Matérias >> Edição 164 >> Truques e Dicas

Como Remover Manchas de Tecidos

Truques e dicas fáceis e práticas para descomplicar sua vida e solucionar incontáveis problemas do dia a dia!

Truques e Dicas

1. Antes de aplicar qualquer produto ou detergente, verifique as instruções em etiquetas na parte interna das roupas e nas embalagens.

2. Antes de tentar qualquer solução para retirar manchas dos tecidos, passe sobre o local um pouco de sal de cozinha úmido e deixe alguns minutos. Isto ajuda a retirar a mancha.

3. Trate da mancha logo que ela apareça.

4. Não lave a roupa antes de tratar da mancha.

5. Identifique qual o tipo de mancha e em que tecido ela se encontra.

6. Procure analisar o problema com calma. Em princípio, não use água quente, secador de cabelos ou ferro elétrico. Temperatura alta fixa alguns tipos de manchas.

7. Siga sempre as recomendações escritas nas etiquetas e nas embalagens de detergentes e removedores.

8. Teste o removedor ou qualquer outra fórmula num pedaço do tecido (que não seja visível quando em uso) para saber se não vai estragar o pano.

9. Coloque (se possível) um pano grosso limpo e seco do outro lado do tecido, para que não deixe passar líquidos para outras partes da peça.

10. Retire o máximo de material da mancha (raspando com espátula de plástico, pinçando com papel absorvente) antes de começar a limpá-la.

11. Cuide para não aprofundar a mancha (esfregando fortemente, raspando com objeto cortante) ou danificar o material manchado.

12. Limpe das bordas para o centro, evitando espalhar a mancha.

Açúcar ou xarope: Aplique uma solução feita de três partes de água e uma parte de álcool. Depois, lave normalmente.

Álcool: Lave o tecido rapidamente com água fria.

Barro: Deixe secar e raspe fora toda a parte endurecida. Lave a pequena mancha que restar em água fria e sabão. Se persistir, use álcool, ou água com vinagre de álcool, ou água com amoníaco.

Batom I: Limpe com álcool ou benzina. Depois lave com água e sabão normalmente.

Batom II: Mergulhe a peça numa parte de água oxigenada com quatro partes de água fria. Depois lave normalmente com sabão em pó.

Batom III: Passe um pouco de vaselina sobre a mancha e depois lave com água morna e sabão. Nos tecidos não laváveis, passe um pouco de vaselina e, em seguida, limpe cuidadosamente com um algodão embebido em tetracloreto de carbono.

Batom IV: Coloque um pano limpo sobre a mancha e vire do avesso. Passe uma pasta de sabão em pó e água do lado avesso, forçando sobre o pano e mudando de lugar. Lave com um pano molhado limpo e depois passe um pano bem seco.

Batom V: Se o tecido for de algodão ou lã, passe um cotonete embebido com éter.

Bebida alcoólica I: Aplique éter. Depois, enxágue com água limpa.

Bebida alcoólica II: Coloque de molho em água fria com algumas colheres de sopa de glicerina. Enxágue com vinagre de álcool e água.

Bolor: Roupas de algodão ou linho branco deverão ser mergulhadas por um minuto ou dois numa mistura de: 1 parte de água sanitária, 5 partes de água e 1 colher de vinagre de álcool. Lavar em seguida. Em outros tecidos, basta passar um pouco de água oxigenada de 10 volumes sobre a mancha e lavar imediatamente.

Cacau: Molhe com uma mistura de 50% de água e 50% de álcool, enxágue bem e seque.

Café I: Passe rapidamente sobre a roupa uma pedra de gelo. Depois, enxugue com uma toalha.

Café II: Aplique uma mistura de álcool e vinagre de álcool (para café sem açúcar) ou use glicerina (para café com açúcar).

Café III: Lave o tecido na hora (se puder) com água fervente. Caso só possa cuidar disso depois, esfregue com cuidado uma pedra de gelo, até que a mancha desapareça.

