Matérias >> Edição 148 >> Entrevista

Daf Yomi

Rabino Daniel Faour fala sobre o programa de estudos do Talmud que mais cresce em todo o mundo.

Entrevista

Nascente: O que significa Daf Yomi?

Rabino Daniel Faour: Significa "folha diária". É um programa de estudos de Talmud - a Guemará - no qual se estuda uma folha a cada dia, concluindo o ciclo em sete anos e meio.

Nascente: Quem instituiu este programa?

R. Faour: Foi um grande sábio chamado Rabi Meir Shapira de Lublin, no ano de 1923. Com grande visão ele instaurou este programa e obteve o apoio de importantes sábios de sua geração - especialmente do Chafets Chayim. A intenção era que todos os yehudim tivessem a opção de estudar em qualquer parte do mundo com outras pessoas o mesmo assunto e, desta forma, propagar o estudo do Talmud, que é a base da Torá Oral.

Nascente: Não é muito difícil estudar uma folha do Talmud todos os dias?

R. Faour: Certamente, não é fácil "entender" uma folha inteira de Guemará a cada dia. Para isso é necessário um estudo prévio. Não é aconselhável, nem correto, alguém que nunca estudou Guemará entrar neste programa. Porém, quem já frequentou uma yeshivá, ou já estudou Guemará por alguns anos, tem o potencial para tentar enfrentar o desafio.

O estudo da Guemará é o que há de mais importante no judaísmo. E o Daf Yomi oferece uma grande abrangência dos conhecimentos talmúdicos - mesmo quando não houver o aprofundamento dos assuntos.

Percebemos uma grande vantagem do Daf Yomi ao analisar que todos temos a mitsvá de estudar Torá diariamente - mesmo aqueles que trabalham durante a maior parte do dia. E o Daf Yomi é ideal para cumprir esta obrigação. O programa diário impulsiona o aluno a estudar mesmo em dias mais difíceis, como nas vésperas de Shabat, nas festividades judaicas e em dias mais exaustivos. É maravilhoso terminar um ano percebendo que houve um estudo constante durante 365 dias!

Nascente: Mas alguns participantes alegam que, com tamanha velocidade no estudo, acabam lembrando muito pouco do que estudaram. Será que vale a pena mesmo assim?

R. Faour: Há muitas vantagens neste programa. O aluno acostuma-se com o estudo do Talmud, com o raciocínio da Guemará. Também se familiariza com a linguagem utilizada. E, principalmente, adquire disciplina - nos estudos e, por extensão, em seus afazeres cotidianos.

A questão do esquecimento dos estudos acontece com todos de uma forma geral. Não somente com quem estuda o Daf Yomi. A solução para este problema é repetir o estudo algumas vezes - fazer "chazará" com atenção.

Em primeiro lugar, o indivíduo deve se acostumar a estudar diariamente, com constância e disciplina. Isso se adquire com o Daf Yomi. Posteriormente o aluno deve se acostumar a fazer revisões dos estudos. Quanto mais revisões, menos esquecimento.

Nascente: Mesmo com boa vontade e afinco, é possível alguém compreender bem uma folha de Guemará por dia?

R. Faour: O potencial do intelecto humano é muito maior que o dos computadores. E nós usamos apenas uma pequena parte deste potencial! Quanto mais exigimos de nossa mente, mais ela rende. O Daf Yomi deixa nossa mente ativa e afiada até os 120 anos!

Mesmo que o aluno compreenda apenas uma parte do estudo diário, o ganho é enorme - em conhecimento, em méritos, em disciplina, em virtudes, em saúde mental. Além disso, com o passar do tempo o rendimento cresce intensamente.

Nascente: O que acontece quando o aluno não pode comparecer à aula? Quando há imprevistos, viagens ou mesmo durante as férias?

R. Faour: Atualmente há sites e aplicativos que disponibilizam vídeos com o estudo do Daf Yomi em vários idiomas - inclusive em português! Basta acessar a aula da folha perdida e estudar com a ajuda do "rabino virtual"! Nós já publicamos 21 tratados completos no site da revista Nascente. São mais de 1.600 folhas de Guemará publicadas em português. Antes dos períodos de férias, por exemplo, nós publicamos as folhas que devem ser estudadas nas férias. Desta forma, onde quer que esteja, o aluno pode continuar com seu programa de estudos diários.

Nascente: Uma mensagem para quem ainda não tem certeza se conseguiria participar deste programa?

R. Faour: Certamente! Não se acanhe! Não deixe o Yêtser Hará convencê-lo de que você é incapaz. Nosso estudo acontece diariamente na Congregação Mekor Haim a partir das 7h30m. Venha fazer um teste durante um mês e você verá como o resultado será satisfatório. A aula acontece em um clima descontraído e alegre. Junte-se a centenas de milhares de yehudim em todo o mundo. O próximo tratado - Bavá Batrá - terá início no dia 24 de janeiro. Esperamos por você!