Matérias >> Edição 161 >> Leis e Costumes

Tefilin

Rabino I. Dichi

"Todas as pessoas têm suas missões neste mundo e devem ficar

Como colocar os tefilin

O local exato para colocar o tefilin da mão é sobre o músculo (bíceps) do braço esquerdo de quem for destro. Quem for canhoto deve colocá-lo no braço direito, porém convém consultar um rabino antes de tomar uma decisão, pois esta halachá contém vários detalhes. Deve ficar posicionado bem em cima do músculo, nem mais para cima nem mais para baixo, e inclusive a titurá (a parte de baixo do tefilin - que é mais larga do que o cubo que contém os pergaminhos) não deve estar abaixo do músculo (fig. 1). Deve incliná-lo um pouco em direção do corpo de modo que com o braço para baixo a caixinha do tefilin fique posicionada entre o braço e o coração (fig. 2).

Leis e Costumes

A caixinha do tefilin da cabeça deve estar posicionada sobre o couro cabeludo, centralizada entre os olhos, porém para cima da raiz dos cabelos, não ficando nem parte dela sobre a testa (vide ilustração). Caso contrário, a mitsvá não terá sido cumprida (Ben Ish Chay, Parashat Chayê Sará, par. 1).

A maavarta (a parte superior da caixinha, onde passa a tira) não deve ultrapassar o local que é mais brando nos bebês (a moleira do crânio).

O kêsher (nó) deve ficar bem centralizado na base da calota craniana (onde percebe-se o começo do osso, acima de uma cavidade) na parte de trás da cabeça.

Leis e Costumes

Nada pode interferir entre o tefilin e o braço (a manga da camisa por exemplo) e nada entre o tefilin e a cabeça (como uma kipá).

A berachá do tefilin deve ser pronunciada da seguinte maneira:

Baruch... Lehaníach tefilin, com camats (sinal semelhante à letra T do alfabeto português, que abaixo das consoantes hebraicas representa o fonema A - a pronúncia do camats é mais fechada do que a do patach) debaixo do hê (e não com patach) e deve-se pronunciar o nun sem daguesh (ponto dentro da letra que representa uma pronúncia mais forte da consoante). Pois sem daguesh e com camats significa colocar (os tefilin), como no versiculo (Yechezkel 44:30) lehaníach berachá el betecha - para colocar bênção em tua casa. Já com patach significa abandonar, deixar, como no versiculo (Bereshit 42:33) achichem haechad haníchu iti - vosso irmão, deixai comigo. Isto porque ao colocarmos os tefilin intecionamos dizer com a berachá que vamos “colocar” os tefilin e não “abandoná-los”.

Período

Os tefilin podem ser colocados a partir do mesmo horário permitido para recitar o Shemá em Shachrit.

Não se pode colocar os tefilin de noite.

Quem não colocou os tefilin durante o dia e lembrou-se depois do pôr do Sol e antes do nascer das estrelas (período denominado de ben hashemashot) ainda deverá colocá-los sem berachá.

Mesmo que já tenha rezado o Arvit mais cedo (antes de escurecer), se ainda não colocou os tefilin e ainda não saíram as estrelas deverá colocá-los sem berachá.

Cavaná

Toda a vez que cumprimos uma mitsvá devemos ter a intenção de que a estamos cumprindo por ordem de Hashem.

Ao colocar os tefilin deve-se pensar que Hashem nos ordenou colocar as seguinte quatro parashiyot (trechos): Cadesh Li Chol Bechor, Vehayá Ki Yeviachá, Shemá e Vehayá Im Shamoa, nas quais consta a unicidade de Seu Nome e a saída do Egito.

Colocamos os tefilin sobre o braço esquerdo em direção ao coração e na cabeça em direção ao cérebro, para lembrar dos milagres e das maravilhas que D’us fez para nós. Estes atestam sobre Sua unicidade e que a Ele pertence a força e o governo sobre os celestiais e terrestres e pode fazer com eles conforme Sua vontade. Devemos subjugar ao Criador nossa alma e nosso coração, que é a principal fonte dos desejos e dos pensamentos, e com isso lembrarmos do Criador e diminuirmos nossos desejos materiais. Devemos ao menos pensar que estamos cumprindo a ordem do Todo-Poderoso descrita em Sua Torá.

Para alguns possekim, as cavanot citadas são indispensáveis - vide mar’ê macom (referência bibliográfica).

Procedimento para retirar os tefilin

Ao retirar os tefilin, primeiramente desenrola-se do dedo as três voltas em pé, retira-se os tefilin da cabeça em pé e depois o tefilin da mão.

