Matérias >> Edição 190 >> Leis e Costumes III

Leis Referentes à Alimentação na Sucá

Rabino I. Dichi

A mitsvá de comer pão na sucá

1) Comer uma porção de pão na sucá na primeira noite de Sucot (e fora de Êrets Yisrael também há esta mesma obrigação na segunda noite) é mitsvá da Torá. Deve-se comer pão e não mezonot (massas como bolo e biscoitos).

2) Para cumprir a mitsvá, deve-se comer no mínimo o shiur (porção) de cazáyit de pão, que equivale a 28,8 ml. Este shiur é calculado em volume - o que caberia, quando esfarelado, em dois terços de um copinho descartável de café (de 50ml). Mas como há opiniões que se deve comer um pouco mais de cabetsá, equivalente a 57,6 ml (duas vezes o cazáyit), é preferível que se esforce em comer um pouco mais de cabetsá de pão, o que caberia, quando esfarelado, em 1 1/3 (um mais um terço) de copinho descartável de café (de 50ml).

Este shiur deve ser consumido no intervalo de quatro minutos que é o prazo de “kedê achilat perás”. Este intervalo também é observado para o consumo da matsá nas duas primeiras noites de Pêssach.

3) Esta porção deve ser consumida depois do anoitecer e antes de chatsot (o meio da noite). Caso, por algum motivo, não a tenha ingerido até chatsot, deverá fazê-lo de qualquer modo depois de chatsot.

A cavaná (intenção) durante a mitsvá de sucá

4) Quando estivermos cumprindo a mitsvá de sucá, devemos dirigir nosso pensamento e ter em mente que estamos sentados na sucá por determinação do Todo-Poderoso. É necessário fazer esta reflexão todas as vezes que estamos cumprindo alguma mitsvá, tanto da Torá quanto derabanan (prescrição rabínica).

5) Com relação à mitsvá de sucá, além de pensarmos que estamos sentados nela por determinação do Criador, devemos ter em mente que estamos cumprindo este preceito para nos lembrarmos do Êxodo do Egito e também para recordar as nuvens Divinas que acompanharam e protegeram o nosso povo no deserto. Há opiniões que sustentam que esta intenção é absolutamente indispensável para o cumprimento da mitsvá.

Somente com relação a três mitsvot Torá descreveu o motivo (táam) de sua realização: sucátsitsit e tefilin. Por isso, ao cumprirmos cada uma delas, devemos ter em mente seus motivos, pois o principal do cumprimento destas mitsvot depende da intenção que temos no momento em que estão sendo realizadas, o que não ocorre com as outras mitsvot, quando é suficiente o pensamento descrito no item 4.

Sucá - Consta em Vayicrá 23:43 - “Lemáan yedeú dorotechem ki vassucot hoshávti et benê Yisrael behotsii otam Meêrets Mitsráyim” - Para que as vossas gerações saibam que, nas cabanas (sob as nuvens Divinas), fiz habitar os filhos de Yisrael, quando os tirei da terra do Egito.

Tsitsit - Consta em Bemidbar 15:40 -“Lemáan tizkeru vaassitem et col mitsvotay vihyitem kedoshim Lelohechem” - Para que vos lembreis e cumprais todos os Meus preceitos e sejais santos para com vosso D’us.

Tefilin - Consta em Shemot 13:16 - “Vehayá leot... ki bechôzek yad hotsiánu Ad-nai Mimitsráyim” - E será como sinal... pois com mão forte nos tirou o Eterno do Egito. Para lembrar dos milagres e das maravilhas que D’us fez conosco, os quais atestam sobre Sua Unicidade e que a Ele pertence a força e o domínio sobre os Céus e sobre a Terra.

Nas outras refeições de Sucot

6) Nas outras refeições de Sucot (exceto a primeira e segunda noite conforme já mencionado acima) é permitido comer fora da sucá uma porção de até cabetsá de pão, que equivale a 57,6 ml - o que caberia, quando esfarelado, em 1 1/3 (um mais um terço) de copinho descartável de café (de 50 ml). Também é permitido comer uma porção de até cabetsá de massas em geral, como biscoitos, bolos, macarrão (e todo alimento feito de trigo, cevada, aveia, centeio ou espelta). Porém, se um homem quiser consumir mais de cabetsá dos alimentos citados acima, terá de consumi-los na sucá. Com relação à berachá de Leshev Bassucá, vide itens 11 a 20.

Obs.: Como esta quantidade é em volume e facilmente pode ser ultrapassada, convém evitar consumir pão e pat habaá bekisnin (massas em geral) fora da sucá durante todos os dias de Sucot, a não ser que seja uma quantidade mínima que com certeza não excedará o shiur - a quantidade permitida.

7) Com relação a frutas, legumes, arroz, carne, peixe, queijo e líquidos em geral, inclusive vinho (no caso de sefaradim), é permitido consumir qualquer quantidade fora da sucá.

Os ashkenazim não devem beber reviit (86ml) ou mais de vinho fora da sucá.

