Matérias >> Edição 159 >> Costumes

Lechayim!

Qual o significado da expressão "Lechayim"?

Costumes

Muitos judeus têm o costume de exclamar a expressão “Lechayim!” - para a vida - quando tomam alguma bebida alcoólica. De onde vem este costume?

O Talmud (Tratado Shabat 67b) relata que, certa vez, Rabi Akiva fez uma festa em honra de seu filho, e a cada copo servido ele pronunciava: “Vinho e vida para os nossos sábios! Vida e vinho para os nossos sábios e seus pupilos!”

Já no Tratado San’hedrin (página 43a), o Talmud relata que quando uma pessoa condenada à morte ia ser executada, davam-lhe uma porção de olíbano (uma resina utilizada nos incensos) diluída em vinho, para entorpecer seus sentidos.

Neste mesmo tratado, na página 70a, o Talmud relata que vinho era servido aos enlutados, segundo a orientação do versículo em Mishlê (31:6): “...Dai vinho aos de alma amargurada”.

Nós, portanto, pronunciamos “Lechayim!” - para a vida - quando bebemos vinho, para diferenciar nosso ato de beber de qualquer evento triste ou ligado ao luto.

O Netsiv de Volodjin, Rabino Naftali Tsvi Yehuda Berlin (Lituânia, 1817-1893), acrescenta sobre isso que o significado da dupla bênção que Rabi Akiva fazia - “Vinho e vida ... vida e vinho” - era o seguinte: ele estava desejando a seus convidados que o vinho servido não fosse como o vinho dado a um condenado antes de sua execução nem como o vinho bebido por enlutados. Assim, ele queria dizer: “Vinho e vida (e não vinho seguido de morte)... vida e vinho (e não morte seguida de vinho).

Que possamos sempre celebrar e brindar com “Lechayim!” - para a vida!