Café, chá ou chocolate: Molhe imediatamente com água fria. Depois, esfregue com um pano embebido em vinagre de álcool. Pingue sobre a mancha água oxigenada de 10 volumes. Deixe por alguns minutos e lave normalmente.

Café com leite ou chocolate com leite: Lave imediatamente. Se a mancha ficar seca, misture água quente e gema e esfregue bastante o local. Lave depois. Se ainda restar mancha, passe álcool.

Carvão: Esfregue suavemente com miolo de pão fresco.

Cera de vela I: Use uma esponja com solvente e aplique sobre a mancha. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e molhe novamente a mancha. Depois, passe uma esponja com água limpa para retirar o excesso.

Cera de vela II: Raspe a maior parte possível da cera derretida, mas com cuidado para não aumentar a mancha. Prepare um recipiente com gelo dentro. Ponha sobre a mancha. Se esta for muito grande, vá por partes. Depois de gelar o local, raspe com cuidado mais um pouco da cera. Depois use um secador de cabelo para aquecer a área e raspe a cera. Pode-se também colocar um papel bem absorvente sobre a mancha e passar o ferro quente sobre o papel. Se restarem resíduos, coloque álcool e deixe por 30 minutos. Esfregue com uma escova, enxágue com água limpa e deixe secar.

Cerveja: Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe. Misture 1/3 de vinagre de álcool com 2/3 de água. Molhe. Passe uma esponja com água limpa. Absorva o máximo de líquido e deixe secar.

Chiclete I: Use benzina.

Chiclete II: Esfregue devagar um pedaço de gelo sobre a mancha. Isso descolará os restos do chiclete. A seguir, embeba o local com tetracloreto de carbono. Se estiver em casa, tente este processo mais simples: pegue a roupa ou o sapato com chiclete e embrulhe com plástico. Coloque o saco no congelador e deixe lá por algumas horas. O chiclete se desprenderá passando a unha.

Chiclete III: Coloque sobre ele uma folha de papel e passe o ferro bem quente. O chiclete desgrudará com facilidade.

Chocolate em algodão de cores firmes: Embeba a mancha com álcool e depois com água quente com algumas gotas de amoníaco.

Chocolate em lã: Esfregue com um pano ou algodão embebido em vinagre de álcool ou glicerina. Use depois outro pedaço de algodão, molhado em água morna, para retirar a glicerina.

Chocolate em seda, náilon, fibra sintética ou lã fina: Umedeça, prudentemente, com tetracloreto de carbono. Enxugue levemente com uma toalha. Recomece com tetracloreto, exercendo alguma pressão, sem esfregar, para não alterar as cores ou a textura do pano.

Coca-cola: Lave sempre com água fria. A água quente fará efeito contrário, ajudando a fixar a mancha.

Cola: Misture uma colher de chá de detergente (sem cloro) em um copo de água morna e molhe. Misture 1/3 de vinagre de álcool de cozinha com 2/3 de água. Molhe. Passe uma esponja com água limpa. Absorva o máximo de líquido e deixe secar.

Cola no sofá ou no tapete: Coloque no local um pano embebido com vinagre de álcool. Depois é só retirar a cola.

Desodorante: Umedeça uma esponja bem limpa com água oxigenada e esfregue na parte manchada do tecido. Depois de alguns segundos, lave normalmente com água morna e sabão em pó.

Doces: Coloque uma colher de chá de detergente neutro em um copo de água morna. Aplique. Misture 1/3 de vinagre de álcool em 2/3 de água. Aplique. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna. Aplique. Coloque água limpa e absorva com esponja.

Esmalte de Unhas: Retire o que for possível raspando. Depois lave o local com aguarrás ou acetona. Seque com talco, deixando que absorva o máximo possível. Depois de alguns minutos, sacuda o talco. Repita a operação. Lave com sabão e água limpa.

Estofados: Creme de barbear é excelente para retirar manchas comuns.

Ferro de passar: Remova manchas feitas pelo ferro muito quente nos tecidos expondo-as ao vapor de água e esfregando com uma solução de limão e sal. Ou esfregue uma solução aquecida de vinagre de álcool e sal.

