Matérias >> Edição 192 >> Truques e Dicas

Lavando Roupas

"Lavar roupa parece algo simples... Mas, na realidade, é "arriscado", exige experiência e conhecimento do assunto. Certamente pode surpreender "marinheiros de primeira viagem".

Truques e Dicas

Temperatura da água: Algumas máquinas de lavar possuem água quente, o que ajuda bastante na limpeza. As novas máquinas digitais possuem a pré-lavagem, etapa em que a água não aquece, porque as manchas e sujeiras devem ser retiradas primeiro com água fria. A água quente na primeira lavagem, em vez de remover as manchas e a sujeira, pode agravá-las, gerando uma mancha aparente. Por isso, é importante sempre utilizar a pré-lavagem com água fria, para depois utilizar água quente como complemento da limpeza.

Deixar de molho: O contato das peças com água e sabão por muito tempo pode provocar manchas ou desbotar as cores. Somente peças extremamente sujas precisam ficar de molho.

Manchas de outra cor durante a lavagem: Se a roupa pegou um pouco da cor de outras roupas durante a lavagem, não a deixe secar. Coloque-a em água com um pouco de sabão em pó numa panela e dê uma fervida, até sair a mancha. Depois, volte a lavá-la. Este truque só serve para roupas que não encolhem e de algodão; não deve ser usado em tecidos sintéticos.

Como tirar marca de barra em roupas: Para tirar marcas de barra em roupas de tecidos comuns, é só passar gelo na marca e depois passar o ferro quente, refazendo a nova barra. Se as marcas de barra antiga for em jeans, passe uma esponja com bastante vinagre branco no local e depois passe a ferro. Se necessário, repita a operação até desaparecerem os sinais da barra antiga.

Cheiro de mofo: Vinagre branco tira o cheiro de mofo e de roupas velhas. Deixe a roupa de molho em água com vinagre por aproximadamente meia hora.

Manchas de mofo em tecidos: Faça uma pasta de partes iguais de sal e suco de limão. Aplique a pasta sobre a mancha e deixe o tecido secar sob o sol. Em seguida lave normalmente.

Cheiro de suor na roupa: Se o cheiro de suor estiver ficando impregnado na roupa mesmo depois de lavada, lave a roupa como de costume e mergulhe-a numa solução de água com 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio no último enxágue.

Manchas de suor e desodorante em roupas: Uma alternativa para retirar essas incômodas manchas é despejar sobre a região uma mistura de água com bicarbonato de sódio. Deixe a peça de molho por meia hora antes de lavar.

Quarar: Para clarear a roupa, antigamente era muito comum uma técnica chamada “quarar”: ensaboar as roupas e estendê-las ao sol ainda molhadas, sem enxaguar. Este é um método eficaz mas, quando repetido muitas vezes, danifica os tecidos.

Sabão na medida certa: O excesso de detergente faz com que as roupas saiam um pouco pegajosas, causando que a sujeira grude mais. Além disso, pessoas de pele sensível podem ter alergia. Use a quantidade de sabão recomendada pelo fabricante. Caso não saiba, em máquinas de lavar cheias com 8 quilos de roupas, use 1 copo americano de sabão em pó ou 1 tampinha de sabão líquido. Em máquinas de lavar até 12 quilos use 1,5 copo americano de sabão em pó ou 1,5 tampinhas de sabão líquido.

Álcool: Um bom truque para manter as roupas brancas é adicionar álcool puro à lavagem. Coloque as peças em uma vasilha com água limpa, detergente em pó e algumas colheres de sopa de álcool. Deixe de molho por 15 minutos e, em seguida, lave na máquina ou à mão.

Limão para branquear: O limão é muito eficaz no branqueamento das roupas. Coloque-as em uma vasilha com água morna e suco de um limão inteiro ou apenas metade, de acordo com a quantidade de água. Deixe repousar durante algumas horas e lave bem em seguida.

