Hatarat Nedarim - Anulação de Promessas
1) Costuma-se fazer Hatarat Nedarim na véspera de Rosh Hashaná. Os sefaradim costumam fazer Hatarat Nedarim três vezes: a primeira vez quarenta dias antes de Rosh Hashaná, a segunda vez na véspera de Rosh Hashaná e uma terceira vez na véspera de Yom Kipur.
Jejum
2) Há um costume de jejuar na véspera de Rosh Hashaná. Há aqueles que completam o jejum até o anoitecer (quebram com o Kidush); há quem termine o jejum antes do pôr do Sol e há ainda quem costume jejuar somente até o horário de Minchá Guedolá.
3) Os sefaradim costumam receber o taanit no término da Amidá de Minchá, antes de “ossê shalom bimromav” do dia anterior ao jejum. Se não o acolherem antes de “ossê shalom bimromav”, poderão fazê-lo a qualquer momento antes do pôr do Sol. Se não o acolheram antes do pôr do Sol, poderão fazê-lo no período entre o pôr do Sol e o nascer das estrelas. Os sefaradim costumam jejuar até depois do kidush. Se quebrarem o jejum antes do nascer das estrelas, não dirão “Anênu”.
Os ashkenazim não precisam receber este taanit, como citado acima.
4) Todas as vezes que um indivíduo (particularmente) decidir jejuar, deverá receber o jejum na véspera, antes de dar os três passos para trás na tefilá de Minchá, caracterizando “Cabalat Taanit” - acolhida ou aceitação do jejum.
Não há necessidade de receber os jejuns denominados de taanit tsibur (jejuns públicos) como Dezessete de Tamuz, Nove de Av, Tsom Guedalyá, Dez de Tevet e Taanit Ester, no fim da oração de Minchá do dia anterior.
Anênu - Sefaradim
5) Quem estiver jejuando na véspera de Rosh Hashaná e pretende jejuar até o nascer das estrelas (até o Kidush), deverá dizer Anênu em Shomêa Tefilá (na Amidá de Minchá). (Isto como em todo Taanit Tsibur, que o indivíduo insere Anênu em Shomêa Tefilá e somente o chazan, na Chazará, insere Anênu entre as berachot de “Goel Yisrael” e “Refaênu” e concluicom Baruch Atá Hashem Haonê leamô Yisrael beet tsará).
Os sefaradim não devem dizer Anênu se pretendem terminar o jejum antes do nascer das estrelas.
Anênu - Ashkenazim
6) Os ashkenazim dirão Anênu em Shomêa Tefilá mesmo que pretendam jejuar somente até depois de Minchá.
7) A seguir o texto de Cabalat Taanit - compromisso para receber o jejum na véspera - conforme impresso nos sidurim de nússach sefaradi e edot hamizrach.
Proceda da seguinte maneira: Reze a Amidá, e antes de recuar três passos, declare a aceitação do jejum “Ribon Haolamim” - Senhor dos Mundos. Se esquecer de fazê-lo em Minchá, poderá declarar a aceitação até mesmo no crepúsculo, desde que não tenha ainda rezado Arvit.
Ribon Haolamim! Harêni Lefanêcha al tenay betaanit nedavá lemachar mealot hasháchar ad achar tefilat arvit veim lô uchal ô lô ertsê, kesheomar “Mizmor Ledavid Hashem Roí”, uchal lehafsik velô yihyê bi shum avon. Aval yehi ratson Milefanêcha Ad-nay El-hay Vel-hê avotay, shetiten bi côach uvriut veezkê lehit’anot lemachar utcabelêni beahavá uvratson, utzakêni lashuv bitshuvá shelemá vetaanê atirati vetishmá tefilati ki Atá shomêa tefilat col pê. Baruch shomêa tefilá.
Senhor dos Mundos! Assumo perante Ti, condicionalmente, um jejum voluntário amanhã, desde a aurora até depois da oração de Arvit. E se eu não puder ou não quiser (completar o jejum), quando eu recitar “Salmo de David. Hashem é meu pastor, (etc.)” [Salmo 23], poderei interromper (meu jejum) e não haverá em mim nenhum pecado. Porém, seja da Tua vontade, Hashem, meu Deus e Deus dos meus antepassados, que Tu me concedas forças e saúde para que eu consiga jejuar amanhã, e que Tu me aceites com amor e agrado. E concede-me o mérito de retornar em arrependimento (penitência) absoluto (perfeito) e responde à minha súplica e aceita (escuta) minha oração, pois Tu ouves a oração de todas as bocas. A Fonte das Bênçãos és Tu, Que ouve a oração.
8) Quem não estiver bem de saúde, estará isento deste jejum. O Sandak (aquele que segura o bebê durante o Berit Milá), o Mohel e o pai do bebê cujo Berit Milá se realiza neste dia, não só deixam de jejuar, como é mitsvá que comam. Os convidados para a seudá do Berit Milá também poderão comer, mas somente depois do Berit Milá.
Entre os convidados, aqueles que receberam sobre si - na tefilá de Minchá do dia anterior - jejuar no Êrev Rosh Hashaná, não deverão comer.
Tachanun
9) Na oração de Shacharit de Êrev Rosh Hashaná não se recita Tachanun e Nefilat Apayim. Porém, nas Selichot se diz Tachanun e Nefilat Apayim, mesmo que as Selichot se prolonguem até depois de Alot Hasháchar.
