Matérias >> Edição 174 >> Leis e Costumes II

Alimentos Consumidos Antes da Refeição

Como recitar as bênçãos posteriores sobre alimentos que foram consumidos antes de uma refeição com pão.

1. Quando o indivíduo estiver próximo de uma refeição com pão (com a mesa já posta ou prestes a ser posta), não deverá comer antes do Netilat Yadáyim e do Hamotsi, alimentos que serão consumidos durante a refeição, pois estará recitando uma berachá sheená tserichá (bênção desnecessária), já que dentro de um curto espaço de tempo, estes alimentos estarão isentos com a berachá de Hamotsi.

2. Porém, se houver um espaço de tempo de 15 a 30 minutos até o início da refeição, não há problema em recitar qualquer berachá e comer mesmo alimentos que estarão incluídos na berachá de Hamotsi.

Quem comer massas como bolo ou biscoitos (cuja berachá é Borê Minê Mezonot) antes da refeição

As leis citadas nos parágrafos 3 a 7 são a opinião do Mishná Berurá a respeito deste assunto e este é o costume dos ashkenazim.

3. Quem comer massas como bolo ou biscoitos (cuja berachá é Borê Minê Mezonot) próximo de uma refeição com pão (e não for mais comê-las durante a refeição), para seu prazer ou para se satisfazer parcialmente, deverá recitar a berachá Meen Shalosh (Al Hamichyá) antes de iniciar a refeição. Caso não tenha recitado Al Hamichyá até depois do Bircat Hamazon, estará dispensado bediavad de recitá-la, por já ter recitado o Bircat Hamazon. Caso pretenda comer dessas massas como bolo ou biscoitos (cuja berachá é Mezonot) na refeição, deverá ter a intenção ao recitar o Bircat Hamazon de isentá-los e assim não será necessário recitar Meen Shalosh (Al Hamichyá).

E quando no Shabat de manhã após fazer o Kidush, o indivíduo come bolo ou biscoito sobre os quais se recita a berachá de Mezonot, e em seguida faz netilat yadáyim e recita Hamotsi, não deverá recitar (nesse caso) a bênção posterior Meen Shalosh (Al Hamichyá). Quando recitar o Bircat Hamazon deverá ter a intenção de isentar o bolo ou os biscoitos ingeridos anteriormente, mesmo que não tenha comido deles durante a refeição com pão.

Quem comer frutas antes da refeição

4. Quando um indivíduo comer frutas antes da refeição - que se comesse durante a refeição teria que fazer berachá sobre elas, porque não fazem parte da refeição:

a) Se ele pretende comer dessas frutas durante a refeição e ao recitar a berachá antes da refeição pensa isentá-las com esta berachá que está recitando agora, não será necessário fazer berachá acharoná sobre as frutas e elas estarão isentas com o Bircat Hamazon.

b) Se não pretende comer destas frutas durante a refeição, deverá recitar a berachá acharoná sobre elas antes de Netilat Yadáyim. Caso não tenha lembrado de recitar a berachá acharoná antes de Netilat Yadáyim, será necessário recitar a berachá acharoná sobre elas mesmo depois de ter iniciado a refeição.

Alimentos que fazem parte da refeição

5. Caso coma antes da refeição alimentos que fazem parte integral da refeição - como salada, carne, etc., que ao ingeri-los durante a refeição não é necessário recitar berachot específicas, pois a berachá de Hamotsi os isenta - mesmo que tenha a intenção de comer esses alimentos no decorrer da refeição, é necessário fazer berachá acharoná sobre eles.

Nesse caso, há quem sustente que é preferível não comer um cazáyit desses alimentos, para não se comprometer com a berachá acharoná.

6. Caso coma aperitivos antes da refeição que têm como finalidade abrir o apetite, não será necessário recitar berachá acharoná sobre eles antes do Netilat Yadáyim.

Porém, nesse caso, é recomendável comer menos de cazáyit para não entrar em dúvida.

7. O parágrafo anterior aplica-se a quando o indivíduo está comendo os aperitivos próximo da refeição, porque, caso contrário, os aperitivos não tem vínculo com a refeição e consequentemente necessitam de berachá acharoná.

O costume dos sefaradim

8. Com relação aos sefaradim, há quem sustente que, em todos os casos, quer tenha comido cazáyit de massas sobre as quais se recita a berachá de Borê Minê Mezonot, quer tenha comido cazáyit de frutas ou verduras deverá recitar a berachá acharoná.

No caso de ter comido cazáyit de massas sobre as quais se recita a berachá de Borê Minê Mezonot, recitará Al Hamichyá antes de Netilat Yadáyim. Caso tenha lembrado depois do Hamotsi, não recitará Al Hamichyá e os isentará com cavaná (intenção) no Bircat Hamazon.

No caso de frutas e de líquidos recitará berachá acharoná até mesmo no meio da refeição. Se lembrar após o Bircat Hamazon não deverá recitar mais Borê Nefashot.

Aquele que comer aperitivos ou beber vinho antes da refeição, apenas para abrir o apetite, não recitará a berachá acharoná, pois o Bircat Hamazon os isenta.

9. E há quem sustente que, em todos os casos, não deverá recitar a berachá acharoná e o recomendável é que coma menos que um cazáyit ou beba menos que um reviit. Caso tenha comido cazáyit, deverá recitar berachá acharoná, e esperar durante um intervalo de 15 a 30 minutos e também sair do seu lugar entre a berachá acharoná e a Netilat Yadáyim.

do livro “Veten Berachá”
de autoria do Rabino Isaac Dichi