Matérias >> Edição 183 >> Leis e Costumes II

Bircat Hamazon no Shabat e Yom Tov

Rabino I. Dichi

No Shabat

1. Em todas as refeições do Shabat, devemos acrescentar “Retsê Vehachalitsênu” no meio da terceira berachá (se Shabat coincidir com Rosh Chôdesh, yom tov ou chol hamoed, além de “Retsê” recita-se “Yaalê Veyavô”). No Rosh Chôdesh, no yom tov e no chol hamoed devemos acrescentar “Yaalê Veyavô” também no meio da terceira berachá.

Rosh Chôdesh no Shabat, Yom Tov no Shabate Shabat Chol Hamoed

2. Se Rosh Chôdesh coincidir com Shabat, deverá dizer primeiro “Retsê Vehachalitsênu” e depois dirá “Yaalê Veyavô”. O mesmo se aplica no caso de yom tov coincidir com Shabat, e no Shabat Chol Hamoed.

Caso tenha invertido

3. Caso tenha invertido, cumpriu com a obrigação.

4. No caso acima citado, ao terminar “Retsê Vehachalitsênu” dirá novamente “Yaalê Veyavô”.

Ao esquecer de recitar “Retsê Vehachalitsênu” na primeira e segunda refeição de Shabat

5. Ao esquecer de recitar “Retsê Vehachalitsênu” na refeição da noite de Shabat (equivalente à primeira refeição de Shabat) e na primeira refeição de dia do Shabat (a segunda refeição de Shabat), o indivíduo deverá proceder da seguinte forma:

a) Caso tenha lembrado depois do término do Bircat Hamazon, deverá repetir o Bircat Hamazon.

b) Caso tenha lembrado que não disse “Retsê Vehachalitsênu” depois de concluir “Bonê Yerushaláyim”, acrescentará a seguinte berachá: Baruch Atá, Hashem, Elokênu, Mêlech Haolam, Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) shabatot limnuchá leamô Yisrael, beahavá, leot velivrit. Baruch Atá, Hashem, Mecadesh Hashabat.

Conforme podemos observar, esta berachá é do tipo que possui duas partes: o início - Baruch Atá, Hashem, Elokênu, Mêlech Haolam, Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) shabatot limnuchá leamô Yisrael, beahavá, leot velivrit - e a finalização, chamada de chatimá: Baruch Atá, Hashem, Mecadesh Hashabat.

c) Caso tenha lembrado depois de dizer “Baruch Atá, Hashem” e antes de dizer a palavra Bonê (de “bonê Yerushaláyim”), dirá “lamedêni chukêcha” e em seguida retomará de “Retsê Vehachalitsênu”.

d) Caso tenha lembrado depois de ter dito Baruch Atá, Hashem, Elokênu, Mêlech Haolam de “Hatov Vehametiv” e antes de dizer o Nome Hael, deverá concluir com “Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) shabatot limnuchá leamô Yisrael, beahavá, leot velivrit. Baruch Atá, Hashem, Mecadesh Hashabat”. Caso já tenha pronunciado o Nome Hael, deverá recomeçar o Bircat Hamazon.

e) Se o indivíduo lembrar depois de “Bonê Yerushaláyim” que não disse “Retsê Vehachalitsênu” e não tem o texto da berachá de “Shenatan Shabatot Limnuchá”, tampouco conhece-o de cor, deverá voltar ao início do Bircat Hamazon.

O procedimento das mulheres

f) As mulheres deverão proceder conforme os parágrafos a-b-c-d-e citados acima.

Dúvida se disse “Retsê Vehachalitsênu”

g) O indivíduo que estiver em dúvida se disse ou não “Retsê Vehachalitsênu” nas duas primeiras refeições de Shabat (na refeição da noite de Shabat e na primeira refeição do dia de Shabat) deverá refazer o Bircat Hamazon.

Caso o indivíduo tinha em mente recitar “Retsê Vehachalitsênu” e depois de algum tempo que já terminou o Bircat Hamazon ficar na dúvida, não será necessário repetir o Bircat Hamazon.

Caso tenha ficado em dúvida assim que terminou o Bircat Hamazon, deverá repeti-lo.

E há quem sustente, que na dúvida, não será necessário repetir o Bircat Hamazon.

Seudá Shelishit

6. Caso tenha esquecido de dizer “Retsê Vehachalitsênu” no Bircat Hamazon da Seudá Shelishit (terceira refeição) de Shabat, não deverá repetir o Bircat Hamazon.

7. Se o indivíduo se lembrar que não disse “Retsê Vehachalitsênu” após ter recitado Bonê Yerushaláyim no Bircat Hamazon da Seudá Shelishit (terceira refeição) de Shabat, acrescenterá a berachá de “Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) Shabatot Limnuchá”.

Se estiver recitando o Bircat Hamazon da Seudá Shelishit após a saída do Shabat e se lembrar que não disse “Retsê Vehachalitsênu” depois de ter recitado Bonê Yerushaláyim, não acrescentará esta berachá.

8. Se o indivíduo iniciar a Seudá Shelishit durante o Shabat, porém quando recitar o Bircat Hamazon já for noite, ainda assim deverá dizer “Retsê Vehachalitsênu” no Bircat Hamazon.

