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Leis, Costumes e Preparativos da Véspera de Pêssach

Rabino I. Dichi

Neste ano, a primeira noite do Sêder de Pêssach coincidirá com motsaê Shabat, dia 12 de abril. Portanto, Shabat será a véspera do primeiro dia de yom tov de Pêssach. Quando isso ocorre, há algumas mudanças referentes às halachot e costumes em relação aos demais anos

Quinta-feira, 10 de abril - Jejum dos Primogênitos

Em agradecimento ao fato de Hashem ter salvado os primogênitos yehudim do Egito, nossos sábios instituíram que os primogênitos jejuassem na véspera de Pêssach. Neste ano, excepcionalmente, o jejum deve ser realizado na quinta-feira, dia 10 de abril.

Com o decorrer do tempo ficou estabelecido que os primogênitos que participarem de uma seudat mitsvá na véspera de Pêssach, ficarão isentos de jejuar. Assim, os primogênitos que participarem da finalização do estudo de um tratado do Talmud, entendendo o que o estudioso estará explicando, poderão participar da refeição de mitsvá desta ocasião. Desta forma ficarão isentos do jejum. Por isso, na manhã de quinta-feira, dia 10 de abril, logo após Shachrit, costuma-se fazer nas sinagogas Siyum Massêchet, a conclusão do estudo de um tratado do Talmud. Os primogênitos que participarem desse estudo e desta refeição ficarão isentos de jejuar.

Quinta-feira à noite, 10 de abril - Bedicat Chamets

Na noite de quinta-feira, 10 de abril, deve-se fazer a vistoria do chamets. Normalmente bedicat chamets é realizada na noite que antecede o Sêder de Pêssach. No entanto, neste ano, essa noite será Shabat. Por isso, a vistoria do chamets é antecipada para quinta-feira à noite, logo após o nascer das estrelas - a partir das 18h25m na cidade de São Paulo. Antes de fazer bedicat chamets a pessoa deve recitar a seguinte berachá:

Baruch Atá Hashem, Elokênu mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu al biur chamets.

Esta bênção conclui com as palavras “vetsivánu al biur chamets” - e nos ordenou sobre o extermínio do chamets. A berachá não é sobre a vistoria do chamets, mas sobre o seu extermínio. A vistoria não é a finalidade, mas sim a eliminação do chamets encontrado pela pessoa nessa bedicá. A eliminação do chamets é feita na manhã seguinte.

Como essa bedicá é realizada à luz de uma vela, antes de a berachá de Biur Chamets ser feita, a vela é acesa, de forma a não haver interrupção entre a bênção e o início  da vistoria.

Logo após a berachá começa-se a fazer a busca do chamets por toda a casa, em todos os lugares que, eventualmente, possam conter chamets.

Assim que terminar a vistoria, deve deixar separado o chamets que pretende comer na sexta-feira e nas duas refeições de Shabat, dias 11 e 12 de abril. Também deve separar o chamets que será vendido pelo rabino no dia seguinte. O restante do chamets deve ser queimado na manhã do dia seguinte.

O chamets que será consumido no Shabat deve ser guardado num local distante do alcance de crianças e animais, pois se o pegarem poderão esfarelá-lo pela casa, de forma a invalidarar a bedicá.

Quinta-feira à noite, 10 de abril - Anulação do Chamets

Logo após bedicat chamets deve-se dizer o seguinte texto, de anulação do chamets, presente nos machzorim e nas Hagadot de Pêssach. Ele foi escrito em aramaico, porque, antigamente, era esse o idioma falado pelo judeus. Nós continuamos a dizê-lo em aramaico, mas é preciso que entendamos o sentido de suas palavras, já que se trata de uma declaração:

Cal chamirá deica birshuti, delá chazitêh udlá viartêh, livtil velehevê keafrá dear’á.

“Todo fermento ou fermentado (levedo ou levedado) que haja nas minhas propriedades, que não vi e que não exterminei, que seja anulado e considerado como o pó da terra.”

