Matérias >> Edição 148 >> Variedades

Máquinas Voadoras

O sonho de voar sempre esteve presente no imaginário humano. Abreviar longas viagens, cruzar os oceanos de maneira veloz ou apenas ter uma nova visão do mundo acima das nuvens! Confira abaixo algumas das máquinas voadoras mais curiosas já criadas pela humanidade.

Trambolho

Voar, hoje, não representa nenhum grande mistério para o homem. Contudo, em outro momento da história as coisas ainda funcionavam na base do "achismo".

O "Caponi Ca-60", por exemplo, seguia a lógica de que "para levantar aviões mais pesados, basta acrescentar mais asas ao avião"!

O projeto acabou não dando certo e o Ca-60 mal conseguiu fazer um primeiro voo.

Asa torta

Causa um certo estranhamento ver um avião sem aquela simetria perfeita, com uma asa irregular como o da foto ao lado.

O AD-1 é um protótipo criado pela NASA entre as décadas de 1970 e 1980, que pode girar suas asas em até 60° para uma melhor performance de voo ao aproveitar os túneis de vento e evitar sofrer com a resistência do ar.

Uma nuvem

O planador da foto ao lado se assemelha bastante a uma nuvem. O motivo para construir um modelo tão avantajado é a questão da "flutuabilidade". Enquanto um avião normal só consegue se manter no ar em alta velocidade, o Lockheed Martin P-791 é capaz de permanecer parado a 6.100 metros de altura por até três semanas.

Avião inflável

Por mais inusitado que possa parecer, a Goodyear criou, na década de 1950, um protótipo do que seria um avião inflável para o governo norte-americano.

Infelizmente o projeto acabou arquivado, uma vez que os militares não conseguiam imaginar uma utilidade real para um avião que pode estourar como uma bexiga de festa.

20.000 metros

O avião da foto ao lado é um Proteus 281, criado por Burt Rutan e consegue atingir impressionantes 20 quilômetros de altura durante mais de 18 horas.

Para se ter uma ideia do quão alto o Proteus pode chegar, um avião comercial costuma voar em "altura de cruzeiro" - a cerca de 11 quilômetros de altura.

O redondão

Quando pensamos em um avião, logo nos vem à cabeça um corpo alongado e fino, duas asas levemente inclinadas e algumas turbinas.

Mas e se fosse criado um avião com o formato de uma "panqueca voadora"? Esse era o apelido do V-173, um avião criado para decolar nas pistas curtas dos navios.

Disco Voador

O projeto militar Avro VZ-9 "Avrocar" deu vida a uma das aeronaves mais incomuns de todos os tempos.

Seu formato circular lembra muito as descrições feitas sobre supostas naves alienígenas, comuns nas obras de ficção do século XX.
O projeto foi cancelado e o Avrocar não chegou a ser produzido.

Asas invertidas

Em 1984, o Grumman X-29 provou que as propriedades de voo de um aeroplano não seriam comprometidas mesmo se as suas asas estivessem em um ângulo reverso.

Evidentemente, tudo isso envolveu anos de estudo e muitas pesquisas antes da realização dos primeiros voos de teste. Mesmo assim, certamente para pilotar uma coisa dessas é preciso ser bastante corajoso...