Se esqueceu Yaalê Veyavô em Chol Hamoed ou em Rosh Chôdesh

9. A respeito do Bircat Hamazon em chol hamoed, caso tenha esquecido de dizer Yaalê Veyavô, não será necessário retornar. A mesma regra se aplica a Rosh Chôdesh.

Porém, caso tenha se lembrado antes de dar início à berachá de Hatov Vehametiv (entre Bonê Yerushaláyim e Baruch Atá antes de falar Hashem) deverá dizer:

No Rosh Chôdesh:

Os sefaradim dirão sem Shem Umalchut: Baruch shenatan rashê chodashim leamô Yisrael lezicaron.

Os ashkenazim dirão Baruch Atá, Hashem, Elokênu Mêlech haolam, Asher natan rashê chodashim leamô Yisrael lezicaron sem a finalização, chamada de chatimá conforme explicado no parágrafo 5b.

Em chol hamoed:

Os sefaradim devem dizer sem shem umalchut: Baruch shenatan moadim leamô Yisrael lessasson ulsimchá.

Os ashkenazim devem dizer Baruch Atá, Hashem, Elokênu Mêlech haolam, Asher natan moadim leamô Yisrael, lessasson ulsimchá, et Yom Chag Hamatsot (ou Hassucot) hazê sem a finalização, chamada de chatimá conforme explicado no parágrafo 5b.

Se esqueceu Yaalê Veyavô nos Yamim Tovim

10. Nas duas primeiras noites de Pêssach e Sucot (fora de Êrets Yisrael observa-se dois dias de Yom Tov), quem terminou o Bircat Hamazon e percebeu que não disse Yaalê Veyavô, deverá recitar o Bircat Hamazon desde o início.

11. Nas outras refeições de yom tov, os ashkenazim repetem o Bircat Hamazon desde o início, caso se esqueceram de recitar Yaalê Veyavô e os sefaradim não refazem o Bircat Hamazon nestes casos (mas apenas nas duas primeiras noites de Pêssach e Sucot).

12. As regras que se seguem são válidas tanto para sefaradim como para ashkenazim:

a) Caso o indivíduo se lembrou que não disse Yalê Veyavô antes de pronunciar Hashem de Bonê Yerushaláyim, deve dizer Yaalê Veyavô e continuar com Vetivnê/Uvnê Yerushaláyim.

b) Caso o indivíduo tenha se lembrado após ter pronunciado o nome de Hashem, mas antes de dizer Bonê, deverá então dizer “lamedêni chukecha”, pois assim estará completando um versículo do Tehilim (119:12): Baruch Atá Hashem lamedeni chukecha. Em seguida, deve recitar o Yaalê Veyavô e seguir Vetivnê/Uvnê Yerushaláyim.

c) Caso tenha acabado de concluir a bênção de Bonê Yerushaláyim ainda antes de recitar o próximo nome de Hashem e tenha se lembrado que não disse Yaalê Veyavô, acrescentará uma bênção especial com o seguinte texto:

Em Rosh Hashaná: Baruch Atá, Hashem, Elokênu Mêlech Haolam, Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) yamim tovim leamô Yisrael, et Yom Hazicaron hazê. Baruch Atá, Hashem, Mecadesh Yisrael Veyom Hazicaron. Há legisladores que sustentam que em Rosh Hashaná esta bênção é mencionada sem Shem Umalchut - sem pronunciar o nome de Hashem - ou seja: Baruch Shenatan yamim tovim leamô Yisrael, et Yom Hazicaron hazê. Baruch Mecadesh Yisrael Veyom Hazicaron.

Em Sucot, Pêssach, Shavuot e Shemini Atsêret: Baruch Atá, Hashem, Elokênu Mêlech Haolam, Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) yamim tovim Leyisrael lessasson ulsimchá et Yom (em Sucot: Chag Hassucot hazê), (em Pêssach: Chag Hamatsot hazê), (em Shavuot: Chag Hashavuot hazê), (em Shemini Atsêret: sefaradim: Shemini Chag Atseret hazê e ashkenazim: Shemini Atserert Hachag hazê). Baruch Atá, Hashem, Mecadesh Yisrael vehazemanim.

Se coincidir com o Shabat e o indivíduo tiver esquecido também Retsê Vehachalitsênu, deverá mencionar o Shabat no texto desta berachá, conforme textos impressos nos sidurim.

d) Se a quarta bênção for iniciada e se lembrar que não falou Yaalê Veyavô e já recitou Baruch... Mêlech Haolam, a pessoa deve concluir dizendo Shenatan (ashkenazim dizem Asher natan) yamim tovim...

e) Caso tenha se lembrado depois de já ter dito “Hael” de Hael Avinu, deverá voltar ao início do Bircat Hamazon. Os sefaradim deverão repetir o Bircat Hamazon somente nas duas primeiras noites de Sucot e de Pêssach. Os ashkenazim devem repetir em todas as refeições de yom tov.

Neste caso (depois de Hael Avinu), com relação a Rosh Hashaná, existem três opções diferentes:

1. Para o Dêrech Hachayim, se o indivíduo esqueceu nas duas refeições, não deve repetir.

2. Para o Shulchan Aruch Harav, exceto Rosh Hashaná de dia não se deve repetir.

3. Para o Mishná Berurá, não há diferença entre Rosh Hashaná e outros yamim tovim: repete-se.

do livro “Veten Berachá”