Matérias >> Edição 167 >> Entrevista

Entrevista com o Rabino Daniel Faour

Entrevista

Nascente: O que o senhor achou da comemoração do Siyum Hashás na Congregação e o que conclui para o futuro?

Rabino Daniel Faour: Foi uma belíssima festa! Superou minhas melhores expectativas! Baruch Hashem a comunidade judaica de toda a cidade participou, transformando o evento em um grande Kidush Hashem, a santificação do Nome de D’us. Esta é a nossa missão mais nobre. Certamente todos os presentes lograram o mérito do estudo e obtiveram uma elevação espiritual com o que seus olhos presenciaram.

Nascente: Qual o impacto do evento para o futuro?

R.D.F.: Com esta grande demonstração de apoio da comunidade em geral, e com toda a empolgação que presenciamos, notamos claramente a valorização dos conceitos da Torá no seio da nossa comunidade. Ficou notório o reconhecimento de que é somente o estudo da Torá e o cumprimento de suas mitsvot que pode manter o povo com toda essa energia positiva. Sendo assim, a Torá saiu fortalecida. Muitos tomaram boas decisões para o futuro e fizeram orações de pedidos para Hashem naquele momento tão propício. Que estas decisões sejam frutíferas e que os pedidos sejam atendidos da melhor forma possível!

Nascente: O senhor citou o mérito do estudo na comemoração. Isso vale também para aqueles que não participaram do programa de estudos?

R.D.F.: Claro que sim! Nossos sábios explicam que todos que participam de um siyum também obtêm algum mérito por tudo que foi estudado. O fato de participar do Siyum demonstra que o indivíduo valoriza o estudo da Torá. Para muitos, demonstra que também gostariam de participar. Certamente haverá aqueles que sentiram-se motivados e começarão a estudar.

Nascente: Falando sobre o estudo do Daf Yomi, alguns estudiosos alegam que, sendo a matéria extensa e profunda, não conseguem lembrar o que estudaram após alguns dias.

R.D.F.: Quando não se realiza uma chazará - uma revisão do estudo - isso acontece em geral. Em qualquer estudo da Torá. O intuito do Rav Meir Shapira ao instituir o programa Daf Yomi foi principalmente: 1) Garantir que os participantes estudassem todos os dias, sem interrupções. 2) Que todos estudassem o mesmo assunto. Manter um programa de estudos diários sem interrupções - com algum entendimento da matéria estudada - é algo muito importante. Lembrar a matéria e aprofundar-se nela são estágios posteriores, consequências da dedicação dos estudantes. De qualquer forma, sem dúvida existem resultados extremamente positivos neste estudo: sempre ficam gravados na mente do estudante ao menos uma parte dos ensinamentos e muitos conceitos importantes. Com o passar do tempo também fica cada vez mais fácil estudar, entender, lembrar a matéria e aprimorar-se nos estudos. Além disso, o enorme mérito do estudo da Torá está garantido mesmo quando involuntariamente se esquece o que foi estudado.

Nascente: Para quem o senhor recomenda participar deste programa?

R.D.F.: Para que o participante tenha sucesso no Daf Yomi são necessárias basicamente três características: 1) Ser um indivíduo constante e disciplinado. 2) Possuir uma mente analítica. 3) Ter estudado Guemará por alguns anos anteriormente, seja numa yeshivá ou participando de shiurim.

Nascente: Apenas isso já é suficiente?

R.D.F.: Certamente. Nada mais! Isso é um fato, não apenas uma teoria. Conhecemos muitos que concluíram o estudo do Shás desta forma. No livro de Devarim (30:11-14) consta que o estudo e o cumprimento da Torá estão muito próximos de sua boca e de seu coração!

Nascente: Todas as aulas do programa são filmadas e divulgadas diariamente no site da revista Nascente. O estudante pode participar do programa apenas assistindo os vídeos?

R.D.F.: Uma pergunta similar a esta foi feita a um grande sábio em Benê Berak, o Rabino Yehudá Ariê Halevi Diner Shlita, sobre ouvir os shiurim diariamente pelo telefone. Ele respondeu que o estudante pode estudar pelo telefone e que há a vantagem de repetir os trechos que não foram bem compreendidos. Mas, apesar disso, trouxe provas do Talmud que o estudante deve dar preferência, sempre que possível, a participar dos shiurim presencialmente.

Nascente: Alguma consideração final?

R.D.F.: Gostaria de repetir a mensagem que transmiti na comemoração do Siyum. Hoje, em nossa congregação, são aproximadamente 10% dos frequentadores diários os que estudam o Daf Yomi. Meu desejo é atingir para esse novo ciclo ao menos 25% do frequentadores participando do programa e, beezrat Hashem, que possamos comemorar a conclusão deste ciclo em Yerushaláyim com a presença do Mashiach, amen!