Matérias >> Edição 184 >> Criança Segura

Brincando com Bicicleta, Skate e Patins

Acidentes acontecem durante um lapso de supervisão ou porque um mecanismo de segurança não foi utilizado. Simples precauções podem reduzir em 90% o número de acidentes. Leia a seguir algumas dicas importantes que podem salvar vidas.

Jóias do Maguid

Ganhar a primeira bicicleta, tirar as rodinhas e pedalar por conta própria são momentos inesquecíveis para a criança. Muito mais do que outros brinquedos, a bicicleta, os patins, os patinetes e o skate representam liberdade e independência. Veja como manter as crianças seguras enquanto brincam.

Como proteger a criança de um acidente

Ao andar de bicicleta, skate ou patins, um dos maiores perigos são as lesões na cabeça, que podem levar à morte ou deixar sequelas permanentes. A maneira mais efetiva de reduzir lesões na cabeça é usar o capacete. Esta única regra pode reduzir o risco de lesões na cabeça, inclusive traumatismo craniano, em até 85%!

* Compre um capacete que atenda aos padrões de segurança e qualidade - procure selos de certificação dentro do capacete ou na caixa.

* O tamanho é essencial. O capacete deve ser confortável e aconchegante, nunca apertado. Também não pode ficar solto, balançando de um lado para o outro.

* Certifique-se de que a criança está usando o capacete corretamente, centrado na parte de cima da cabeça, cobrindo a testa e que as tiras estejam ajustadas e afiveladas sob o queixo.

* Leve sua criança à loja para experimentar os capacetes antes de comprar um.

* Se o seu filho está relutante em usar um capacete, deixe que ele próprio o escolha conforme a cor e o estilo que achar melhor. Dessa forma, ele não vai tirar o capacete quando você não estiver por perto.

* Converse com outros pais para que eles convençam os filhos a usar o capacete também. As crianças usam mais o capacete quando estão com outras que também o usam.

* Uma bicicleta apropriada e com manutenção em dia ajuda na prevenção de acidentes: pneus firmes e devidamente cheios, refletores seguros, freios funcionando perfeitamente e marchas movendo-se com facilidade.

* Os pés da criança devem alcançar o chão enquanto ela estiver sentada no assento da bicicleta.

* As crianças devem brincar em locais seguros, fora do fluxo de carros e longe de piscinas e sacadas.

* Vigilância é essencial até que as crianças desenvolvam as habilidades necessárias para o esporte.

Ensine à criança:

* Que uma bicicleta é um veículo, não um brinquedo. Andar de bicicleta, especialmente no trânsito, exige importante responsabilidade.

* Andar no sentido do trânsito, não contra ele.

* Usar sinais de mão apropriados.

* Respeitar os sinais de trânsito. Parar em todos os sinais vermelhos.

* Parar e olhar para a esquerda, a direita e a esquerda novamente antes de entrar numa rua.

* Olhar para trás e esperar o trânsito que o segue, antes de virar para a esquerda num cruzamento.

* Não andar quando estiver escuro. Se andar ao anoitecer ou de madrugada, é imprescindível usar material refletor na roupa, na bicicleta e nos demais equipamentos.

www.criancasegura.org.br