Os ashkenazim colocam o tefilin da mão em pé e retiram-no também em pé.

Os sefaradim fazem a berachá e colocam o tefilin da mão sentados, e retiram-no sentados - costumam desenrolar as voltas dos dedos de pé, sentar para desenrolar duas ou três voltas do braço, levantar para tirar o tefilin da cabeça e sentar novamente para retirar as demais voltas do braço e a caixinha.

Retira-se o tefilin da cabeça com a mão esquerda.

É costume beijá-los ao colocá-los e ao retirá-los.

Quando estiver com os tefilin

Todo o tempo que estiver com os tefilin, não se deve desviar a atenção dos mesmos para não se chegar a conversas fúteis. Por este motivo, mexe-se nos tefilin em toda oportunidade que se recordar deles, e também para verificar se estão posicionados corretamente, exceto na hora da Amidá e durante o estudo da Torá.

É proibido soltar gases quando estiver com os tefilin.

É proibido pensar em desejo por mulheres. Se não conseguir se abster destes pensamentos, é preferível não colocar os tefilin. Caso tenha dúvida se conseguirá se abster de tais pensamentos, deverá colocar os tefilin.

Deve empenhar-se em vencer o instinto negativo e atrair seus pensamentos para o temor a D’us, para desconectar-se de pensamentos fúteis e vazios que prejudicam o corpo e a alma. Deve ter em mente aceitar o jugo do Criador com santidade.

Deve fazer um esforço para afastar os maus pensamentos ao menos por um período de tempo mínimo suficiente para colocar os tefilin durante o Keriat Shemá e a Amidá.

Não se pode realizar uma refeição fixa (seudat keva) com os tefilin, porém uma refeição ligeira (seudat aray) é permitida. O limite de seudat aray é quantificado pelo shiur de betsá de pão.

Ao pronunciar o Keriat Shemá de Shachrit, ao dizer “ucshartam leot al yadecha” mexe-se no tefilin da mão e beija-se a mão. Ao dizer “vehayu letotafot ben enecha” mexe-se no tefilin da cabeça e beija-se a mão. O mesmo deve-se fazer ao dizer “ucshartem otam leot al yedchem” (beija-se o da mão) “vehayu letotafot ben enechem” (beija-se o da cabeça).

Não se deve colocar os tefilin se o indivíduo estiver despido, e mesmo se desnudo somente da cintura para cima, mesmo que esteja trajando calças.

Quando retirar os tefilin

Não se deve tirar os tefilin antes de dizer cadosh, cadosh, cadosh... do Uvá Letsiyon Goel e o melhor é não retirá-los até depois do Cadish Titcabal. Nas sinagogas que se costuma devolver o Sêfer Torá para o Hechal depois do Cadish Titcabal nos dias que se lê na Torá (por ex.: segundas e quintas), não se deve tirar os tefilin até depois do Sêfer ser devolvido. Há ainda aqueles que procedem como recomenda a Cabalá e tiram os tefilin somente depois de Alênu Leshabeach.

De qualquer forma, se tirar os tefilin da cabeça antes da devolução do Sêfer Torá, deverá ter o cuidado de não retirar os tefilin na frente do Sêfer Torá, para não descobrir a cabeça de frente ao Sêfer Torá.

Em Rosh Chôdesh deve-se tirar os tefilin antes da Oração de Mussaf (depois do Chatsi Cadish).

Deve-se tomar o cuidado de recitar a Kedushá Dessidrá junto com o público e com os tefilin.

Como é proibido soltar gases com os tefilin, quem receia não conseguir controlar-se por muito tempo, poderá tirá-los logo após a Amidá, pois é necessário que a pessoa porte os tefilin no mínimo em Keriat Shemá e na Amidá.

Interrupção durante sua colocação

É proibido conversar ou fazer qualquer outro tipo de interrupção, como gesticular com as mãos ou com a cabeça, entre a colocação dos tefilin de mão e de cabeça.

Se interromper com conversa:

- Sefaradim (que normalmente fazem apenas uma berachá para ambos os tefilin) - deverão dizer a berachá de Al Mitsvat Tefilin sobre o tefilin da cabeça.

- Ashkenazim (que normalmente recitam uma berachá para o tefilin da mão e outra para o da cabeça) - deverão repetir a primeira berachá (Lehaniach Tefilin) e em seguida fazer a segunda (Al Mitsvat Tefilin). Neste caso é aconselhável afastar o tefilin da mão do seu lugar e reposicioná-lo antes de repetir a primeira bênção.

