Matérias >> Edição 167 >> Especial

Siyum Hashás

Em centenas de cidades por todo o mundo foi comemorada a conclusão do estudo do Talmud Bavli

Especial

Especial

O programa de estudos dos tratados do Talmud chamado “Daf Yomi” consiste em estudar uma folha do Talmud a cada dia - a mesma folha diária em todos os grupos que participam do programa. O Talmud Bavli é constituído por 2.711 folhas em 37 tratados de Guemará. Assim, a cada sete anos e meio termina-se um ciclo de estudos.

O 13º ciclo de estudos do Talmud segundo o programa Daf Yomi teve início no dia 3 de agosto de 2012 (15 de av de 5772) com a primeira folha do Tratado de Berachot e terminou no dia 4 de janeiro de 2020 (7 de tevet de 5780) com a folha 73 do Tratado de Nidá.

O Talmud é o texto central da Torá Oral e a principal fonte da lei judaica. Contém os ensinamentos e opiniões de milhares de sábios sobre uma grande variedade de assuntos, incluindo halachá, ética, filosofia, costumes e história entre outros. O Talmud também é tradicionalmente chamado de “Shás”, uma abreviação hebraica de “shishá sedarim” - as “seis ordens” da Mishná. Assim, “siyum Hashás” significa “a conclusão do estudo do Shás”.

O Talmud Babilônico tem dois componentes, a Mishná e a Guemará. A Mishná é uma compilação concisa das leis judaicas realizada pelo grande sábio Rabi Yehudá Hanassi por volta do ano 200 e.c. A Guemará é a elucidação da Mishná e de outros textos da época da Mishná e foi compilada pelos sábios Rav Ashi e Ravina por volta do ano 500 e.c.

O Siyum Hashás foi comemorado em centenas de cidades por todo o mundo. A comemoração com o maior número de participantes foi realizada no “MetLife Stadium”, um estádio de futebol americano localizado em Nova Jersey, nos Estados Unidos, a apenas 13 quilômetros de Nova Iorque. No dia primeiro de janeiro de 2020, mais de 92.000 pessoas compareceram ao MetLife Stadium para participar da conclusão do estudo do Talmud Bavli.

Somente em Israel foram centenas de comemorações em dezenas de cidades. Em Jerusalém, a maior comemoração teve lugar no Centro de Convenções Binyanei Haumá e contou com 12.000 participantes. O evento aconteceu simultaneamente à comemoração no MetLife Stadium nos Estados Unidos. A maior comemoração do Siyum Hashás em Israel aconteceu no estádio Yad Eliyáhu, em Tel Aviv, com mais de 13.000 participantes.

Especial

Na Inglaterra, a maior comemoração aconteceu em Londres, na Arena Wembley, com cerca de 10.000 participantes.

Na cidade de São Paulo também aconteceram belas comemorarações de grupos que concluíram o estudo do Talmud.

Especial

Tradução da Carta acima:

Caro time do Siyum Hashás,

São duas da manhã quando escrevo isso para vocês, chegando em casa logo após o Siyum.

Em nome de toda a equipe, devo expressar nosso mais profundo orgulho e prazer por ter a oportunidade de sediar o evento Siyum. Quando fomos abordados pela comissão em julho, pela primeira vez não tínhamos ideia de que tipo de evento era esse ou o que esperar em termos do programa ou o que realmente aconteceria.

Trabalhando em estreita colaboração com a equipe, começamos a entender e, à medida que a data se aproximava, informei nossa equipe interna sobre a natureza do evento. No entanto, nada poderia realmente nos preparar para o que aconteceu.

6748 bilhetes foram digitalizados na porta, além dos rabinos da mesa superior que entraram pela entrada VIP e, claro, todos os seus voluntários e equipe. Há vários pontos que nos surpreenderam:

1. Temos um armário de segurança no qual permitimos que os hóspedes depositem qualquer coisa considerada perigosa ou inadequada. Em um evento desse tamanho, normalmente teríamos algo entre 700 e 1000 itens. Esta noite não tivemos nada.

2. Não houve uma única incidência de embriaguez, comportamento barulhento ou turbulento. Nem um único. Estou na Arena há 28 meses e recebi mais de 300 eventos nesse período. Até então, nunca havíamos tido um evento sem nenhuma ocorrência.

3. Toda a equipe ficou impressionada com a quantidade de agradecimentos que recebemos no final da noite. Na verdade, eu até cheguei a pensar que todos haviam sido instruídos a fazer isso!

Estou arrasada que o Siyum só ocorra uma vez a cada sete anos e meio. Este evento foi um prazer para todos nós.

Becky Syrett

Gerente de Operações

Especial

Especial

Especial

Especial