8) O homem que não beber nem mesmo um copo de água fora da sucá é digno de louvor.

9) Porém, enquanto estiver no meio de uma refeição com pão, não deverá comer ou beber nada fora da sucá.

As refeições de Shabat e yom tov em Sucot

10) É mitsvá comer pão nas três refeições de Shabat e nas duas refeições de yom tov. Por isso, o homem que estiver impedido de comer na sucá nas refeições de Shabat e de yom tov, deverá comer pão fora da sucá (exceto nas duas primeiras noites de Sucot, quando não deverá comer pão fora da Sucá). Porém, fora da sucá, deverá comer somente a quantidadede um cazáyit de pão em cada refeição - equivalente a 28,8 ml - o que caberia, quando esfarelado, em dois terços de um copinho descartável de café (de 50ml) que é permitido comer fora da sucá, porém não mais que cabetsá (o dobro de cazáyit).

A berachá de Leshev Bassucá: sobre quais alimentos fazer

11) Faz-se a berachá de Leshev Bassucá sempre que for comer mais de cabetsá de pão na sucá.

12) Sobre os alimentos cuja berachá é Borê Minê Mezonot, o costume sefaradi é de não fazer a berachá de Leshev Bassucá mesmo quando comer mais do que a porção de cabetsá na sucá (embora seja proibido comer mais de cabetsá fora da sucá).

Só a fazem quando comem o shiur de “Keviut Seudá” (quando se fixa uma refeição sobre pat habaá bekisnin ou maassê kederá - que é o shiur de quatro betsim) de mezonot como bolo, biscoito, macarrão, ou qualquer alimento que é de trigo, cevada, aveia, centeio ou espelta.

Obs.: Após comer uma quantidade de quatro betsim de pat habaá bekisnin (como bolo e biscoito), recita-se o Bircat Hamazon. Após comer uma quantidade de quatro betsim de maassê kederá (como macarrão), recita-se Al Hamichyá.

13) Já o costume dos ashkenazim é fazer a berachá de Leshev Bassucá quando comem mais do que o shiur de cabetsá de mezonot na sucá. Ao recitarem a berachá devem ter em mente que ela se refere à refeição e também ao fato de estarem sentados na sucá. Convém permanecerem na sucá mais algum tempo após fazer a refeição de mezonot.

14) Toda a vez que, conforme citado acima, for necessário fazer a berachá de Leshev Bassucá, é correto ter a intenção de isentar com a berachá as outras atividades feitas na sucá até a próxima refeição com berachá, como: refeições de legumes, carnes, ou o simples fato de sentar-se na sucá ou de dormir.

Quando esquecer de fazer a berachá

15) Nos casos em que é necessário recitar a berachá de Leshev Bassucá e alguém esqueceu de recitá-la, enquanto não terminar sua refeição poderá fazer a berachá (mesmo que não venha a comer mais pão depois de lembrar que não fez a berachá). Se terminar de comer e quiser somente beber água, não fará a berachá de Leshev Bassucá.

Se estiver em dúvida se fez a berachá

16) Se estiver em dúvida se recitou ou não a berachá de Leshev Bassucá, não fará a berachá.

Quando se faz a berachá

17) Toda a vez que houver Kidush de manhã, faz-se a berachá de Leshev Bassucá depois da berachá de Borê Peri Haguêfen (Hagáfen para ashkenazim), antes de beber o vinho.

Na primeira noite de Sucot deve-se recitar primeiro a berachá de Leshev Bassucá e depois a de Shehecheyánu, pois o Shehecheyánu nesta noite se refere à sucá (mitsvá que fazemos de ano em ano) e sobre o yom tov. Ou seja, a berachá de Shehecheyánu é feita depois das duas outras berachot e se refere a ambas: à berachá relacionada com o yom tov (Mecadesh Yisrael Vehazemanim) e à relacionada com a sucá (Leshev Bassucá).

Na segunda noite, porém, deve-se recitar Shehecheyánu após a berachá de Mecadesh Yisrael Vehazemanim e antes de Leshev Bassucá, pois nesta noite, a berachá de Shehecheyánu se refere somente ao yom tov.

18) Os sefaradim que pretendem comer mezonot (e não pão) após o Kidush, não farão a berachá de Leshev Bassucá (vide item 12).

Mas se os sefaradim pretendem comer a quantidade de keviut seudá de mezonot (quatro betsim), procederão como se estivessem comendo pão: farão netilat yadáyim, recitarão Hamotsi, Leshev Bassucá e, no final da refeição, recitarão o Bircat Hamazon.

19) Nos dias em que não há Kidush, deve-se fazer a berachá de Leshev Bassucá após a berachá de Hamotsi, antes de comer o pão. Neste caso, os sefaradim farão a berachá de Hamotsi sentados e em seguida se levantarão para recitar Leshev Bassucá (vide item 25).

