No Shabat adquire-se um auxílio Divino por intermédio do estudo da Torá. Conforme nos ensina o Talmud Yerushalmi: “O Shabat só nos foi outorgado para o estudo da Torá.”
Esta ideia é frisada pela soma dos valores numéricos de “Torá” (תורה) e dos dois nomes Divino (Adnut e Havayá), que resulta igual à soma das letras da palavra Shabat (שבת).
ת (400) + ו (6) + ר (200) + ה (5) = 611
א (1) + ד (4) + נ (50) + ו (10) = 65
י (10) + ק (5) + ו (6) + ה (5) = 26
Total: 611 + 65 + 26 = 702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
A santidade dos mundos, ligados ao Shabat, transparece igualmente no fato de que o número de letras do alfabeto hebraico, 27, multiplicado pelo valor numérico do tetragrama, 26, é igual a 702.
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
27 x 26 = 702
As 27 letras do alfabeto hebraico se dividem em 3 grupos: as centenas, as dezenas e as unidades, que fazem alusão aos 3 mundos, sendo o Shabat sua síntese.
A santidade do Shabat estimula um grande amor pelo Todo-Poderoso em todas as partes essenciais do corpo de cada judeu.
Conforme recitamos diariamente no Shemá Yisrael, devemos amar o Criador “bechol levavechá, uvchol nafshechá, uvchol meodecha - com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu poder (tuas posses)”.
Somando-se as três expressões “ahavá bechol lev” (amor de todo coração), “ahavá bechol nêfesh” (amor de toda alma) e “ahavá bechol meod” (amor de toda posse), encontramos o total de 702, mesmo valor numérico da palavra Shabat.
א (1) + ה (5) + ב (2) + ה (5) = 13
ב (2) + כ (20) + ל (30) = 52
ל (30) + ב (2) = 32
א (1) + ה (5) + ב (2) + ה (5) = 13
ב (2) + כ (20) + ל (30) = 52
נ (50) + פ (80) + ש (300) = 430
א (1) + ה (5) + ב (2) + ה (5) = 13
ב (2) + כ (20) + ל (30) = 52
מ (40) + א (1) + ד (4) = 45
Total:
13+52+32+13+52+430+13+52+45=702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
Este amor pelo Eterno que se desperta no coração, na alma e no cérebro durante o Shabat, provém da luz Divina particular que mora nesse dia nos corações, nas almas e nos cérebros dos judeus.
É a Presença Divina no Shabat que ilumina cada judeu. Conforme explica o Benê Yissachar, o valor numérico de “yesh báh Shechiná” (שכינה בה יש - há nele a Presença Divina) é igual ao valor numérico de Shabat.
י (10) + ש (300) = 310
ב (2) + ה (5) = 7
ש (300) + כ (20) + י (10) + נ (50) + ה (5) = 385
Total: 310 + 7 + 385 = 702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
Conforme os conceitos místicos, também há três luzes escondidas nos preceitos da Torá. O valor numérico de orot (תורוא - luzes) é igual a 613, como o número de mitsvot.
א (1) + ו (6) + ר (200) + ו (6) + ת (400) = 613
O alcance do Shabat como irradiação de luz transparece igualmente no valor cheio da palavra menorá (מנרה - candelabro), cujo valor numérico é 702, igual ao de Shabat.
(mem(מ), nun(נ), resh(ר), hê(ה)):
mem = מ (40) + מ (40) = 80
nun = נ (50) + ו (6) + נ (50) = 106
resh = ר (200) + י (10) + ש (300) = 510
hê = ה (5) + א (1) = 6
Total: 80 + 106 + 510 + 6 = 702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
Nossos sábios explicam no Midrash que há uma ligação especial entre o povo de Israel e o Shabat. Cada dia tem o seu par, com exceção do Shabat, cujo par é o povo de Israel. Essa ligação transparece nos versículos do Kidush que recitamos a cada entrada do Shabat. O texto do Kidush de Shabat se encontra no final do primeiro e no início do segundo capítulo da Torá. Este trecho trata sobre o próprio Shabat.
O Kidush de Shabat começa com as palavras “yom hashishi” (הששי יום). A sétima letra do Kidush é um yod (י). Se contarmos 7 letras a partir desta letra yod (י), encontraremos a letra shin (ש). Contando mais 7 letras, encontramos a letra resh (ר); com mais 7 letras aparece a letra alef (א) e, finalmente, contando mais 7 letras encontramos a letra lamed (ל), formando assim a palavra Yisrael (ישראל).
O valor numérico da palavra yáyin (ןיי - vinho), sobre o qual se recita o Kidush, é igual a 70. Fora a bênção do vinho, há 70 palavras no Kidush da noite de Shabat.
י (10) + י (10) + ן (50) = 70
Das 70 palavras do Kidush de Shabat, 35 estão na 1ª parte (antes da bênção do vinho) e 35 na segunda. Estas 70 palavras lembram as 70 nações do mundo. A santidade do Shabat se mantém contra duas forças inimigas de Israel: Yishmael (que engloba 35 nações) e Essav (que engloba as outras 35). O cumprimento do Shabat traz a Israel a garantia de que as nações do mundo não o subjugarão.
Segundo os conceitos místicos, Essav está associado ao nome orev (עורב - corvo), e Yishmael ao nome zarzir (זרזיר - melro). Conforme Benê Yissachar, a soma desses 2 termos é igual ao valor numérico de Shabat.
ע (70) + ו (6) + ר (200) + ב (2) = 278
ז (7) + ר (200) + ז (7) + י (10) + ר (400) = 424
Total: 278 + 424 = 702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702
O Shabat é a fonte das bênçãos para os 6 outros dias da semana.
Cada dia da semana recebe uma bênção particular, simbolizada pela expressão “mal’ach Hashem” (מלאך יקוה - o anjo de D’us) cujo valor numérico é 117. No Shabat, todas essas bênçãos estão reunidas: 117 x 6 = 702.
מ (40) + ל (30) + א (1) + ך (20) = 91
י (10) + ק (5) + ו (6) + ה (5) = 26
Total: (91 + 26) X 6 = 702
ש (300) + ב (2) + ת (400) = 702