Os sefaradim costumam fazer essa declaração três vezes, enquanto os ashkenazim, uma só.

Com essa declaração, anula-se todo chamets, de forma que a pessoa não venha a transgredir a proibição de bal yeraê uval yimatsê, pois é proibido ter chamets em nossas propriedades durante todos os oito dias de Pêssach.

Sexta-feira de manhã, 11 de abril - Queima do Chamets

De manhã, após a tefilá e antes das 10h40m, é preciso queimar o chamets encontrado durante bedicat chamets e todo chamets que não será vendido ao não judeu, exceto o chamets que foi separado para ser consumido na sexta-feira e no Shabat.

Todos os anos se queima chamets na véspera de Pêssach. Neste ano antecipa-se a queima do chamets para a sexta-feira, antevéspera de Pêssach, já que no Shabat não se pode queimar o chamets.

O chamets que foi separado para ser consumido na sexta-feira e na duas refeições do Shabat (sexta à noite e sábado de manhã) deve ser guardado em um lugar longe do alcance das crianças e de animais.

Sexta-feira de manhã, 11 de abril - Venda do Chamets

A venda do chamets para um não judeu é feita por intermédio de um rabino com poderes (procurações) para fazer a venda para todos os judeus interessados.

O chamets que se pretende vender deve ficar guardado e trancado em um lugar específico. A procuração de venda do chamets deve chegar às mãos dos rabanim até por volta das 8h30 da manhã da sexta-feira, 11 de abril. Isso porque os rabanim fazem a venda do chamets na sexta-feira, logo de manhã.

Shabat, 11 e 12 de abril - Guardar Pão Para Duas Refeições

Em todos os shabatot do ano fazemos três refeições com pão. Mas, neste ano, em que Shabat é também véspera de Pêssach, poderemos fazer apenas duas refeições com pão: a de sexta-feira à noite e a de Shabat de manhã. O consumo de pão na segunda refeição deve ser concluído até as 09h35 da manhã.

Neste Shabat de véspera de Pêssach as sinagogas antecipam o horário da tefilá de Shachrit para que, dessa forma, as pessoas voltem às suas casas em tempo de fazer a segunda refeição com pão.

Sendo que é necessário consumir a quantidade de cabetsá de pão nessas duas refeições, deve-se guardar, na sexta-feira, uma quantidade pequena de pão para os membros da família cumprirem a mitsvá de seudat Shabat com pão. Não se deve deixar uma quantidade grande de pão , para evitar problemas em relação a desfazer-se desse chamets.

Shabat, 11 e 12 de abril - Como Fazer as Refeições com Pão

Há pessoas que ficam um pouco tensas quando Pêssach cai em motsaê Shabat. Porque a casa já está limpa para Pêssach e ainda existe a necessidade de consumir pão nas refeições.

Mas, tomando o devido cuidado, pode-se resolver a situação de uma forma bastante prática para as donas de casa. Toda a louça de chamets terá sido guardada, bem como o chamets vendido. O único chamets restante será o pouco pão necessário para as refeições da noite e da manhã de Shabat.

Há duas sugestões práticas para o consumo de pão nestas refeições sem comprometer os utensílios de Pêssach:

Idealmente, é preferível que a pessoa faça a seudá da noite e da manhã de Shabat em pratos descartáveis, caso pretenda comer pão junto com a comida que será servida. Isso porque se cozinha para Shabat nos utensílios de Pêssach. Sendo assim, se for usada a louça de Pêssach nessas refeições junto com pão, os utensílios ficariam comprometidos. Hoje, felizmente, há opções elegantes de pratos e talheres descartáveis. Após as refeições esses pratos e talheres descartáveis devem ser recolhidos e jogados no lixo.

Caso queira fazer as refeições usando as louças de Pêssach, e não pratos descartáveis, também poderá fazê-lo, se a comida foi preparada em panelas de Pêssach. Neste caso, antes de servir a comida e antes de trazer os pratos e talheres para a mesa, é necessário consumir, logo após o Kidush, a quantidade de cabetsá de pão. Isso deve ser feito sobre a mesa forrada com uma toalha descartável. Após o consumo do pão, deve recolher a toalha e descartá -la juntamente com o pão que restou na mesa. Em seguida, a louça de Pêssach pode ser trazida e colocada sobre a mesa já limpa de todo resquício de pão. Assim, a comida preparada em panelas de Pêssach pode ser servida.

