Matérias >> Edição 183 >> Leis e Costumes I

O Kidush e as Refeições de Shabat

Rabino I. Dichi

É uma mitsvá “assê” (ativa) da Torá santificar o Shabat por intermédio de palavras, conforme consta (Shemot 20:8): “Zachor et yom Hashabat lecadeshô - Lembra-te do dia de Shabat para santificá-lo”. Nossos sábios instituíram que esta “prece de santificação”, o Kidush, seja feita sobre um copo de vinho, por ser uma bebida nobre.

A seguir trazemos, resumidamente, as leis referentes ao Kidush e às refeições de Shabat.

Leis referentes ao Kidush

1. Imediatamente ao chegar em casa da sinagoga, sexta-feira à noite, deve-se recitar o Kidush.

2. É proibido comer ou beber depois do pôr do Sol de sexta-feira (ou mesmo antes do pôr do Sol, caso já tenha recebido o Shabat) enquanto não fizer o Kidush.

3. O mesmo se aplica à manhã de Shabat; após as orações não podemos ingerir nada até que façamos o Kidush. Antes da oração de Shachrit podemos apenas beber água, chá ou café.

Em relação às mulheres:

Uma mulher que está acostumada a rezar na íntegra diariamente, ou se faz qualquer bacashá (Birchot Hasháchar, por exemplo), poderá beber água, chá ou café antes de rezar no Shabat de manhã, sem fazer o Kidush.

A mulher que não tem o costume de rezar de manhã, não poderá beber sem antes pronunciar o Kidush.

Uma mulher que tem o hábito de rezar na íntegra, mas recitou apenas Birchot Hasháchar e tem intenção de prosseguir sua oração, poderá beber neste momento. Mas se não pretende continuar a oração, já não poderá beber sem proferir o Kidush.

Em relação aos meninos menores de treze anos e às meninas menores de doze anos:

Pode-se dar de comer ao menores antes de recitar o Kidush, tanto de dia como de noite. Porém é correto acostumar os meninos com idade próxima ao bar mitsvá (treze anos) e as meninas com idade próxima ao bat mitsvá (doze anos) a não comerem antes do Kidush.

4. Kidush da noite de sexta-feira é constituído pelo texto “Yom Hashishi” e por duas bênçãos:

1ª - Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen).

2ª - Mecadesh Hashabat.

Antes de iniciar o Kidush ergue-se o copo com ambas as mãos segurando-o em seguida somente com a mão direita. Segundo a Cabalá, é correto colocar a base do copo sobre a palma da mão direita, envolvendo-o desta maneira com os dedos (em forma de concha, para cima).

O copo deve ser erguido pelo menos 8cm acima da mesa.

5. Kidush de sexta-feira à noite e o Kidush de Shabat de manhã devem ser feitos no local onde o indivíduo pretende realizar sua refeição (bimcom seudá). Para ser considerado bimcom seudá - e valer como a mitsvá de Kidush - deve-se ingerir um cazáyit de pão após fazer netilat yadáyim ou alimentos cuja berachá é Mezonot - como biscoitos, bolo - sem comer pão. Porém, para cumprir a mitsvá de Seudat Shabat é necessário ingerir um cabetsá (56g em volume) de pão (vide itens 16 a 18).

6. Os presentes que queiram participar do Kidush sem precisar proferi-lo, devem, juntamente com o oficiante, ter em mente o desejo de cumprir a mitsvá. O oficiante deve pensar em incluir os ouvintes (fazer cavaná) e os ouvintes devem pensar em ser incluídos na mitsvá de Kidush. Todos devem, portanto, permanecer em silêncio do início ao fim do Kidush, até que o pronunciante termine de beber a quantidade obrigatória no Kidush (vide item 8). Os ouvintes devem responder “amen” às bênçãos e não podem interromper nem dizendo “Baruch Hu uvaruch Shemô”.

