Matérias >> Edição 173 >> Truques e Dicas

Arroz

Truques e Dicas

O arroz faz parte da alimentação básica de mais da metade da população mundial. Cada 100g de arroz integral contém aproximadamente 8g de proteínas, 1g de gordura, 75g de hidratos de carbono, 16g de água e 345 calorias. Além disso, o arroz integral contém vitaminas B1 e principalmente B2, ferro, fósforo e cálcio.

O arroz é indicado para quem tem distúrbios intestinais, em especial o arroz branco feito sem gordura, de fácil digestão, cuja água do cozimento ajuda os bebês com diarréia.

O arroz branco é um alimento com ótimas propriedades. Não é aconselhado para quem tem os intestinos presos, que deve preferir o integral, por ter fibras.

O arroz deve ser comido com leguminosas ou com carnes, pois suas proteínas são incompletas.

O arroz solto, feito com o tipo de arroz longo ou médio, só fica bom com grãos inteiros. Ao comprar, prefira aquele que apresente grãos médios, com menor quantidade possível de grãos partidos. Não compre o arroz se estiver opaco, pois ficará empapado. O arroz deve ser um pouco translúcido.

Para risoto, escolha o arroz de grão curto. Nas lojas especializadas existem tipos italianos de arroz especiais para este prato.

Ao escolher arroz integral, prefira o sem resíduos, sinal de caruncho ou ácaros. A presença de pó no fundo da embalagem pode indicar a sua presença.

Convém guardar o arroz em latas ou frascos, evitando deixá-lo na embalagem original, onde poderá absorver o cheiro de outros produtos que estejam próximos.

Quanto rende: Para calcular a quantidade de arroz cozido, lembre-se que uma xícara de arroz cru rende duas xícaras de arroz cozido. Quanto ao peso, o arroz cozido triplica o seu peso.

Quantidade certa: Prepare aproximadamente 50g de arroz por pessoa.

Quanta água: Para que o arroz não fique empapado, calcule duas xícaras de água para cada xícara de arroz cru.

Água fervente: É recomendável colocar o arroz a cozer em água fervente. Mesmo a água que se adicionar durante o cozimento deve ser quente.

Mais branco e solto: Para que o arroz fique mais branco e solto, basta acrescentar umas gotas de limão à água de cozimento.

Arroz soltinho: Faça um furo no arroz quando estiver quase cozido. Verta nesse espaço uma colher de sopa de vinagre e deixe cozer lentamente por mais dois minutos. Você vai se surpreender com um arroz tão solto.

Arroz bem seco: Para fazer um arroz bem seco sem maiores complicações, faça o seguinte: cinco minutos antes de terminar o cozimento, coloque uma fatia de pão dentro da panela. Tape e termine de cozinhar o arroz. O pão absorverá o excesso de água e os grãos incharão.

Como saber se secou: Para ter certeza de que a água do arroz já secou, apague o fogo, molhe o dedo e bata-o no lado de fora da panela. Se a panela estalar, a água já secou.

Arroz rápido: Na hora da pressa, faça o arroz na panela de pressão. Quando a panela começar a chiar, deixe-a no fogo por mais dois minutos e espere esfriar.

Pouco sal: Se depois do cozimento o arroz estiver com pouco sal, misture o sal em falta num copo de água e junte-o ao arroz. Em seguida leve-o novamente ao fogo até estar novamente no ponto.

Muito sal: Se o arroz cozido estiver salgado, borrife-o com sumo de limão. Simples e eficaz.

Queimado I: Para eliminar o cheiro e o sabor de queimado do arroz, introduza uma cebola cortada ao meio entre o arroz. Deixe dentro da panela por alguns minutos e depois transfira o arroz para outro recipiente sem retirar o fundo que ficou queimado.

Queimado II: Se o arroz queimar, coloque imediatamente a panela ainda quente e com vapor dentro de um recipiente com água fria. Após alguns minutos o cheiro de queimado desaparece. Tire o arroz da panela sem raspar o fundo que queimou.

Queimado III: Quando queimar o arroz, não raspe o fundo da panela. Coloque a panela numa vasilha com água fria, cubra a boca com um pano úmido e tampe a panela. Passado algum tempo, retire o arroz, mas com cuidado para não raspar o fundo da panela.