Limão remove cheiro de suor: Em tecidos não sintéticos, basta colocar algumas gotas de limão numa panela com água e deixar ferver. Quando a água estiver fervendo, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Mas tenha cuidado com roupas de tecidos muito finos, porque esta dica poderá danificá-los. Com roupas coloridas, é necessário verificar antes se a cor é firme e não desbota.

Amaciante: A quantidade de amaciante deve ser pequena, mas é indispensável. A lavagem endurece as fibras das roupas, deixando-as desagradáveis ao toque e mais difíceis de passar.

Vinagre: Vinagre branco substitui o amaciante com maestria. Deixa as roupas bem macias e costuma ser bem mais barato. Diferente do amaciante, ele não agride os fios do tecido. Use 200 ml de vinagre para cada 6 litros de água.

Amaciante caseiro: Use a seguinte receita para fazer um excelente amaciante caseiro: 5 litros de água fria, 1 litro de água quente (sem ferver ), 2 colheres (sopa) de glicerina líquida, 1 garrafinha de leite de rosas, 1 sabonete Lux Luxo branco ou Dove. Esquente bem 1 litro de água (sem ferver), desligue o fogo e coloque o sabonete ralado. Tampe e deixe algumas horas para amolecer. Depois recoloque a panela no fogo baixo, mexendo delicadamente sem deixar ferver para derreter totalmente. Despeje num balde e acrescente a glicerina, o leite de rosas e os 5 litros de água fria. Misture e engarrafe. Na hora que é feito, o amaciante fica líquido, mas no dia seguinte fica bem cremoso. Se desejar, acrescente gotas de essência ou colônia para bebê.

Bicarbonato: Coloque água em uma vasilha com água e adicione um pouco de sabão em pó e bicarbonato de sódio em quantidades iguais. Mexa bem e coloque a roupa que deseja clarear. Deixe atuar por 30 minutos e lave normalmente em seguida.

Peróxido de hidrogênio: Esfregue peróxido de hidrogênio sobre as manchas de tecidos brancos. Use uma esponja ou um pano limpo. Deixe o peróxido de hidrogênio atuar durante alguns minutos. Depois lave a roupa normalmente.

Bórax: Para clarear as roupas, use a seguinte receita: 4 litros de água, 1/2kg de sabão em pó, 1kg de bórax (borato de sódio) ou ácido bórico (os dois últimos são comprados em farmácias). Leve a água ao fogo. Quando estiver quente, junte o sabão em pó e mexa até dissolver. Acrescente o ácido bórico ou bórax e mexa até misturar tudo. Não há necessidade de ferver a água. Espere esfriar, distribua em garrafas com tampa e guarde. Quando lavar a roupa no tanque, use 1 xícara (chá) bem cheia. Para a máquina de lavar use 3/4 de xícara (chá).

Cloro: Ao contrário do que se pensa, o cloro não é o melhor aliado das camisas, camisetas e roupas brancas, pois tende a deixá-las amareladas. Use-o somente quando muito necessário.

Água sanitária: Evite usar água sanitária para branquear as roupas, deixando esse produto apenas para situações pontuais como remoção de manchas. Com o uso intensivo, a água sanitária deixa a roupa amarelada e frágil.

Peças muito sujas: Não misture essas peças com as demais. Elas exigem um processo mais agressivo, ficando mais desgastadas. Com pouca sujeira, não há a necessidade de passar por uma lavagem mais pesada; é um dano que deve ser dispensado.

Peças de uso pessoal: Não misture essas peças com as de uso doméstico. Roupas de uso pessoal devem ser lavadas separadamente de peças de cozinha, panos de limpeza, toalhas de mesa, cobertores de animais, etc. Toalhas de mesa e panos de prato normalmente têm restos de alimentos e resíduos de gordura que podem manchar outras peças. Já os panos de limpeza e mantas de animais carregam um tipo de sujeira mais resistente e precisam de um tipo de lavagem mais pesada, que pode danificar roupas comuns.