Esta regra (fazer cavaná, responder amen, e não dizer Baruch Hu uvaruch Shemô) é válida para todas as ocasiões nas quais queremos realizar uma mitsvá por intermédio de outra pessoa.

Caso os ouvintes tenham respondido Baruch Hu uvaruch Shemô ou conversado antes que o pronunciante tenha terminado de beber, mesmo assim terão cumprido a mitsvá.

É louvável que os ouvintes provem do vinho, sem conversar, logo em seguida ao Kidush.

Quando alguém ouvir outra pessoa recitar o Kidush e quiser valer-se dele, deverá tomar o cuidado de não conversar após ouvir o Kidush até tomar um pouco do vinho. Caso tenha interrompido, é preferível não beber o vinho.

Leis referentes ao copo do Kidush

7. O copo de Kidush deve preencher alguns requisitos:

a) Deve possuir a capacidade mínima de 86ml. Segundo a opinião do Chazon Ish, o copo deve conter ao menos 150ml. No Kidush de sexta-feira à noite, é correto que o copo tenha capacidade de 150ml.

b) Deve estar cheio até a borda.

c) Deve ser perfeito, sem nenhuma rachadura ou lasca.

d) Deve ser lavado e enxaguado por dentro e por fora se não estiver previamente limpo.

e) Não se deve beber ou experimentar o vinho do copo antes do Kidush, pois este ficará impróprio (pagum) para cumprir a mitsvá.

Caso o indivíduo queira usar o vinho que sobrou no copo, em um outro Kidush, ele poderá fazê-lo somente se acrescentar a este copo de vinho um pouco de vinho ou até mesmo um pouco de água.

f) Para podermos fazer Kidush sobre o vinho, o copo ou a garrafa que contém o vinho não podem ter passado a noite descoberto. O vinho que passar a noite num armário com a porta fechada ou então na geladeira, não é considerado descoberto, contanto que seu sabor e seu aroma não se alterem.

Quantidade de vinho a ser ingerida

8. Lechatchila - em princípio - quem recita o Kidush deve beber, de uma vez, no mínimo 45ml (de vinho, suco de uva) para eximir-se e aos demais presentes da mitsvá de KidushBediavad, não podendo o pronunciante beber esta quantidade exigida, um dos ouvintes deverá bebê-la. E não havendo entre os presentes alguém que possa beber 45ml, cada um dos presentes devem beber do copo de Kidush até perfazer 45ml.

Se não puder fazer o Kidush sobre vinho na sexta-feira à noite

9. Se, por algum motivo, alguém não puder fazer o Kidush de sexta-feira à noite sobre vinho ou suco de uva, deverá fazê-lo sobre pão (pães, chalot) e não sobre cerveja ou outra bebida alcoólica. O procedimento em tal situação será o seguinte:

a) Faça netilat yadáyim - ritual de abluir as mãos (normalmente, quando há vinho, esta ablução é feita depois do Kidush, antes da berachá de Hamotsi):

Segure uma caneca (ou copo) com a mão direita e encha-a com água. Passe-a para a esquerda e verta três vezes sobre a mão direita, cobrindo-a com água até o pulso. Depois, segurando com a mão direita, verta a água três vezes sobre a mão esquerda, cobrindo-a com água até o pulso. Como a intenção é comer cabetsá (56g em volume) de pão após o Kidush, antes de enxugar as mãos, recite a seguinte bênção:

Atenção: não se deve fazer nenhum tipo de interrupção entre a ablução das mãos e o ato de comer o pão após o Kidush.

Baruch Atá, Ad-nay, El-hênu Mêlech Haolam, Asher kideshánu bemitsvotav vetsivánu al netilat yadáyim.

