Matérias >> Edição 181 >> Leis e Costumes II

As Velas de Shabat e Minchá da Véspera

Rabino I. Dichi

1. O acendimento das velas de Shabat é parte da honra que lhe é devida.

A bênção referente às velas de Shabat, Yom Tov e Yom Kipur

2. A bênção referente às velas de Shabat é (ao recitar a berachá, substituir os hífens pela letra “o”):

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner shel Shabat.

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Shabat.

Para as velas de Yom Tov (Pêssach, Shavuot, Rosh Hashaná e Sucot) recite:

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner shel Yom Tov.

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Yom Tov.

Quando o Yom Tov coincidir com o Shabat recite:

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner shel Shabat Veyom Tov (ashkenazim terminam com: “veshel Yom Tov”).

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Shabat e Yom Tov (ashkenazim terminam com: “e de Yom Tov”)

Na véspera de Yom Kipur recite:

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner shel Yom Hakipurim.

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Yom Hakipurim.

Quando Yom Kipur coincidir com o Shabat recite:

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech haolam, asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu lehadlic ner shel Shabat Veyom Hakipurim (ashkenazim: “veshel Yom Hakipurim”).

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou acender a vela de Shabat e Yom Hakipurim (ashkenazim: “e de Yom Hakipurim”).

Local do acendimento

3. É mitsvá acender as velas de Shabat no recinto onde será servida a refeição de Shabat. Sobre estas velas é que se pronuncia a bênção.

Duração das velas

4. As velas deverão arder pelo menos até a hora da refeição.

Quantidade de velas

5. O costume é acender no mínimo duas velas, uma em relação e ao termo “zachor”, e outra em relação ao termo “shamor” e que constam nos Dez Mandamentos.

Quem deve acender

6. É dever tanto de homens como de mulheres ter velas acesas nos seus lares em Shabat e Yom Tov. Esta mitsvá foi mais confiada às mulheres do que aos homens, concedendo-se a elas, assim, uma prioridade.

Portanto, no caso de um homem que vive só - ou se sua esposa está ausente - ele mesmo deve acender as velas de Shabat.

Da mesma forma, uma mulher que vive sozinha também deve acender as velas de Shabat e Yom Tov.

7. É correto que o marido prepare na sexta-feira as velas que sua esposa irá acender.

8. Consta no Talmud: Aquele que é “zahir” (se esmera) em cumprir esta mitsvá, alcança o mérito de ter filhos talmidê chachamim (eruditos), conforme diz o versículo: “Ki ner mitsvá Vetorá or ”- pois a vela é uma mitsvá e a Torá é luz”. Por intermédio das velas de mitsvá vem a luz da Torá.

Daí vem o costume correto de, após o acendimento, a mulher orar para Aquele Que nos dá a vida, Que lhe conceda filhos estudiosos da Torá.

O que se deve usar como nerot

9. De preferência (mitsvá min hamuvchar), deve-se acender azeite puro de oliva. Como segunda opção, deve-se utilizar outros óleos que tenham boa combustão. Pode-se, ainda, utilizar velas de parafina.

Horário de acendimento

10. Há quem costume acender as velas trinta minutos antes do pôr do Sol. Há aqueles que acendem vinte minutos antes do pôr do Sol (veja o horário do pôr do Sol na cidade de São Paulo nas páginas 313 a 324). Em qualquer caso, a mulher deve ficar atenta a estes horários e acender as velas de Shabat a tempo. Caso ela se atrase e o marido constatar que o horário do pôr do Sol está se aproximando, deverá ele mesmo adiantar-se e acender as velas.

11. Se, por algum motivo, alguém necessitar acender as velas de Shabat com antecedência, só poderá fazê-lo a partir do horário denominado de “pêleg haminchá” (veja o horário de pêleg haminchá na cidade de São Paulo na página 325), contanto que as velas ardam até o horário da refeição. Antes desse horário não há nenhuma evidência que esteja acendendo as velas em honra do Shabat.

Pêleg haminchá é definido como uma hora e um quarto zemanit (relativa) antes do fim da parte iluminada do dia.

Para os legisladores que sustentam, que a parte iluminada do dia vai do alvorecer (alot hasháchar) até a saída das estrelas (tset hacochavim), calcula-se uma hora e um quarto zemanit (relativa) antes da saída das estrelas. Neste caso, uma hora zemanit é igual a 1/12 do período entre o alvorecer e a saída das estrelas.