Toque do shofar
10) Os que costumam tocar o shofar durante o mês de Elul, não o tocam na véspera de Rosh Hashaná, mesmo que o primeiro dia de Rosh Hashaná coincida com o Shabat.
Visita ao cemitério
11) Costuma-se visitar o cemitério na véspera de Rosh Hashaná e dar Tsedacá.
Não se deve visitar o mesmo túmulo duas vezes no mesmo dia.
O cemitério é o local de descanso dos tsadikim (justos) e, portanto, é um lugar sagrado onde a tefilá é mais bem acolhida.
Ao rezar ao pé dos túmulos dos justos, podemos pedir que as almas destes tsadikim orem por nós, fazendo tefilá perante o Criador. Nossa intenção, no entanto, deve ser a de pedir a Hashem que tenha piedade de nós pelo mérito dos tsadikim que ali jazem. Não se deve colocar nossa esperança e confiança nos mortos que se encontram lá.
12) Se mais de 30 dias passaram sem que tenha ido ao cemitério, quando vir os túmulos deverá recitar a berachá (Baruch... asher yatsar etchem bedin... Baruch Atá Hashem mechayê hametim).
13) Ao sair do cemitério faz-se Netilat Yadáyim sem berachá.
14) Os cohanim, por não poderem se impurificar pelos mortos, devem se cuidar ao visitar o cemitério. Não devem nem mesmo visitar os túmulos dos tsadikim. Os cohanim que cuidam em não ir a túmulos de tsadikim, o zechut (mérito) destes tsadikim prevalecerá mais ainda e Hashem atenderá seus anseios. Vide orientações nos livros “Ner Lechayim” (cap. 12) e “Vaani Tefilá” (pág. 341 a 343).
Cortar o cabelo, tomar banho, imergir no micvê
15) Corta-se o cabelo, toma-se banho com água quente e costuma-se imergir no micvê na véspera de Rosh Hashaná. Roupas festivas (sociais) de yom tov devem ser vestidas antes de ir para a sinagoga e devem ser melhores que as de Shabat.
Eruv Tavshilin
16) Quando Rosh Hashaná cair quinta e sexta-feira, devemos lembrar de fazer Eruv Tavshilin, para poder cozinhar na sexta-feira também para o Shabat. Vide halachot de Eruv Tavshilin, cap. 47.
Obs.: É proibido criar (e apagar) fogo no yom tov, mas é permitido passar fogo (desde que não seja Shabat) a partir de uma chama que está acesa desde a véspera do yom tov (vide cap. 40). Portanto, devemos deixar um fogo aceso desde a véspera de Rosh Hashaná, que dure quarenta e oito horas.
Minchá
17) Deve-se ter um cuidado especial na oração de Minchá (não se apressar concentrando-se nas palavras) da véspera de Rosh Hashaná por ser ela a última oração do ano.
Preparativos antes de Rosh Hashaná
18) Deve-se entrar em Rosh Hashaná, que é o Yom Hadin - o Dia do Julgamento - com seriedade e com teshuvá completa, lembrando as palavras do Rambam, que define estes dias como dias de teshuvá e de temor e não dias de alegria demasiada.
19) Consta dos livros sagrados que em Rosh Hashaná devem-se evitar conversas de “chol” (corriqueiras; não alusivas ao yom tov). Deve-se dormir menos, fazer mais tefilá, suplicar tachanunim do fundo do coração e recitar Tehilim. Antes de Rosh Hashaná é adequado tomar a decisão de receber sobre si um bom comportamento que não lhe era comum até então, ou um bom ato que não costumava praticar.
Berachá
1) Costuma-se acender velas como em todo yom tov e a bênção é: Baruch... asher kideshánu... lehadlik ner shel Yom Tov. E se Rosh Hashaná cair no Shabat dir-se-á: Baruch... asher kideshanu... lehadlik ner shel Shabat Veyom Tov (ashkenazim: lehadlik ner shel Shabat veshel Yom Tov).
Shehecheyánu
2) As mulheres que têm o costume de fazer a berachá de Shehecheyánu na hora de acender as velas, podem responder amen quando o Shehecheyánu for pronunciado pela pessoa que estiver fazendo o Kidush. De qualquer forma, é correto não fazer esta bênção ao acender as velas, e sim ouvi-la de quem faz o Kidush e responder amen. E aquelas que costumam recitar a berachá de Shehecheyánu na hora de acender as velas, não devem ser impedidas de assim proceder.
Procedimento
3) Ao acender as velas de yom tov, deve-se primeiro fazer a berachá e depois acender as velas, diferentemente de Shabat que primeiro se acende e depois se recita a berachá. O fósforo deve ser aceso antes da berachá para que não haja hefsek (interrupção) entre a berachá e o acendimento.
Há quem diga que no yom tov faz-se a berachá após acender as velas, como no Shabat.
As mulheres sefaradiyot que na véspera de Shabat recitam a berachá primeiro e depois acendem as velas, podem continuar com seu costume.
4) No primeiro dia de yom tov é correto que as velas sejam acesas vinte minutos antes do pôr do Sol, como na véspera do Shabat.
5) Se as velas de yom tov forem acesas quando já for noite, sem dúvida que primeiro se faz a berachá e depois se acendem as velas a partir de fogo que foi aceso antes do início do yom tov.
6) Porém as velas do segundo dia de yom tov devem ser acesas somente após o nascimento das estrelas (em São Paulo, 40 minutos após o pôr do Sol), a partir de fogo que foi aceso antes do início do yom tov.