A Fonte das bênçãos és Tu, Hashem (Senhor de tudo; Que foi é e será), nosso D’us (Enérgico e Todo-Poderoso), Rei do Universo, Que nos santificou com Seus mandamentos e nos ordenou sobre a ablução das mãos.

b) Segurando dois pães (chalot) com ambas as mãos, recitar o Kidush na íntegra, apenas substituindo a berachá do vinho de Borê Peri Haguêfen (ashkenazim: Hagáfen) pela do pão - Hamotsi Lêchem Min Haárets (Que extrai o pão da terra).

c) Encerrado o Kidush, corta-se uma fatia de pão, mergulha-se no sal e, em seguida, deve-se ingeri-la, distribuindo fatias de pão também aos demais presentes (que também devem ter feito netilat yadáyim antes de iniciar o Kidush).

Se não puder fazer o Kidush sobre vinho no Shabat de manhã

10. Na impossibilidade de efetuar o Kidush no Shabat de manhã sobre vinho ou suco de uva, pode-se recitá-lo sobre um copo que contenha 86ml de cerveja ou de outra bebida alcoólica (e deve-se beber ao menos 45ml desta bebida de uma vez após o Kidush). Se assim proceder, deve-se recitar a berachá de Shehacol Nihyá Bidvarô (alguns ashkenazim dizem Shehacol Nihyê Bidvarô) no lugar de Borê Peri Haguêfen.

Como última opção, também pode-se recitar este Kidush sobre o pão, substituindo a bênção de Borê Peri Haguêfen por Hamotsi (e fazendo netilat yadáyim antes do Kidush).

Cobrir o pão durante o Kidush

11. Durante a recitação de qualquer Kidush, o pão deve estar coberto bem como os mezonot - massas como bolos e biscoitos - que porventura se encontrem sobre a mesa.

Há dois motivos para isso:

1º - Pela halachá, devemos recitar as bênçãos das massas (das cinco espécies de cereais: trigo, cevada, aveia, centeio e espelta) antes de qualquer outro alimento. Mas como o Kidush deve ser recitado sobre o vinho (e a berachá do vinho será recitada antes das outras), cobrimos as chalot e qualquer outro tipo de pão ou massa que estiver na mesa (como bolo e biscoitos sobre os quais se recita a berachá de mezonot), para “diminuir sua humilhação”.

2º - Quando o povo de Israel estava no deserto, cada indivíduo recebia diariamente uma porção de man, que caía do céu. Como no Shabat o man não caía, o Criador enviava duas porções na sexta-feira. Em lembrança a esta porção dupla de man, usamos duas chalot no Shabat. Como o man era envolvido por uma camada de orvalho por baixo e outra por cima, comemoramos o fato envolvendo as chalot.

Mulheres

12. As mulheres têm obrigação de Kidush e podem isentar os homens. Porém, é correto a mulher não isentar outros homens que não sejam seu marido e filhos.

Menores não podem isentar um adulto

13. Um menor (menino com menos de treze anos) ou uma menor (menina com menos de doze anos) não podem isentar um adulto (homem ou mulher) da obrigação do Kidush. Portanto, na ausência do marido, a esposa não cumprirá a mitsvá ouvindo o Kidush de seu filho menor de treze anos ou de sua filha menor de doze anos, cabendo a ela mesma recitar o Kidush.

Posição durante o Kidush

14. Há quem costume ficar de pé durante toda a recitação do Kidush de sexta-feira à noite e só se sente para beber o vinho. Este é o costume dos sefaradim. Entre os ashkenazim, os costumes diferem. Há aqueles que recitam todo o texto de pé. Há também aqueles que permanecem de pé somente durante o texto de Vaychulu. E ainda há aqueles que ficam de pé somente enquanto recitam as palavras “Yom Hashishi Vaychulu Hashamáyim” - que têm as iniciais do Tetragrama do Nome Divino Inefável - sentam-se a partir da palavra Vehaárets e permanecem assim sentados durante todo o resto do Kidush. Cada um deverá seguir seu min’hag (costume de família).

