
Embora o soro fisiológico possa parecer uma opção conveniente e econômica, não é adequado para o uso com lentes de contato gelatinosas.
Por que não usar soro fisiológico?
O soro fisiológico é uma solução semelhante à dos fluidos corporais.
O frasco que contém o soro fisiológico não contém agentes antimicrobianos, o que significa ser incapaz de prevenir a contaminação e a infecção ocular. Pelo contrário, o soro fisiológico facilita o crescimento de microorganismos, podendo contaminar em questão de minutos.
O soro fisiológico também não é eficaz em remover resíduos e impurezas das lentes, o que pode afetar a visão e o conforto do usuário. Pode causar irritação ocular, vermelhidão e dor ocular.
Por que usar soluções de limpeza multiuso?
As soluções de limpeza multiuso são projetadas especificamente para limpar, desinfetar e conservar lentes de contato gelatinosas.
Elas também removem impurezas e resíduos das lentes, o que auxilia a manter a visão clara e confortável. Elas contêm agentes antimicrobianos, que ajudam a prevenir a contaminação e a infecção ocular.
Lesões Oculares Possíveis
O uso do soro fisiológico, quando contaminado, pode causar lesões oculares, incluindo:
1. Infecções oculares: crescimento de bactérias ou fungos nas bordas das pálpebras e ao redor dos olhos.
2. Conjuntivite: uma inflamação da conjuntiva, uma membrana que cobre a parte branca dos olhos.
3. Ceratite: uma inflamação da córnea.
4. Úlceras oculares: lesões gravíssimas, abertas na superfície da córnea, que potencialmente podem cegar e perfurar o olho.
5. Perda de visão. Em casos graves, as lesões oculares causadas pelo uso de soro fisiológico em vez de soluções especiais para limpeza e assepsia de lentes de contato podem levar à perda de visão permanente.
Fatores que Influenciam a Gravidade das Lesões
1. Contaminação do soro fisiológico: quando contaminado com bactérias, fungos ou outros microorganismos, o soro fisiológico pode aumentar o risco de lesões oculares.
2. Duração do uso: o uso prolongado de soro fisiológico pode aumentar a quantidade de microorganismos no frasco.
3. Tipo de lente de contato: alguns materiais de lente de contato podem ter uma aderência maior de bactérias.
4. Saúde ocular desfavorável preexistente: condições anteriores adversas aumentam o risco de lesões oculares.
Prevenção
Como prevenir contaminações e infecções:
1. Uso de soluções de limpeza multiuso, de acordo com as instruções do fabricante.
2. Higiene adequada: proporcionar a higiene adequada das mãos, das lentes de contato e do ambiente em que são usadas, de acordo com instruções do seu médico oftalmologista.
3. Adaptação adequada das lentes de contato de acordo com o exame oftalmológico: a lente de contato deve adaptar-se adequadamente com a curvatura da córnea, medida e avaliada pelo médico oftalmologista. Lente de contato mal adaptada pode causar intolerância, alergia, infecções e irritações oculares.
4. Consulta oftalmológica regular: a consulta oftalmológica regular, pode ajudar a detectar problemas oculares precocemente e prevenir o desenvolvimento de lesões graves.
O que você pode fazer?
Sempre use as soluções de limpeza multiuso conservantes, recomendadas pelo seu medico oftalmologista. Não utilize soro fisiológico ou outras soluções não recomendadas para limpar suas lentes.
Conclusão
A escolha da solução multiuso adequada é fundamental para manter a saúde e o conforto dos olhos. Dessa forma, previne contaminação e infecção ocular e mantém a visão clara e confortável.
É fundamental ressaltar, que as instruções e orientações transmitidas neste texto têm apenas um caráter informativo. Um médico oftalmologista deve ser sempre consultado para fornecer orientações personalizadas.