Ferrugem I: Aplique suco de limão, cubra o local com sal e depois lave com água morna ou coloque ao sol. Quando não houver sol, para tirar manchas de roupas brancas, passe limão sobre a mancha e segure a fazenda sobre o bico de uma chaleira fervendo. Repita até desaparecer a mancha.

Ferrugem II: Passe uma mistura de suco de limão com bicarbonato.

Ferrugem em tecido branco: Esfregue o local com um pouco de leite azedo.

Fezes: Misture uma colher de chá de detergente neutro com água morna e aplique sobre a mancha. Coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique. Novamente passe detergente neutro. Aplique uma mistura de 1/3 de vinagre de álcool com 2/3 de água. Passe uma esponja com água limpa e espere secar. Novamente detergente neutro. Depois, passe uma esponja com água limpa e espere secar.

Flores: Aplique uma solução de álcool e amoníaco com algodão, lavando em seguida.

Frutas I: Faça uma aplicação de amônia, vinagre de álcool ou então dilua uma porção de álcool em três de água. Deixe por alguns minutos. Lave com sabão, enxágue em água limpa e seque.

Frutas II: Deixe água escorrer pelo tecido manchado. O ideal é que a água caia de uma altura maior, por exemplo: do chuveiro.

Frutas III: Coloque leite fervente sobre o tecido.

Frutas IV: Use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre uma tigela. Se não sair, experimente água oxigenada. Em roupas não laváveis, experimente álcool.

Frutas e legumes: As manchas de frutas e verduras, como os tomates, fixam-se nas roupas se forem expostas ao calor - como o do ferro de passar, por exemplo. Passe imediatamente na mancha um pano embebido em vinagre de álcool (roupas delicadas) ou em água oxigenada 10 volumes (roupa mais resistente). Depois lave.

Frutas em tecidos de lã: Lave com uma mistura de álcool e água fria em partes iguais. Depois enxágue com bastante água.

Frutas vermelhas: Lave o tecido com uma solução de vinagre de álcool e álcool em partes iguais.

Geléia: Coloque talco, espere alguns minutos e sacuda para retirar a maior parte do talco. Depois, molhe em mistura de 1/4 de álcool e 3/4 de água. Lave novamente com água pura e deixe secar.

Gordura I: Aplique uma gema de ovo dissolvida em um pouco de água.

Gordura II: Aplique um pano embebido com benzina ou esfregue um pedaço de cebola crua, colocando um pano por baixo da mancha.

Gordura III: Cubra imediatamente com bastante talco. Deixe o talco por 12 horas sobre a mancha e depois escove. Se a mancha resistir, coloque mais talco, mata-borrão e passe o ferro bem em cima do mata-borrão. Se não tiver talco, espalhe sal fino. Em seda, esfregue magnésia e exponha ao calor do fogo. A magnésia absorverá imediatamente a gordura.

Gordura IV: Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata-borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura pela farinha quente e pelo mata-borrão. Escove a farinha fora. Se ainda restar mancha, repita a operação.

Gordura (maionese, manteiga, margarina, óleo) I: Coloque talco sobre o local manchado por alguns minutos, depois retire a maior parte do talco e lave normalmente com sabão em pó. Se necessário, repita a operação.

Gordura (maionese, óleo, manteiga, margarina) II: Primeiro, dissolva a mancha esfregando-a levemente com um solvente apropriado para tecidos. Depois, polvilhe o local com talco neutro. Deixe agir por umas três horas. Depois escove a roupa.

Gordura (maionese, óleo, manteiga, margarina) III: Umedeça a mancha. Depois passe uma pasta feita com sapólio, água e algumas gotas de hipoclorito de sódio. Deixe por alguns minutos e lave normalmente.

Gordura em seda: Esfregue delicadamente éter ou benzina com algodão. Depois lave como de costume.

Gordura no sofá: Tire os resíduos com talco. Se necessário, passe depois um pano umedecido em água com amoníaco.

Grama: Esfregue as manchas de grama com álcool.

