-10 anos?

A maior parte das famílias está acostumada com a ideia de manter as crianças em cadeirinhas de segurança até os 4 anos, e não sabem que as crianças precisam de cadeirinha de segurança por muito mais tempo. Os cintos de segurança dos veículos são desenhados para proteger adultos ou crianças com mais de 1,45m.

Considerando isto e que os suportes de segurança não são amplamente usados, vemos um grande número de lesões sérias (e fatais) com crianças. Lesões em órgãos internos e medula óssea geralmente são o resultado de um mau ajuste de cinto.

Todos os assentos de segurança (booster) que eu achei requerem cintos de 3 pontos, mas meu carro só tem cinto subabdominal no banco de trás. O que fazer?

Você tem duas opções:

* Instalar um cinto de três pontos em seu banco traseiro. Contate o fabricante de seu veículo para mais informações.

* Usar um veículo alternativo que tenha cinto de 3 pontos no banco de trás. Qualquer veículo modelo 1998 em diante deve possuir.

Quando eu sei que meu filho está pronto para mudar de um assento de segurança (booster) para o cinto de segurança?

A criança deve andar em assentos de segurança até que o cinto de segurança sirva corretamente. Isto significa que:

* A criança consegue apoiar as costas no banco e dobrar o joelho na borda do assento sem deslizar.

* O cinto subabdominal deve ficar ajustado sobre os ossos dos quadris e não na região do abdômen.

* O cinto de 3 pontos deve passar confortavelmente sobre os quadris e no centro do ombro, e não no pescoço.

Se nenhum desses critérios for atingido, é provável que a criança ainda precise de um assento de segurança.

Eu tenho mais filhos do que espaço no banco de trás. O que devo fazer?

Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, crianças com menos de 10 anos devem andar no banco de trás. Caso isso não seja possível, a melhor opção é que a criança mais alta do grupo sente no banco da frente, utilizando a cadeirinha ou o assento de segurança. Afaste o banco da frente o máximo possível do painel e, caso tenha airbag, desligue-o. Bebês de costas para o movimento nunca devem ser colocados no banco da frente com airbags ativados.

Qual o lugar mais seguro do banco de trás para meu bebê?

Considerando que ele esteja devidamente preso no centro, de costas para o movimento, esta é a posição recomendada. Essa posição é isolada de todos os ângulos de batida, por isso é geralmente considerada a mais segura.

Meu filho simplesmente não fica parado em sua cadeirinha de segurança. O que devo fazer?

Existem algumas variáveis que podem influenciar se uma criança fica ou não na cadeirinha de segurança. Os pais ou as pessoas que cuidam da criança devem se certificar de que:

* Todas as pessoas no carro, inclusive adultos, sempre usem cinto de segurança no carro. Isso mostra às crianças que dirigir sem cinto é inadmissível.

* Os cintos da cadeirinha de segurança da criança estejam ajustados corretamente, para que ela esteja confortável e segura. Para uma criança em cadeirinha de frente para o movimento, as tiras da cadeirinha devem estar na altura dos ombros ou um pouco acima. As instruções do fabricante da cadeirinha fornecem um direcionamento específico.

* O clipe peitoral, caso exista, esteja posicionado na altura das axilas da criança.

Um método usado por muitos pais é afirmar que o carro não se movimentará a não ser que todos estejam com o cinto de segurança. Se uma criança escapar durante a viagem, pode-se parar o carro em um lugar seguro e permanecer lá até que a criança concorde em sentar em sua cadeirinha de segurança. Isso pode exigir um tempo extra de viagem no começo, mas uma vez que a criança perceba que permanecer em uma cadeirinha de segurança não é negociável, o problema termina.

Por que um bebê não está seguro no colo da mãe quando é transportado no carro?

Os acidentes de carro são imprevisíveis e acontecem muito rapidamente, deixando pouco tempo para reação. O tempo médio de reação de um adulto é de ¾ de segundo, o que é muito lento para prevenir-se contra o acidente. Mesmo que alguém pudesse reagir rapidamente, uma criança que pesa 10kg, em um acidente a 50Km/h, teria um peso equivalente a 500kg, ou seja, igual a um filhote de elefante.

No caso de um acidente, a mãe que segura uma criança pode chegar a esmagá-la ou, provavelmente, não conseguirá segurá-la e a criança será jogada contra outros passageiros, contra o vidro dianteiro ou para fora do veículo.

O que os pais devem fazer se não têm condições de comprar uma cadeirinha ou assento de segurança para o seu filho?

A segurança das crianças é uma prioridade para a família e isso deve ser levado em consideração quanto aos gastos. O preço de uma cadeirinha nacional certificada é de apenas 2% do valor de um carro econômico.

O que o Código de Trânsito Brasileiro diz sobre o transporte de crianças?

Os menores de 10 anos devem ser transportados nos bancos traseiros e usar, individualmente, cinto de segurança ou sistema de retenção equivalente.

O ônibus escolar dos meus filhos não tem cintos de segurança. Isso não é perigoso?

A maioria das crianças mortas ou feridas em acidentes com ônibus escolares estava entrando/saindo do ônibus ou estava fora do ônibus. Os ônibus escolares são, estatisticamente, a melhor forma de transporte terrestre.

Crianças em grandes ônibus escolares são protegidas por um sistema chamado “compartimentalização”. A alta absorção de energia por parte dos encostos dos assentos combinada com os espaços estreitos entre os bancos cria um “compartimento” para os ocupantes no acidente. Esse tipo de transporte é projetado mantendo as pessoas confinadas e distribuindo as forças do acidente em uma ampla área do corpo.

Além disso, o tamanho dos veículos, horários típicos de trajeto e a visibilidade de um ônibus grande aumentam a proteção.

Os ônibus escolares pequenos, que pesam menos que 4,5 toneladas, devem estar equipados com cintos subabdominais, já que os ônibus pequenos sofrem as forças de um acidente de uma forma similar àquelas que passageiros de carros sofrem.

É possível que duas crianças dividam o mesmo cinto de segurança?

Duas pessoas nunca devem dividir o mesmo cinto de segurança. O cinto foi projetado para uma pessoa apenas.

www.criancasegura.org.br