Para os legisladores que sustentam, que a parte iluminada do dia vai do nascer do Sol (nets hachamá) ao pôr do Sol (shekiá), calcula-se uma hora e um quarto zemanit antes do pôr do Sol. Neste caso, uma hora zemanit é igual a 1/12 do período entre o nascer e o pôr do Sol.

Último prazo para o acendimento

12. O último prazo para o acendimento das velas de Shabat é de cinco minutos antes do pôr do Sol de sexta-feira, pois existe uma mitsvá de tossêfet Shabat - antecipar a entrada do Shabat, bem como a do Yom Tov e Yom Kipur, e postergar sua saída. Portanto, nestes poucos minutos antes do pôr do Sol, homens e mulheres precisam cessar toda atividade proibida no Shabat.

“Mishná Berurá” recomenda parar com toda a atividade proibida no Shabat trinta minutos antes do pôr do Sol de sexta-feira, ou pelo menos 20 minutos.

13. Se uma mulher que está acostumada a rezar Minchá diariamente perceber numa sexta-feira, que não conseguirá rezar Minchá e depois acender as velas a tempo, poderá acendê-las tendo em mente não receber ainda o Shabat e rezar Minchá posteriormente.

14. Conforme o Mishná Berurá, a mitsvá de tossêfet Shabat não se resume apenas em parar de trabalhar, mas sim, em também receber sobre si o Shabat por intermédio da fala (vide próximo parágrafo).

15. Na sexta-feira, deve-se rezar Minchá com antecedência, para que se termine a oração pelo menos antes do pôr do Sol, a fim de poder receber o Shabat antes do pôr do Sol. Para receber o Shabat, deve-se dizer algo como “Bô’i Calá”, “Mizmor Shir Leyom Hashabat”, responder “Barechu” ou ainda declarar “Harêni mecabel alay tossêfet kedushat Shabat (Yom Tov)”.

De qualquer forma, não se deve deixar de rezar com um minyán mesmo que este termine depois do pôr do Sol, contanto que não ultrapasse o tempo de bên hashemasho2Ben hashemashot é o período de 13,5 minutos relativos, imediatamente após o pôr do Sol.

Caso esteja rezando com um minyán, terminou a Amidá em voz baixa e o chazan ainda não começou a Chazará, poderá receber o Shabat dizendo “bô’i calá, bô’i calá, Shabat malketá”

16. Quem pretende jantar sexta-feira à noite (a seudá de Shabat) na casa de amigos ou parentes (e pretende voltar para casa para dormir) deve acender as velas em casa, tomando uma das seguintes providências:

- Preparar uma quantidade maior de azeite ou prover velas grandes, para quando retornar encontrá-las ainda acesas.

- Ou que alguém permaneça em casa até o anoitecer para desfrutar da iluminação da luz das velas.

Caso contrário, a bênção sobre as velas será em vão (levatalá).

17. Quando algumas famílias (duas ou mais, mesmo pais e filhos casados) se reunirem para jantar e dormir na mesma casa, se a família visitante for:

Sefaradi - Deverá acender as velas com berachá no aposento que irá dormir, e a dona da casa acenderá com berachá na sala de jantar. Se quiserem acender as duas no mesmo recinto, uma recitará a bênção e isentará a outra.

Ashkenazi - Poderá acender na mesma sala de jantar que a dona da casa, ambas recitando a berachá26. Mas mesmo uma família visitante ashkenazi, de preferência deve acender as velas no aposento que irá dormir ou na cozinha.

Se os visitantes pretendem voltar para casa após o jantar, devem proceder conforme o item 16.

18. Todas as bênçãos das mitsvot devem ser feitas over leassiyatan, ou seja, imediatamente antes de executar a mitsvá. Entretanto, alguns possekim (legisladores) sustentam que ao pronunciar a bênção das velas, a mulher já recebe sobre si a santidade do Shabat (e não pode mais mexer em fogo). Por isso, aquelas que seguem esta opinião devem primeiro acender as velas, cobrir os olhos com as mãos e recitar a bênção.

Esta opinião é seguida por todos os ashkenazim e por muitos sefaradim.

Já no Yom Tov, quando é permitido passar fogo, deverão primeiro recitar a bênção e em seguida acender as velas. Há aqueles que, para não diferenciar, recomendam proceder no Yom Tov como no Shabat.