Não é necessário que a pessoa recite o Bircat Hamazon logo que o pão for recolhido (até as 9h35 na cidade de São Paulo). Pode-se continuar a refeição, contanto que não se coma mais pão. E o Bircat Hamazon poderá ser recitado ao término da refeição.

Shiur de pão: em toda refeição de Shabat é necessário que cada indivíduo consuma a quantidade de cabetsá (duas vezes cazáyit) de pão, que corresponde a cerca de 40 gramas, para cumprir a mitsvá de seudat Shabat com pão. Este requisito é necessário em todos os Shabatot do ano. É preciso ficar atento para consumir sempre essa quantidade mínima de pão nas três refeições de Shabat durante o ano.

Shabat, 12 de abril - Segunda Anulação do Chamets

No próprio Shabat o chefe da casa deve fazer a segunda anulação do chamets até as 10h40m (horário para a cidade de São Paulo). A primeira anulação do chamets é feita na noite de quinta-feira, logo após bedicat chamets. Na manhã de Shabat, o texto da anulação do chamets é o seguinte :

Cal chamirá deica birshuti, dachazitêh udlá chazitêh, deviartêh udlá viartêh, livtil velehevê keafrá dear’á.

“Todo fermento ou fermentado (levedo ou levedado) que haja nas minhas propriedades, o que vi e o que não vi, o que exterminei e o que não exterminei, que seja anulado e considerado como o pó da terra.”

Os sefaradim costumam fazer essa declaração três vezes, enquanto os ashkenazim, uma só.

Com isso a pessoa anula todo chamets que ainda possa existir em sua posse, à exceção do chamets que separou e vendeu a um não judeu por meio da procuração entregue ao rabino.

Shabat, 12 de abril - Sobras de Pão

O chamets que sobrou das refeições de Shabat - e deverá ser algo mínimo, pois tentamos não deixar muito chamets em casa - deve ser envolvido em um guardanapo de forma respeitosa e jogado no vaso sanitário. Em seguida deve-se dar a descarga.

Isso não é feito normalmente durante o ano. Como nessa oportunidade não há outra maneira de se desfazer do chamets, esse foi o procedimento determinado pelos nossos sábios. Colocar o chamets no lixo não é uma opção válida, pois ele continuaria pertencendo ao seu dono.

Esse procedimento deve ocorrer antes das 10h40m (na cidade de São Paulo), antes de recitar a segunda anulação do chamets.

Shabat, 12 de abril - Seudá Shelishit.

Neste Shabat, de véspera de Pêssach, a Seudá Shelishit não pode ser realiada com chamets, uma vez que ele foi eliminado antes das 10h40m.

Costuma-se realizar Seudá Shelishit após a oração de Minchá.

Durante todo ano, de preferência, a Seudá Shelishit deve ser realizada com pão. A segunda opção é utilizar alimentos mezonot (bolos, biscoitos, etc.). A terceira é alimentar-se com carne ou peixe. E a quarta, com frutas.

Neste ano, como não podemos fazer a Seudá Shelishit com pão, a primeira opção é consumir bolinhos de matsá (kneidlach) que foram cozidos na sexta-feira. Por serem cozidos, sua berachá é Borê Minê Mezonot.

Entretanto, não se come bolos ou biscoitos feitos com farinha de matsá na véspera de Pêssach por existir uma proibição de consumir produtos assados feitos com farinha de matsá neste dia.

A segunda alternativa é fazer essa refeição com um pouco de carne ou peixe. A terceira opção é fazer a refeição com frutas.

De qualquer forma, nesta oportunidade, deve-se encerrar Seudá Shelishit antes do pôr do sol -até as 17h56m na cidade de São Paulo.