Matérias >> Edição 148 >> Livros do Povo do Livro

Shaarê Haim

Pontos de Luz

Esta é a mais recente obra publicada pela Congregação Mekor Haim. De autoria do R. Haim Dichi, o livro trata dos detalhes relacionados com o cumprimento da mitsvá de mezuzá: a importância da mitsvá, a proteção Divina para quem a cumpre, quais portas e locais necessitam de mezuzá, onde devemos colocá-la, quando fazemos a berachá e quando não, o procedimento da colocação, como se define o lado da porta em que deve ser colocada a mezuzá e o que está escrito na mezuzá, entre outras leis. Por meio de ilustrações, o autor explica qual o procedimento correto para inúmeros tipos de portas encontradas (no mercado). Leia a seguir um trecho da obra.

Onde Posicionar a Mezuzá

1. A mezuzá deve ser posicionada no batente, do lado direito de quem entra na casa, logo no início do terço superior do batente (shelish haelyon).
Ou seja, em uma porta com 2,10m de altura, cada terço corresponde a 70cm. Assim, deverá colocar acima de 1,40m, e, de preferência, não acima dessa altura.

Grades ou janelas situadas acima da porta não entram no cálculo do terço superior para determinar a altura em que a mezuzá será afixada.

2. A mezuzá deverá ser colocada (em sua totalidade) nos primeiros 8 cm (tefach) da parte mais externa da largura do batente.

Os sefaradim costumam colocar a mezuzá na posição vertical. Os ashkenazim (e há quem costume dentre os sefaradim) colocam-na inclinada, reclinando a parte de cima para o interior do cômodo.

3. Em portas, com janelas laterais, afixa-se a mezuzá na ombreira da janela, e não no caixilho da porta. Coloca-se a mezuzá na janela próxima ao vão, e não no batente.

4. Nos casos em que há uma distância de mais de um tefach (8 cm) da porta até o batente, quando a mesma está aberta (por exemplo, nas portas em estilo sanfona, pantográfica, articuladas ou de trilhos), a primeira opção (como no desenho abaixo) é acrescentar uma tábua onde começa o vão e afixar a mezuzá nela. A segunda opção é colocar a mezuzá normalmente, no batente direito de quem entra.

1ª opção

2ª opção

5. Em portas pivotantes (daquelas que giram sobre um eixo vertical), embora o vão deixe um tefach de distância entre o batente e a porta, a mezuzá poderá ser colocada no batente direito sem berachá. Quando o vão for menor de um tefach, deverá ser afixada recitando a berachá.

6. Uma porta com duas bandas, cuja banda usada para entrar e sair do recinto é a do lado esquerdo e a que está junto ao batente - do lado direito - é aberta somente quando é preciso fazer carga e descarga de móveis ou objetos grandes,  a primeira opção é afixar a mezuzá na porta que costuma ficar fechada, que seria o batente do vão. A segunda opção é colocar a mezuzá normalmente, no batente direito.

É muito frequente haver portas com duas bandas em apartamentos, e quando há muita gente presente no aposento, abrem-se as duas folhas. Neste caso, deve-se colocar a mezuzá no batente direito.

7. Quando, ao ser fechada, a porta ocupa toda a largura do batente, não deixando espaço para a mezuzá, não se deve afixá-la na guarnição ou na parte externa do batente.

a) No caso acima mencionado, a primeira opção é fazer uma cavidade no batente para embutir a mezuzá diretamente na profundidade do batente.

Nesta circunstância, a mezuzá não poderá ser embutida numa profundidade maior que 8 cm (vide capítulo 4 parágrafo 15).

b) A segunda opção é acrescentar uma moldura em torno de todo o batente e verga e afixar a mezuzá nela.

c) A terceira opção é acrescentar uma tábua rente ao lado direito do batente e colocar a mezuzá nela, de preferência nos 8 cm próximos ao vão da porta.

8. Em muitas casas, a estrutura do vão de entrada é muito larga e os batentes foram afixados na parte mais interna do vão. Neste caso, deve afixar a mezuzá no batente interno. Caso isso não seja possível, poderá colocar na estrutura da parede anterior ao batente. (capítulo 2, parágrafo 32).

9. No caso de que esta estrutura das paredes forme um corredor antes de chegar à porta, coloca-se a mezuzá somente no batente da própria porta (esta halachá possui muitos detalhes; portanto, é conveniente consultar um Rav).

10. Se ao abrir a porta, a mezuzá fica coberta no sentido de quem está entrando no cômodo, há quem sustente que não se está cumprindo a mitsvá. Portanto, não é correto afixar a mezuzá dessa forma.

Por isso, a mezuzá deve ser embutida na armação da porta (vide parágrafo 7 item a) para que fique visível ao abrir a porta, embora fique invisível quando fechada.

11. Por outro lado, se a mezuzá não estiver visível do lado de fora da porta - quando ela estiver fechada - mas, quando aberta, a mezuzá fica visível para quem entra, a mitsvá estará válida, segundo todas as opiniões.