De qualquer forma, há mulheres sefaradiyot que mesmo na véspera do Shabat proferem a bênção e em seguida acendem as velas. Portanto, cada qual deverá manter o seu costume.

19. Em relação às velas do segundo dia de Yom Tov, uma vez que não é permitido preparar nada do primeiro dia de Yom Tov para o segundo (maiores detalhes em nosso livro “Pêssach e Yom Tov e Suas Leis”, capítulo 37) devemos levar em consideração as seguintes precauções:

- Não é permitido prepará-las no primeiro dia para o segundo.

- Como as velas do segundo dia pertencem a ele, só poderão ser acesas depois que saírem as estrelas do segundo dia (no mínimo 40 minutos depois do pôr do Sol em São Paulo). Para os que costumam esperar o término do Shabat conforme a opinião de Rabenu Tam, deverão esperar 72 minutos após o pôr do Sol.

- Não é permitido derreter as velas para colá-las nos castiçais.

- O fogo a ser usado para acender as velas deve estar aceso desde a véspera de Yom Tov, pois no Yom Tov não se pode criar fogo, apenas “transferi-lo”.

20. O pavio que traspassa o disco de cortiça - que se usa como lamparina em azeite - pode ser colocado no Yom Tov, no horário do acendimento das velas da segunda noite de Yom Tov. De preferência, deve-se prepará-lo na véspera do primeiro dia de Yom Tov ou na sexta-feira quando a primeira ou segunda noite de Yom Tov for sábado ou domingo à noite.

Tefilat Minchá no Êrev Shabat

21. Se um indivíduo que ainda não rezou Minchá chega atrasado no Bet Hakenesset no Êrev Shabat, e ainda há tempo para rezar Minchá, mas o público já recebeu Shabat no Bet Hakenesset - quer dizendo “Lechu Neranená”, quer dizendo “Mizmor Shir Leyom Hashabat” ou “Boi Chalá” - ele não deverá rezar Minchá dentro do Bet Hakenesset. Deverá se retirar para os corredores ou para uma sala contígua e rezar Minchá ali.

22. Quando num determinado Bet Hakenesset, a maioria do público presente ou a maioria dos frequentadores recebem o Shabat mais cedo, os que são minoria automaticamente não poderão fazer nenhum trabalho proibido no Shabat. Mas poderão rezar Minchá caso não estavam no Bet Hakenesset, quando o público recebeu Shabat ou estavam presentes no Bet Hakenesset e não receberam o Shabat junto com os demais. Conforme explicado acima, deverão se retirar para os corredores ou para uma sala contígua e rezar Minchá ali.

23. Esta halachá é muito frequente na vigência do horário de verão. Nesse caso, muitas sinagogas recebem Shabat com antecedência e seus frequentadores, mesmo não estando no Bet Hakenesset, não poderão mais fazer qualquer tipo de trabalho proibido no Shabat.

24. Porém um Bet Hakenesset não está vinculado a outro. Se um Bet Hakenesset e seus frequentadores recebem Shabat mais cedo, não obriga os frequentadores de outro Bet Hakenesset a receber o Shabat no mesmo horário. Isso, mesmo que os frequentadores do primeiro Bet Hakenesset são maioria em relação aos frequentadores do outro Bet Hakenesset.

25. Quando um indivíduo que ainda não rezou Minchá chegar num Bet Hakenesset que o público está prestes a receber o Shabat, ele não deverá receber junto com eles o Shabat (não deverá dizer “boi chalá” ou responder ao “Barechu”) pois se o fizer não poderá rezar Minchá. De qualquer maneira não poderá mais fazer trabalho proibido no Shabat, conforme esclarecido no item 2.

26. As esposas de indivíduos cujas comunidades (sinagogas) costumam receber o Shabat com antecedência, devem concluir os preparativos para o Shabat e acender as velas antes que seus maridos recebam o Shabat na sinagoga, porque depois que eles receberem o Shabat, elas estarão proibidas de fazer qualquer trabalho não permitido no Shabat.

Contudo, há outra opinião entre nossos legisladores, que a esposa não está vinculada ao recebimento do Shabat de seu marido (quando esse recebimento é feito apenas com o intuito de não atrasar o horário da refeição da noite de Shabat). Porém, uma vez que ele já recebeu o Shabat, ela não poderá fazer trabalhos que são para ele.

do livro “Shomer Shabat”