Graxa I: Retire o máximo com papel absorvente ou espátula e esfregue o local com benzina.

Graxa II: Retire o que for possível com papel absorvente ou espátula. Misture aguarrás e água pura na mesma proporção, coloque na mancha e espere alguns minutos. Lave com sabão, enxágue e deixe secar.

Graxa III: Uma boa maneira de limpar mancha de graxa é criando outra mancha - de gordura. Passe manteiga sobre a mancha. Deixe agir por algumas horas. Umedeça em seguida com terebintina (aguarrás) e tire a gordura raspando cuidadosamente com uma faca aquecida, até tirar a crosta da graxa. Molhe outra vez com terebintina e esfregue levemente até secar.

Graxa IV: Esfregue detergente fortemente e depois passe em água quente. Ou esfregue com solvente de graxa, como Varsol. O sistema usado pelos tintureiros é o seguinte: Passe a ferro a mancha até ficar bem quente. Passe uma mistura de varsol com talco sobre a mancha e deixe secar. No dia seguinte, escove fortemente até sair o talco e a mancha.

Guardanapos: Deixe de molho em solução de hipoclorito de sódio (água de lavadeira, cândida).

Iodo I: Aplique vinagre de álcool no local, lave com sabão e seque.

Iodo II: Aplique álcool sobre a mancha ou passe um pano embebido em leite. Depois lave com água fria e sabão.

Lama: Lave com água fria e enxágue com um pouco de vinagre de álcool. Se o tecido for escuro, espere que fique bem seca, escove-a e esfregue uma rodela de batata crua.

Leite: Lave com uma solução de vinagre de álcool e álcool em partes iguais, impregnando bem o tecido. Em seguida, lave normalmente.

Licor I: Aplique álcool puro. Depois lave com sabão em pó.

Licor II: Se as manchas já secaram, passe pó de café associado a óleo de linhaça e terebintina (aguarrás).

Maquiagem: Uma fatia de pão pode remover mancha de maquiagem em roupas escuras.

Massa de tomate: Evite passar a ferro, porque o calor fixa a mancha que ficará muito difícil de sair. Em roupas laváveis, passe água fria e deixe alguns minutos. Esfregue um pano molhado em detergente sobre a parte manchada. Depois lave.

Mercúrio cromo I: Passe rapidamente uma pedra de gelo.

Mercúrio cromo II: Coloque num balde 4 litros de água quente, 4 colheres de sopa de água sanitária e uma colher de café de vinagre de álcool ou de suco de limão. Deixe imerso o tecido por 15 minutos. Em seguida esfregue e enxágue abundantemente.

Mertiolate: Misture uma colher de chá de detergente neutro, não alcalino (sem cloro) em um copo de água morna. Molhe. Coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de água. Molhe. Misture 1/3 de vinagre de álcool com 2/3 de água. Molhe. Passe novamente o detergente neutro com água morna. Com uma esponja embebida em água limpa, pressione no local. Com uma esponja seca vá retirando o máximo de líquido. Seque em lugar ventilado.

Mofo: Ferva a peça em uma solução de água e bicarbonato de sódio. Adicione 4 colheres de chá de bicarbonato para cada litro de água.

Molho de tomate: Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e molhe a mancha. Coloque uma colher de chá de amônia em meio copo de água e aplique sobre a mancha. Passe uma esponja novamente com detergente neutro. Enxágue com água limpa para retirar o excesso.

Molho shoyu: Rale um pouco de nabo e coloque em cima do local atingido.

Morango: Coloque em água fria por alguns minutos. Depois esfregue com uma rodela de limão, passe por água limpa, coloque de molho com sabão em pó e lave em água morna.

Moscas: As moscas deixam manchas nas cortinas e toalhas. Remova usando uma solução de álcool e água destilada.

Moscas: Esfregue com uma rolha de cortiça. Passe uma mistura de três partes de óleo de parafina e uma parte de vinagre de álcool.