Entretanto, há outras opiniões que nos dias em que não há Kidush se faz primeiro a berachá de Leshev Bassucá e depois a berachá de Hamotsi.

20) Embora as mulheres sefaradiyot não façam a berachá de Leshev Bassucá, elaspodem responder amen ao ouvir esta berachá de quem estiver fazendo o Kidush.

Se chover

21) O Bêt Yossef, legislador seguido pelos sefaradim, sustenta não haver diferença da primeira noite para os outros dias de Sucot. Se chover, em ambas as oportunidades, a pessoa estará isenta da sucá se a intensidade da chuva for tamanha ao ponto de estragar a comida.

Porém, há outras opiniões que sustentam que na primeira noite é necessário comer na sucá mesmo com chuva e esta é a opinião do Remá, legislador seguido pelos ashkenazim. Mesmo estes que seguem esta opinião, ao fazerem o Kidush e comerem a porção de pão necessária na primeira noite, não recitam a berachá de Leshev Bassucá, porque está chovendo.

Escreve o Mishná Berurá, em nome de alguns legisladores, que nesta situação é correto esperar uma ou duas horas para ver se a chuva passa. Se não passar, deve-se fazer o Kidush e comer o pão na sucá sem a berachá de Leshev Bassucá. E assim se conduzem os ashkenazim.

Há sefaradim que aguardam uma ou duas horas como o citado acima, mas evidentemente que se comerem na sucá com chuva, não farão a berachá de Leshev Bassucá.O acima citado se refere à segunda noite também.

22) Tanto os que comerem em casa na primeira e segunda noite por causa da chuva, como os que comerem na sucá com chuva, caso a chuva termine, deverão comer outra vez um pouco mais de cabetsá de pão equivalente a 57,6 ml - o que caberia, quando esfarelado, em 1 1/3 (um mais um terço) de copinho descartável de café (de 50ml) na sucá, fazendo a berachá de Leshev Bassucá.

23) Nos momentos em que a alimentação na sucá não é obrigatória (as duas primeiras noites são obrigatórias fora de Êrets Yisrael), se chover ao ponto de que a comida se estragaria na chuva, estará isento da sucá e poderá inclusive comer pão fora da sucá.

Porém, neste caso, deverá sair da sucá de cabeça baixa e triste por não poder cumprir a mitsvá.

24) Se uma pessoa estava comendo na sucá e foi necessário retirar-se por causa da chuva, ou se começou a comer em casa porque chovia, não será necessário regressar para a sucá nesta refeição; poderá terminar sua refeição em casa mesmo se a chuva parar.

Contudo, se interrompeu a refeição na sucá e saiu por causa da chuva, se parar de chover antes que comece a comer em casa, deverá regressar para a sucá se desejar continuar comendo.

Se houver uma cobertura ou um toldo na sucá para cobri-la quando chover, e ao iniciar a chuva a pessoa fechar a cobertura ou o toldo para que não chova dentro da sucá, assim que a chuva parar, deverá abrir a cobertura para poder continuar comendo.

Com relação às refeições das duas primeiras noites de Sucot, veja itens 21 e 22.

25) Os sefaradim fazem a berachá de Leshev Bassucá em pé e depois se sentam.

Leis referentes a dormir na sucá

26) Da mesma forma que é necessário comer na sucá, é necessário dormir na sucá e é proibido até mesmo cochilar fora da sucá. Quando estiver chovendo, da mesma forma que estamos isentos de comer na sucá, estamos isentos de dormir nela.

27) Se estiver fazendo frio ou ventando, ou se a pessoa estiver isenta de comer na sucá, estará também isenta de dormir nela.

28) Se estiver gripado estará isento de dormir na sucá.

Ushpizin

29) Nos sete dias de Sucot recebemos na sucá 7 visitas ilustres.

De acordo com o Zôhar Hacadosh, o Ari zt”l e o Sheláh Hacadosh, a ordem dos Ushpizin é a seguinte:

1o dia - Avraham Avínu

2o dia - Yitschak Avínu

3o dia - Yaacov Avínu

4o dia - Moshê Rabênu

5o dia - Aharon Hacohen

6o dia - Yossef Hatsadik

7o dia - David Hamêlech

De acordo com o sidur ashkenaz, a ordem é a seguinte:

1o dia - Avraham Avínu

2o dia - Yitschak Avínu

3o dia - Yaacov Avínu

4o dia - Yossef Hatsadik

5o dia - Moshê Rabênu

6o dia - Aharon Hacohen

7o dia - David Hamêlech

Rav Chayim Yossef David Azulay zt”l (o Chidá) escreveu em seu livro Avodat Hacôdesh, capítulo 1 item 289 - que se deve preparar uma cadeira e revesti-la apropriadamente para as sete visitas, assim como se prepara uma cadeira para Eliyáhu Hanavi nas cerimônias de Berit Milá.

É costume, em cada uma das sete noites de Sucot, proferir um texto no qual convidamos os ilustres Ushpizin para a sucá. Estes trechos constam dos machzorim.