Quem interromper para responder amen, Cadish ou Kedushá

Não é permitido responder amen do Cadish, Kedushá ou Barechu enquanto estiver colocando o tefilin, mesmo entre o tefilin da mão e o da cabeça. Deve silenciar e ouvir atentamente a estes trechos, meditando (no que deveria responder), mas sem falar.

Caso tenha interrompido para responder Cadish, Kedushá ou Barechu:

Sefaradim - Devem colocar o tefilin da cabeça sem nenhuma berachá, como de costume.

Ashkenazim - Devem falar somente a berachá de Al Mitsvat Tefilin ao colocar o tefilin da cabeça, como de costume.

Tefilin de Rabênu Tam

Os que têm o costume de colocar os tefilin de Rabênu Tam não devem pronunciar nenhuma berachá ao colocar estes tefilin, mas da mesma forma devem cuidar para não interromper com conversa entre o tefilin da mão e o da cabeça.

Porém, quem ouvir Cadish, Kedushá, Barechu ou qualquer outra berachá enquanto estiver colocando estes tefilin, poderá responder. De qualquer forma, o melhor é programar-se de tal maneira que quando colocá-los não seja um momento que necessite responder.

É costume dizer Keriat Shemá depois de colocar os tefilin de Rabênu Tam. Nesta oportunidade, se no meio do Keriat Shemá ouvir alguma berachá, poderá responder amen normalmente, embora no Keriat Shemá recitado antes da Amidá não seja permitido responder amen sobre nenhuma berachá.

Os indivíduos que costumam colocar tefilin de Rabênu Tam, fazem-no somente após o casamento.

Colocar tefilin no meio da reza

Quem não tinha talet e tefilin e lhe foram trazidos no meio dos Pessukê Dezimrá (a partir de Baruch Sheamar) poderá colocá-los e fazer as berachot entre os capítulos. Por exemplo, quando terminar Ashrê, antes de começar o Haleluyáh. Os sefaradim deverão fazê-lo somente após Yishtabach, antes de começarem Yotser (e antes de Barechu).

Se receber o talet e tefilin depois do término de Pessukê Dezimrá (após Az Yashir), antes de Yishtabach, mesmo um ashkenazi não deverá interromper aí para recitar a berachá. Deve concluir a berachá de Yishtabach e, antes de Barechu, colocá-los com as respectivas berachot.

Se receber os tefilin depois de ter iniciado as berachot do Keriat Shemá (depois de respondido Barechu), poderá interromper entre os capítulos (por ex.: entre Yotser Hameorot e Ahavat Olam) para colocá-los com berachá.

Em relação ao talet, se recebeu a partir de Barechu, deverá colocá-lo sem berachá entre os capítulos. Neste caso, após a Amidá deverá mexer nos tsitsiyot e recitar a berachá.

Os dias que não se colocam tefilin

Nos seguintes dias não se colocam tefilin: Shabat e yamim tovim (dois primeiros e dois últimos dias de Pêssach, dois primeiros e dois últimos dias de Sucot, dois dias de Shavuot, dois dias de Rosh Hashaná e Yom Kipur).

Com relação a chol hamoed (dias intermediários de Pêssach e Sucot), há diferentes costumes. Os sefaradim e parte dos ashkenazim não os colocam.

Em Purim e durante os oito dias de Chanucá colocam-se os tefilin normalmente.

No período entre o falecimento e o enterro, o indivíduo que perdeu um dos sete parentes sobre os quais se deve guardar as leis de luto é chamado de onen. O onen está isento de todas as mitsvot assê (ativas) da Torá, por isso também não coloca os tefilin e nem faz as orações.

O avel (enlutado sobre um dos sete parentes próximos) está proibido de colocar tefilin no primeiro dia de luto. Porém, a partir do segundo dia, depois do nascer do Sol, deve colocar os tefilin. Se o sepultamento ocorrer no dia posterior ao do falecimento, a maioria dos possekim (legisladores) sustentam que, nesse caso, o avel também está isento. Há outros que sustentam, que num caso como este, o avel colocará os tefilin depois do enterro, sem berachá e sem que seja notado.

Se um indivíduo ouvir a notícia do falecimento de um de seus sete parentes - sobre os quais é necessário guardar as leis de luto - dentro dos trinta primeiros dias do falecimento, o avel não colocará os tefilin no dia da notícia. Se tomar conhecimento à noite, não colocará os tefilin na manhã seguinte.

Se o falecimento ocorrer em Sucot ou Pêssach, o luto terá início logo após estas festas. Nesse caso, o avel deverá colocar os tefilin mesmo no primeiro dia de luto, pois os dias profundos de tristeza já se passaram.

