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Alguns Cuidados com as Bênçãos

Rabino I. Dichi

O Procedimento Adequado com as Bênçãos

Quando alguém pronunciou uma berachá em vão Quando alguém pronunciou uma bênção em vão ou disse o nome de D’us em vão, deve recitar “Baruch Shem Kevod Malchutô leolam vaed”.

Quando alguém iniciar uma bênção e ao dizer Ad*nay de Baruch Atá Ad*nay perceber que sua berachá é desnecessária, deverá imediatamente concluir com “lamedêni chukêcha” que é o versículo 12 do capítulo 119 do Tehilim.

Se perceber que a berachá é desnecessária após ter iniciado a palavra El*hê, porém ainda não tenha dito a última sílaba “nu”, deverá concluir com o versículo “Yisrael Avinu meolam vead olam”, que é um versículo do Divrê Hayamim Alef, capítulo 29, versículo 10. Mas como o início desse versículo é “Vayvárech David” e depois continua com “Baruch Atá...”, deverá recitar em seguida também “Baruch Shem kevod malchutô leolam vaed”.

Quando se louva o Criador a boca deve estar vazia

Quando proferimos uma berachá, a boca deve estar vazia, sem nenhum alimento. Por exemplo, quando começamos a comer algum alimento e depois queremos comer outro que tem outra berachá, devemos primeiramente terminar o que temos na boca para depois recitar a outra berachá. Isso nos foi ensinado pelos nossos sábios por intermédio do versículo “Yimalê fi tehilatecha” - Que minha boca se encha de Teu louvor. Quando se louva o Criador a boca deve estar vazia, para que somente o louvor a preencha.

As pessoas que costumam mascar chiclete, devem tirar o chiclete da boca para recitarem as berachot ou para fazerem tefilá, pelo mesmo motivo acima citado.

Responder amen

É permitido responder amen quando tiver comida na boca.

Esqueceu de fazer a berachá anterior

Quando alguém introduzir algum líquido em sua boca e o engolir sem ter feito a berachá anterior e perceber que tomou shiur de reviit (86ml), deverá fazer a berachá posterior - mesmo que não tenha recitado a berachá anterior. Nessa circunstância, é preferível lançar o líquido para fora da boca, no caso de ter se lembrado antes de engoli-lo; porém somente se ainda tiver o que beber.

É evidente que se quiser continuar a beber, deverá recitar a berachá sobre o restante.

Quando se trata de sólidos, se for uma espécie de comida, que ao tirá-la da boca ela não se torna repugnante (como uma bala, por exemplo), deve-se tirá-la da boca e recitar a berachá esquecida. Se for um alimento que ao tirá-lo da boca se torna repugnante, deve-se deslocá-lo para um canto da boca e recitar a berachá correspondente.

Comportamento adequado

Durante o proferimento da berachá, não devemos nos ocupar com outra coisa, por mais insignificante que seja. E o mesmo se aplica durante o período que estivermos cumprindo alguma mitsvá. O motivo dessa halachá é que aplicando nossa atenção a outras coisas no momento da bênção ou da mitsvá, demonstramos com isso que a ocupação com a berachá e com a mitsvá é apenas passageira e casual.

Do livro “Veten Berachá”