Panos de cozinha I: Peças menos delicadas, como panos de cozinha e de limpeza, podem ser fervidas durante alguns minutos em água com uma colher de amoníaco ou limão antes de serem lavados.

Panos de cozinha II: Panos de prato deixados de molho numa solução morna de água, vinagre e sal ficam bem branquinhos.

Camisas brancas: Há produtos especiais de lavagem para roupas brancas. Mas um grande truque é colocar dentro de uma meia um limão cortado em rodelas. Faça um nó bem apertado na meia e coloque-a junto com a roupa. O limão tem propriedades potentes de clareamento.

Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas I: Faça uma mistura com amoníaco na proporção de uma colher (sopa) para 1 copo (250ml) de água. Embeba um pano branco neste líquido e passe sobre a região da gola ou do punho que estiver engordurada, encardida. Depois, lave bem com a água e sabão de coco e coloque para secar.

Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas II: Faça uma pasta com vinagre e bicarbonato de sódio. Aplique por 20 minutos sobre os colarinhos e punhos e lave em seguida.

Limpar e desengordurar golas e punhos de roupas III: Passe detergente nas golas e punhos e espere uma meia hora antes de lavar. Para proteger a roupa, antes de vestir polvilhe um pouco de talco nestas regiões. O talco evita que o suor e a oleosidade da pele deixe a roupa tão encardida.

Roupas brancas: Lave toda a roupa branca junta, sem colocar peças coloridas na máquina. Se você não tiver roupa branca suficiente, é melhor lavar à mão.

Roupas coloridas: Vinagre é ótimo para tirar manchas de roupas coloridas, pois ele não desbota a roupa. Para resolver manchas em roupas coloridas, coloque a peça no tanque, molhe e ensaboe com sabão em barra. Em seguida pingue vinagre branco sobre a mancha e aguarde cerca de uma hora. Depois prossiga a lavagem normalmente.

Roupas pretas: Não use sabão em pó. Opte pelos sabões líquidos e em pequenas quantidades. O sabão em pó pode causar manchas brancas em roupas pretas. O ideal é lavá-las à mão. O atrito causado pela lavadora retira parte do pigmento das roupas, além de provocar o surgimento de bolinhas em alguns tecidos. Seque-as à sombra, pois o sol também pode desbotá-las. Coloque a peça do avesso sobre o varal, sem pregadores.

Roupas de bebês: O vinagre tira o cheiro de urina das roupas. Retire a urina com água, lavando normalmente. Em seguida deixe de molho com água e vinagre por alguns minutos e enxágue.

Roupas de seda: Lave-as à mão. É a melhor maneira de cuidar deste tipo de tecido. Lavar a seco pode ser arriscado, caso a lavanderia não entenda sobre os cuidados adequados com a roupa. Opte por detergentes para roupas delicadas e utilize-os em pequenas quantidades. Nunca torça ou esfregue. Se não houver outra forma e você necessitar lavar à maquina, coloque sua peça delicada em uma sacola de malha e nunca use a opção centrifugar, que pode deixar marcas irreversíveis. Não use a secadora, pois o atrito pode danificar a peça.

Peças de lã: Quando enxaguadas com água e vinagre ficam felpudas e macias.

Lençóis amarelados ou desbotados: Encha uma panela grande com água e adicione 5 colheres de sopa de sal e uma de bicarbonato de sódio. Coloque os lençóis dentro da panela e deixe ferver por 15 a 30 minutos. Depois lave os lençóis com água fria.

Toalhas brancas: Para tirar o amarelado do tempo de toalhas brancas, deixe-as na seguinte solução por 2 horas: água, sabão em pó e meio copo de álcool. Depois lave normalmente.

Cobertores: Para evitar que os cobertores fiquem duros e ásperos, passe-os rapidamente em água com vinagre após a lavagem (200 ml de vinagre para 6 litros de água).