Observação: É comum o conceito de pão mezonot que, segundo a halachá, não é tão simples, como esclarecido neste capítulo. O Rabino Yechezkel Roth shelita escreve em sua carta de recomendação ao livro Pitchê Halachá, que se tivesse força, aboliria este conceito. Portanto, devemos conhecer a halachá de maneira clara, para não deixar de recitar o Bircat Hamazon quando deveríamos fazê-lo, deixando assim de cumprir uma mitsvá da Torá.
Keviut seudá é quando se fixa uma refeição sobre pat habaá bekisnin
1. Em todos os 3 casos citados anteriormente, em outro capítulo, a berachá é Mezonot, porém somente quando o indivíduo não os come como refeição (seudat kêva). O que vem a ser refeição será definido abaixo. Se a pessoa sabe que vai comer pat habaá bekisnin como refeição, deverá fazer Netilat Yadáyim com berachá e berachá de Hamotsi e no término da refeição recitará Bircat Hamazon.
Se após terminar de comer pat habaá bekisnin, o indivíduo constatou ter comido shiur de keviut seudá, mesmo que antes de comer recitou Borê Minê Mezonot, deverá recitar Bircat Hamazon.
Se o indivíduo estiver comendo pat habaá bekisnin e constatar que de agora em diante comerá shiur keviut seudá (4 betsim), deve interromper para fazer Netilat Yadáyim com berachá, para poder continuar a ingerir pat habaá bekisnin.
No caso acima citado, o Mishná Berurá sustenta ser sim necessário recitar o Hamotsi, e o Caf Hachayim sustenta que não é necessário recitar a berachá de Hamotsi.
Na prática, neste caso que o indivíduo vai comer o shiur de seudá desse momento em diante, deverá fazer Netilat Yadáyim com berachá, recitar Hamotsi e Bircat Hamazon.
2. Estão excluídos desta regra os denominados maassê kederá, massas cozidas sobre o fogão ou fritas em óleo, como macarrão e outros alimentos feitos com uma das cinco espécies - trigo, cevada, espelta, centeio e aveia - sobre as quais a berachá anterior é Borê Minê Mezonot. Isso, ainda que sejam comidas em grandes quantidades, pois elas não têm nenhuma semelhança com o pão.
Mesmo que o macarrão depois de cozido for levado ao forno, não terá as leis de pat habaá bekisnin.
3. Definição de keviut seudá:
a) Para os sefaradim, keviut seudá é quando comemos a quantidade de quatro betsim, 224g em volume.
Portanto, ao ingerir o shiur de até três betsim, 168g em volume, recita-se Mezonot antes de comer pat habaá bekisnin e Al Hamichyá no final.
Não se deve comer de três a quatro betsim, pois é considerado safec (dúvida). Ou comemos até três betsim recitando antes Mezonot e depois Al Hamichyá, ou mais de quatro betsim recitando antes Hamotsi e depois Bircat Hamazon.
b) Entre os ashkenazim há discussão entre os possekim a respeito. Há quem sustente que quando o indivíduo come pat habaá bekisnin como refeição e não como petisco - por exemplo: come pat habaá bekisnin no café da manhã com outros alimentos - considera-se seudá e é necessário recitar a berachá de Hamotsi.
c) Ainda entre os ashkenazim, há quem sustente, que a definição de keviut seudá é de quatro betsim, 224g em volume.
E há quem sustente que é até mesmo mais de quatro betsim, pois é necessário ter seviá (que o indivíduo fique saciado).
d) Há um outro detalhe discutido na halachá: se o shiur de quatro betsim é composto exclusivamente de pat habaá bekisnin, ou se outros alimentos consumidos junto com o pat habaá bekisnin se tornam parte integrante do shiur de quatro betsim.
O Caf Hachayim escreve que o costume entre os sefaradim é o de não levar em consideração na soma total, os outros alimentos junto com o pat habaá bekisnin e consideram somente o pat habaá bekisnin para keviut seudá.
e) Já entre os ashkenazim há quem sustenta que os outros alimentos completam o shiur de keviut seudá.
No entanto há quem sustente, que para fazer Bircat Hamazon é sempre necessário o shiur de quatro betsim e os outros alimentos vem somente completar o shiur de seviá (estar satisfeito).
Conclusão:
Os sefaradim podem comer todos os tipos de pat habaá bekisnin até o shiur de três betsim, mesmo que ao ingerir junto outros alimentos, o limite (shiur de três betsim) seja ultrapassado. Devemos lembrar sempre que este shiur é calculado em volume e que facilmente pode-se atingir três betsim.
- Entre três e quatro betsim é safec (dúvida), por isso não se deve ultrapassar o shiur de três betsim.
- Quando comer quatro betsim ou mais, o sefaradi deverá fazer Netilat Yadáyim, recitar Hamotsi e Bircat Hamazon, como se estivesse comendo pão normalmente.
- Quando se tratar de pães ou chalot doces, deverá tomar o cuidado em lechatechilá (em princípio) comê-los em refeição que se fez Hamotsi sobre pão que sua berachá é Hamotsi.
Com relação aos ashkenazim (para que não entrem em dúvidas), é correto que façam Netilat Yadáyim, recitem Hamotsi, comam shiur de pão e recitem Bircat Hamazon, sempre que comerem pat habaá bekisnin (mezonot) junto com outros alimentos, em refeições como café da manhã ou jantar.
do livro “Veten Berachá”
de autoria do Rabino Isaac Dichi