De qualquer forma, é necessário que todos os membros da casa estejam reunidos em torno da mesa para se considerar que estão kevuim (fixos) juntos.

No Kidush de sábado de manhã, denominado “Kidushá Rabá”, mesmo aqueles que recitam de pé o Kidush de sexta-feira, sentam-se para recitar o Kidush da manhã. Entre os ashkenazim, porém, há aqueles que ficam de pé.

15. As mesmas leis do Kidush noturno e diurno de Shabat vigoram no Yom Tov.

As refeições de Shabat

Vide capítulo 1, item 8 sobre o que deve fazer parte de uma refeição de Shabat.

16. Em cada uma das três refeições é necessário comer mais de dois cazáyit, ou seja, um pouco mais de um cabetsá (mais que 56g em volume) e no mínimo um cazáyit (27g em volume) de pão.

Para que a refeição seja considerada “com pão” e para poder recitar o Bircat Hamazon após a refeição, é necessário ingerir - no mínimo - um cazáyit de pão no prazo denominado de “kedê achilat perás”, que é de 4 minutos de preferência. Caso tenha consumido no prazo de 6 minutos, ainda poderá recitar o Bircat Hamazon.

17. As três refeições de Shabat são:

- A primeira na sexta-feira à noite.

- A segunda no Shabat de manhã após as orações de Shachrit Mussaf, antes de chatsot - o meio do dia.

Os horários de chatsot nas tabelas do final do livro valem para todos os anos, mas somente para a cidade de São Paulo. Na vigência do horário de verão, acrescente uma hora.

Seudá Shelishit

- A terceira no Shabat à tarde, preferivelmente após Minchá a priori antes da shekiá (pôr do Sol). Caso não tenha sido possível iniciar esta terceira refeição antes da shekiá, pode-se iniciá-la até treze minutos e meio relativos após o pôr do Sol. Não sendo possível fazer a terceira refeição após Minchá, pode-se realizá-la antes.

18. Esta última refeição é denominada seudá shelishit. Em princípio, deve-se realizá-la com pão. Não sendo isso possível, pode-se fazê-la com mezonot (massas como bolos e biscoitos). Se ainda isso for impossível, pode-se fazê-la com carne ou peixe e se ainda não puder, poderá fazê-lo com frutas. Esta regra não se aplica às outras duas refeições de Shabat, que só serão consideradas como mitsvá se contiverem pão.

Seudá Shelishit no Yom Tov

19. No Yom Tov não há obrigação de realizar seudá shelishit a não ser que coincida com o Shabat.

Quando for necessário comer antes da tefilá: homens

20. Quando por motivos de doença, um homem precisa comer antes da tefilá de Shachrit de Shabat:

a. Se for comer fruta ou algum mingau, mesmo que sua berachá seja Mezonot, não será necessário fazer Kidush.

b. Caso necessite comer pão ou alguma massa sobre a qual se faz a berachá de mezonot numa quantidade igual ou maior que cabetsá (igual ou mais que 56g em volume), deverá fazer Kidush mesmo que antes da tefilá.

Quando for necessário comer antes da tefilá: mulheres

21. Uma mulher que estiver nesta situação e precisar comer para se fortalecer antes da tefilá:

a. Caso necessite comer pão ou alguma massa sobre a qual se faz a berachá de mezonot numa quantidade até cabetsá (56g em volume) não será necessário fazer Kidush. Com relação a frutas ou mingau, deve proceder como os homens (ver item 20a).

b. Se comer pão ou alguma massa sobre a qual se faz a berachá de mezonot em quantidade maior que cabetsá (mais que 56g em volume), deverá fazer Kidush antes da tefilá.

Observação: Todas as medidas são em volume (a quantidade de pão que caberia, quando esfarelada, em um copinho plástico de café de 50ml); portanto, vale ressaltar que cabetsá é uma quantidade relativamente pequena. Em caso de dúvida, é preferível fazer Kidush.