Quem tem apenas um dos tefilin

O tefilin da mão e o tefilin da cabeça constituem mitsvot independentes. Portanto, o indivíduo que, por qualquer motivo, tiver apenas um deles (o da mão ou o da cabeça) deverá colocá-lo.

Se tiver somente o tefilin da mão recitará a berachá Lehaníach Tefilin. Se tiver somente o da cabeça recitará a berachá Al Mitsvat Tefilin.

Os ashkenazim que recitam normalmente sobre o tefilin da cabeça a berachá Al Mitsvat Tefilin (e sobre o da mão Lehaniach Tefilin), quando tiverem somente o tefilin da cabeça deverão recitar as duas berachot: Lehaniach Tefilin e Al Mitsvat Tefilin.

Braço engessado

A pessoa que estiver com o braço engessado do músculo para baixo (o músculo bíceps está sem gesso), deve colocar o tefilin em seu local exato com a devida berachá, normalmente, e as tiras devem ser enroladas em cima do gesso.

Caso o gesso envolva inclusive o músculo, deve colocar o tefilin em cima do gesso, mas sem recitar a berachá. Neste caso, os sefaradim farão sobre o tefilin da cabeça a berachá Baruch... asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu al mitsvat tefilin e os ashkenazim farão sobre o tefilin da cabeça duas bênçãos: Baruch... asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehaniach tefilin e Baruch... asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu al mitsvat tefilin.

Quem foi ao toalete

Quando retirar os tefilin para ir ao toalete:

Sefaradim: Quando colocarem novamente, não devem recitar a berachá.

Ashkenazim: Muitos costumam fazer a berachá ao colocar novamente. Há quem diga que o costume de recitar a berachá é somente no caso de ter evacuado, mas não quando urinou.

Quando retirar os tefilin para ir ao toalete após já ter recitado a Ami, é preferível não voltar a colocá-los. Assim evita-se entrar nesta machlôket (debate) sobre a berachá.

Tefilin emprestados

Se um indivíduo não tem tefilin e necessita pedir emprestado a um colega que está rezando no mesmo minyan, a atitude recomendada é a seguinte:

Deve rezar sem tefilin até o Keriat Shemá (exceto o Keriat Shemá) e aguardar.

O colega que tem os tefilin deve rezar com tefilin normalmente junto com o público. Na Amidá deve se apressar em terminá-la e logo emprestar os tefilin ao companheiro.

Quem pediu emprestado os tefilin deve colocá-los com berachá entre “habocher beamô Yisrael” e “Shemá”. Recitará desde Shemá até gaal Yisrael enquanto todos terminam a Amidá e recitará sua Amidá junto com a Chazará do chazan.

Se os tefilin caíram das mãos

Ao colocar os tefilin, deve ter o cuidado de estar próximo de uma mesa ou cadeira, para que eles não caiam no chão.

a) Caso estejam com a caixinha que os cobre ou dentro do saquinho (da “coracha”) e caiam, deve dar um valor mínimo para tsedacá.

b) Caso caiam no chão sem a caixinha, costuma-se jejuar no mesmo dia.

c) Quem ensina Torá para as crianças (melamed tinocot), quem não pode jejuar (idosos, doentes e fracos) e quem estuda Torá todo o dia (e o jejum implicaria em uma diminuição do período de estudo), deverá resgatar o jejum com dinheiro, dando para tsedacá o valor das refeições deste dia.

d) Mesmo que os tefilin caiam no chão de uma altura menor de 80cm deve proceder conforme os parágrafos anteriores.

e) Caso caiam no chão de uma altura abaixo de 24cm não será necessário jejuar, mas deve dar um valor mínimo para tsedacá.

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A primeira parte do texto de Yishtabach foi escrita pelo Rei Shelomô. As letras de seu nome aparecem no início das palavras Shimchá Laád Malkênu Hael. A segunda parte - o texto que inicia com a berachá - foi instituido por Avraham Avínu. As letras de seu nome aparecem no início das seguintes frases El hahodaot, Borê col haneshamot, Ribon col hamaassim, Habocher beshirê zimrá, Mêlech El chay haolamim (Caf Hachayim 48:1).

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Para impedir que os tefilin se estraguem, deve-se evitar usá-los com o cabelo úmido. Também não se deve deixá-los no carro, no porta-malas, porta luvas, ou mesmo no banco, pois a alta temperatura derrete as letras do pergaminho.

Do livro “Leis das Orações”.

Todas as fontes pesquisadas são citadas na referida obra.