Mostarda I: Rapidamente raspe o excesso com uma colher, depois coloque um pouco de detergente neutro sem cloro (uma colher de chá) numa xícara de água quente. Coloque um pano embebido nessa mistura, em cima da mancha, e deixe por 5 a 10 minutos. Enxágue com água morna até que todo os resíduos tenham desaparecido.

Mostarda II: Misture 1/3 de xícara de vinagre de álcool com 2/3 de água. Deixe no máximo por um minuto. Absorva o líquido com uma toalha de papel absorvente branco ou um pano. Depois lave normalmente.

Nicotina: Esfregue com uma escovinha embebida em álcool a 90 graus. Depois lave normalmente.

Óleo: Aplique uma pasta de farinha de fubá bem molhada com suco de limão.

Óleo, manteiga: Deixam frequentemente manchas em toalhas de linho ou algodão. Umedeça e aplique uma pasta de sapólio com água e gotas de hipoclorito de sódio. A mancha desaparece depois que lavar normalmente.

Ovo: Nunca lave com água quente. Coloque uma pasta de sal e água sobre a mancha durante alguns minutos. Lave com água fria e sabão ou aplique um pano molhado em água oxigenada.

Perfume: Coloque a mancha sobre um mata borrão branco e limpo e esfregue-a com algodão embebido de álcool. Deixe o álcool secar expondo o tecido ao sol. Depois lave.

Piche: Use uma esponja com produto para limpeza a seco e aplique sobre a mancha. Misture uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e molhe novamente a mancha. Passe uma esponja com água limpa para retirar o excesso. Espere secar. Ou então, experimente antes molhar a mancha com um pouco de óleo puro de amêndoa e lave depois com água morna.

Queijo: Misture uma colher de chá de detergente neutro com água morna e aplique sobre a mancha. Coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique sobre a mancha. Novamente passe detergente neutro. Faça uma mistura de 1/3 de vinagre de álcool com 2/3 de água. Aplique. Novamente detergente neutro. Agora passe uma esponja com água limpa e espere secar.

Sangue fresco I: Coloque água fria em um pano bem limpo e pressione sobre a mancha várias vezes, sempre limpando o pano. Seque com outro pano, também pressionando.

Sangue fresco II: Aplique um pano com vinagre de álcool, espere alguns minutos e lave o tecido.

Sangue III: Lave com água fria e sabão de coco durante alguns minutos. Se não sair, passe água oxigenada (se o tecido for resistente). Deixe agir por algum tempo e depois lave. Se o tecido for colorido ou delicado, desfaça um comprimido de aspirina em um copo de água. Mergulhe a mancha nessa mistura por algum tempo e depois lave normalmente.

Sangue IV: Cubra imediatamente a mancha com uma pasta de maisena e água fria. Esfregue ligeiramente e coloque o objeto ao sol para secar. Depois passe uma escova.

Sapatos de tecido: Limpe com álcool, benzina ou querosene.

Sorvete: Coloque uma colher de chá de detergente neutro num copo de água morna e molhe a mancha. Misture uma colher de chá de amônia em meio copo de água e passe na mancha. Repita com o detergente neutro. Pressione o local com uma esponja com água limpa. Absorva o máximo com um pano seco.

Tapete I: Tire a mancha o mais depressa possível. Se for comida, cubra a mancha com papel absorvente e pressione com cuidado. Depois, passe uma escovinha com água morna e sabão de coco, de leve, e retire o sabão. Para tintas e outros produtos fortes, use o tira manchas indicado pelo fabricante.

Tapete II: Use creme de barbear. A espuma é um bom removedor e age instantaneamente. Lave em seguida.

Tinta:Deixe de molho no leite quente, renovando a cada duas horas. Depois lave.

Tinta de carimbo: Aplique suco de limão polvilhado com sal fino. Espere uns 20 minutos.

Tinta plástica: Raspe o que for possível com cuidado para não aumentar a mancha, molhe o local com água e depois com o diluente da tinta. Lave e seque.

Tinta a óleo: Mesmo que já tenha secado e endurecido, sai com uma solução em partes iguais de terebintina (aguarrás) e amoníaco.

