Matérias >> Edição 181 >> Pensando Bem I

Pipocas da Vida!

Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre!

O milho de pipoca só se transforma em pipoca depois de passar pelo fogo. O mesmo acontece conosco. As grandes transformações em nosso íntimo acontecem quando “passamos pelo fogo”.

Quem não passa pelo fogo permanece o mesmo a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e uma dureza singular. Acreditam que sua personalidade e suas qualidades são perfeitas.

Mas, a qualquer momento, pode vir o “fogo”.

O fogo é uma situação que nunca imaginamos em nossas vidas: a dor!

Pode ser um fogo externo: perder dinheiro, o emprego, ficar pobre... ser desmoralizado... perder um ente querido...

Ou pode ser um fogo interno: medo, ansiedade, angústia, pânico, depressão, doenças ou outros sofrimentos cujas causas ignoramos.

Muitas vezes existe o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui - e a possibilidade da grande transformação também.

A pobre pipoca, fechada dentro da panela cada vez mais quente, pensa que “sua hora chegou” - que é o seu fim!

Dentro de sua casca dura, trancada em si mesma, ela não consegue considerar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.

A pipoca não imagina do que ela é capaz, que bela transformação está prestes a acontecer.

Subitamente, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: Bum!

Então ela aparece como algo completamente diferente - que ela mesma nunca sonhara.

Na mesma panela quente, alguns milhos de pipoca recusam-se a estourar.

São como aquelas pessoas que, por mais que o fogo as esquente, recusam-se a mudar. Apesar de tudo, continuam acreditando que não pode existir nada mais maravilhoso do que o jeito de elas serem.

A presunção, o orgulho e o medo das transformações são a dura casca do milho que não estoura. Mas o destino destas pessoas é triste, já que permanecerão duras a vida inteira!

Para extrairmos o melhor de nosso íntimo, assim como a pipoca, devemos aceitar e crescer com as provas que nos são enviadas nesta vida. Precisamos acreditar que estes testes vêm para o nosso próprio bem. Este é o fogo que amacia nosso coração, fazendo florescer o que há de melhor dentro dele!

Nem sempre entendemos o motivo de sentirmo-nos dentro de uma panela de pressão, mas quanto mais quente o fogo, mas rápido a pipoca estoura!