Tinta esferográfica I: Deixe durante várias horas dentro de leite. Depois esfregue com vinagre de álcool ou limão ou água sanitária diluída, com cuidado para não descolorir ou manchar o tecido.

Tinta esferográfica II: Aplique um dos solventes para limpeza que se encontram no mercado, álcool ou acetona. Nunca aplique o removedor diretamente na mancha. Use um pano branco dobrado limpo e seco. Depois de molhado deve ser pressionado sobre a mancha sem arrastar, para não aumentar a área afetada.

Tinta esferográfica III: Umedeça o local da mancha com vinagre de álcool. Enxugue pressionando um pano limpo, sem esfregar.

Tinta esferográfica IV: Aplique um pouco de álcool no lugar manchado, a seguir esfregue com sabão em barra. Lave novamente com água limpa.

Tinta esferográfica V: Esfregue ligeiramente com leite azedo ou com uma mistura de leite e vinagre de álcool. Se necessário, repita a operação.

Tinta esferográfica VI: Coloque bastante laquê em cima da mancha, deixe secar bem e lave com água e sabão neutro.

Tinta esferográfica VII: Se a mancha for sobre tecido de algodão, tire com solvente apropriado para tecidos. Se for em tecido de lã, esfregue levemente com álcool. Se for sobre poliéster, basta tirar com solvente incolor para esmalte de unhas ou álcool.

Tintura para cabelo: Limpe com uma solução de ácido nítrico e ácido oxálico em partes iguais. Deixe sobre a mancha por alguns minutos e depois lave em água fria.

Transpiração I: Em tecidos resistentes, esfregue a mancha com água oxigenada. Se o tecido for mais delicado, deixe de molho durante cerca de dez horas em uma mistura de água e vinagre de álcool.

Transpiração II: Lave em água morna e detergente. As manchas recentes saem com aplicação de amoníaco em solução (1 colher por litro de água). Depois enxágue em água pura. As manchas mais antigas precisam ser tratadas com vinagre de álcool e depois passadas em água pura. Para as manchas amarelas e muito antigas, experimente uma solução de ácido oxálico.

Urina: Misture uma colher de chá de detergente neutro com água morna e aplique. Faça uma mistura de 1/3 de vinagre de álcool com 2/3 de água e aplique por um minuto no máximo. Coloque uma colher de amônia em meio copo de água e aplique por um minuto no máximo. Absorva o líquido com uma toalha de papel absorvente branco ou um pano. Novamente detergente neutro. Passe uma esponja com água limpa e espere secar.

Veludo: Passe uma escova limpa umedecida com álcool.

Vinho branco: Coloque sal fino sobre a mancha umedecida por alguns minutos. Derrame em cima do sal leite bem quente. Depois lave com água fria normalmente.

Vinho tinto I: Cubra a mancha com sal. Depois use água fervendo despejada do avesso para o direito, conservando a peça sobre uma tigela.

Vinho tinto II: Jogue um pouco de vinho branco (casher), não é necessário esfregar. Após 5 minutos, lave normalmente com sabão em pó. Persistindo marcas, deixe de molho em água e sabão em pó por algum tempo. Enxágue bastante e, se necessário, esfregue suavemente a mancha com sabão de coco e água morna.

Vinho tinto III: Mergulhe imediatamente a peça manchada numa vasilha com leite, ferva a peça no leite e deixe de molho até a mancha desaparecer.

Vinho tinto IV: Salpique com muito açúcar. Molhe com água fria e esfregue a mancha até sair, antes de lavar.

Vinho tinto no carpete: Passe vinho branco.

Vômito I: Lave com água e enxágue. Coloque suco de limão sobre a mancha ou uma solução de 1/4 de álcool diluído em 3/4 de água. Depois lave normalmente.

Vômito II: Misture duas colheres de sopa de amônia numa xícara de água. Coloque sobre a mancha e deixe menos de um minuto. Absorva o líquido com uma toalha de papel absorvente branco ou pano. Enxágue com água limpa várias vezes.